Visão Educa

O que você deve saber na hora de começar a investir

A+ A- Baixar
PDF

A decisão de investir é um grande passo rumo à sua independência financeira. Por isso, se você chegou até aqui, é provável que já tenha desenvolvido a consciência de que essa atitude deve ser prioridade no dia a dia, e não somente quando “sobra dinheiro” no fim do mês, certo?

Por onde começar?

5 passos para começar a investir

Após a decisão e o dinheiro em mãos, é hora de partir para a ação! Mas, por onde começar? Veja abaixo 5 passos que preparamos para ajudar você a se familiarizar mais com o tema e também a se planejar para pensar racionalmente na hora de investir:

1 – Dedique-se a estudar sobre o assunto

Nossa primeira dica é estudar sobre o assunto. Só assim você vai ver que investimento e previdência não são nenhum “bicho de sete cabeças” e que é possível construir um patrimônio para se beneficiar posteriormente na sua aposentadoria.

A Visão Prev, por exemplo, disponibiliza o Desafio Visão Educa, que reúne conteúdo sobre educação financeira e previdenciária em três níveis de conhecimento. Aqui vamos retomar alguns deles, mas você pode também acessar a plataforma e completar o desafio!

Além disso, na internet você encontra muitos cursos gratuitos e até mesmo nas redes sociais é possível seguir os perfis de diversos influenciadores digitais do mercado financeiro. Ou seja, é possível até se planejar para se dedicar um pouco por dia para entender mais esse universo.

2 - Desenvolva uma mentalidade financeira positiva

E já que o assunto é estudar, comece por ter uma boa mentalidade financeira. Isso envolve um conjunto de crenças e comportamentos positivos relacionados ao dinheiro e às finanças, como por exemplo:

Hábitos que você pode adotar para construir uma mentalidade financeira positiva:

  • Esteja perto de pessoas que tenham ou busquem uma mentalidade financeira positiva;
  • Incentive amigos e familiares a iniciar esta nova jornada com você;
  • Busque aprender com regularidade sobre o assunto;
  • Comece hoje a mudança, independentemente do seu cenário financeiro.

Veja alguns livros que podem te ajudar nesse início:

3 – Faça um planejamento financeiro

Ao estar mais familiarizado com o assunto, é o momento de fazer um bom planejamento financeiro, considerando levantamento e análise de tudo que você recebe e gasta, identificação das dívidas existentes e elaboração das metas financeiras.

4 - Livre-se das dívidas

Você acha que precisa de um “passe de mágica” para se livrar das dívidas? Então, precisa entender melhor o que é endividamento e, principalmente, como sair dessa fase, sem depender de um “milagre”. De forma geral, se você tem dívidas, não adianta focar apenas em começar a investir, pois apesar dos juros ganhos com o investimento, você também está pagando juros e perdendo dinheiro com a dívida. Ou seja, a quitação das dívidas precisa ser uma prioridade!

5 - Trace metas financeiras

Elabore metas financeiras alinhadas aos seus objetivos. E para isso, saiba diferenciar o significado de objetivo e meta. O objetivo é aquilo que você quer conquistar, já a meta é o detalhamento do que você fará para conquistar aquilo que deseja. Veja um exemplo:

  • Objetivo:
    Passar minhas férias na Bahia
  • Quando:
    fevereiro/2022
  • Quanto custa:
    R$ 3.000,00
  • Estratégia
    poupar 250,00 até outubro de 2021 para conseguir comprar as passagens com antecedência e tentar aproveitar alguma promoção.

Agora que você já sabe como definir uma meta de forma clara, inclua essas duas na sua lista:

  1. Quitar dívidas (caso existam); e
  2. Fazer uma reserva de emergência.

O que você precisa saber na hora de investir na previdência complementar!

Quando pensamos em investimento para o futuro certamente vale considerar a possibilidade de investir na previdência privada. Isso porque ela funciona como uma aplicação financeira, cujo objetivo é garantir uma renda complementar para quem não quer depender apenas dos valores pagos pela previdência social.

São muitas as vantagens de investir em previdência privada. Confira uma matéria exclusiva que preparamos sobre este tema clicando aqui! Nela, além das vantagens, você também confere um quadro comparativo sobre previdência social e privada.
  • Mesmo pra quem já investe e já tem familiaridade com este assunto, faz muito sentido ter previdência na carteira, seja para diversificar as aplicações,

seja para ter um investimento com objetivo de longo prazo. Nossa equipe de relacionamento está à disposição para conversar mais sobre este tema! Agende aqui o seu atendimento personalizado.

E então, gostou do conteúdo?

Esperamos que ele te ajude nesse passo tão importante que é começar a investir!

Para saber mais, está disponível para download um Ebook especial.

maio de 2022