Visão Educa

O fenômeno dos influenciadores digitais no mundo dos investimentos: conheça quem são os principais expoentes desse segmento

A+ A- Baixar
PDF

O tema Finanças tem ganhado cada dia mais relevância! Mas, como você procura se informar sobre finanças e investimentos? Para muitos, a resposta é bem simples: através das redes sociais! É isso mesmo. E é daí que surgiu um verdadeiro fenômeno digital: os influenciadores, que arrebatam milhares de seguidores em assuntos diversos, e são verdadeiros formadores de opinião para o público que os segue. E no mundo das finanças, não é diferente.  

 

Hoje em dia há muitos influenciadores digitais que tratam de finanças e investimentos e arrebatam milhões de seguidores nas redes sociais, atraindo também um público mais jovem, que é o maior consumidor das mídias digitais. As redes sociais possibilitaram uma descentralização da informação e ampliaram o alcance dessas informações, simplificando a linguagem dos investimentos e fazendo com que o público jovem se interesse cada vez mais por esse tipo de conteúdo. 

 

Para se ter uma ideia, o primeiro estudo realizado sobre “Influenciadores de Investimentos”, realizado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), com o apoio do IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados) revelou que esses players dialogam com uma audiência de 74 milhões de seguidores, o equivalente a um pouco mais de um terço da população brasileira.

 

O mapeamento identificou 266 influenciadores digitais que falam sobre investimentos e geram conteúdo que engloba mais de 160 mil vídeos e postagens com um engajamento médio superior a 930 interações por publicação.

Big Numbers dos influenciadores de investimentos

Os 5 temas mais falados no meio dos influenciadores de investimentos

Se o universo dos investimentos por si só já é gigantesco, nas redes sociais ele ganhou ainda mais amplitude. O estudo da Anbima aponta os cinco temas mais falados. Confira:

 

1 – Dicas de investimentos e ações: qual o momento de investir, onde investir, quais são os investimentos que estão em alta e como proteger as suas aplicações;


2 – Criptomoedas – um dos assuntos mais comentados. São notícias, recomendações e análises sobre essa classe;


3 – Análise de ações – como esses papeis se comportam; análises sobre esses investimentos e fundos imobiliários;


4 – Day Trade – compra e venda de ações em um mesmo dia – dicas de como operar independentemente;


5 – Abertura e fechamento de mercado – Análises e comentários do mercado sobre como as ações se comportam diariamente.

Redes sociais mais usadas pelos influenciadores de investimentos

A rede social mais utilizada pelos influenciadores de investimentos é o Twitter, muito por conta da própria dinâmica das mídias, já que fazer um “tweet” é bem mais simples do que gravar, editar um vídeo ou manipular uma imagem para postar.

Quer um exemplo de como o assunto finanças e investimentos pode ser muito mais próximo dos jovens e atrair pessoas interessadas em consumir esse tipo de conteúdo?

O vídeo mais visto do Canal Me Poupe, da Nathalia Arcuri, uma das grandes influenciadores digitais do universo dos investimentos, é o primeiro episódio de uma série que mostra mulheres que criaram empresas milionárias e mudaram a vida de outras pessoas. Uma história inspiradora, que vale a pena assistir:

10 influenciadores de investimentos

Agora, preparamos uma lista especial para destacar os principais influenciadores que tratam do mundo financeiro de forma bastante esclarecedora e didática nos meios digitais, com linguagem leve e atualizada.

Que tal aprender um pouco com eles e ficar por dentro desse assunto que pode ser aparentemente difícil, mas que quando bem esclarecido abre um universo de possibilidades?

Nathalia Arcuri

Insta – @nathaliaarcuri (3,1 milhões de seguidores)
Twitter – @nathaliaarcuri (116,3 mil)
Face – @nathaliaarcuri (668 mil)
Face – @mepoupanaweb (316 mil)
Insta – @mepoupanaweb (1,7 milhões de seguidores)
YouTube – @mepoupanaweb (6,56 mi inscritos)
Um dos nomes mais conhecidos, a jornalista virou especialista em finanças e referência no assunto com o canal Me Poupe!, onde reúne informação, entretenimento e conhecimento.

Thiago Nigro

Insta – @thiago.nigro (5,6 milhões de seguidores)
Face – @oprimorico (524 mil)
Twitter – @ThiagoNigro (287,9 mil seguidores)
Youtube (5,34 mi)

Ele fundou o canal Primo Rico no YouTube para ensinar educação financeira e se consagrou como um dos investidores mais influentes do País.

Gustavo Cerbasi

Insta – @gustavocerbasi (1,4 milhão de seguidores)
Face – @GustavoCerbasiOficial (1 mi seguidores)
Twitter – @gcerbasi (98,4 mi seguidores)
YouTube (919 mil inscritos)
Consultor financeiro e autor de vários livros de destaque no mundo financeiro. Ela coloca a inteligência financeira de forma bem simples, atrativa e principalmente ao alcance de todos.

Bruno Perini

Insta – @bruno_perini (1,4 milhões de seguidores)
Twitter – @perinibruno (67,5 mil seguidores)
Face – @vocemaisrico (78 mil seguidores)
Youtube (783 mil inscritos)
Ele criou o curso “Viver de Renda”, do podcast (Os Sócios) e do canal Você Mais Risco, ambos voltados a dicas, informações e referências sobre o mercado financeiro.

Breno Perrucho

Insta – @brenoperrucho (506 mil seguidores)
Twitter – @brenoperrucho (1889 seguidores)
Face  – @brenoperrucho (5676 seguidores) objetivo de levar conhecimento sobre negócios e investimentos de forma mais democrática, didática e prazerosa.

Canal Jovens de Negócios

Insta – @jovensdenegocios (25,6 mil seguidores)
Twitter  (1426 seguidores)
Youtube (1,65 milhões de seguidores)
Criador do canal Jovens de Negócios tem o

Charles Mendlowicz

Insta – @charles.wicz (351 mil seguidores)
Twitter – @mendlowicz (49 mil seguidores)
Face – @economistasincero (293 mil seguidores)
Youtube (476 mil inscritos)
Ele é economista e tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios e está à frente do canal de investimentos “Economista Sincero”, que aborda temas como Economia, Política e Finanças.

Murilo Duarte

Insta – @faveladoinvestidor (569 mil seguidores)
Twitter – @faveladoinvest (115,1 mil seguidores)
Face – @faveladoinvestidor (22 mil seguidores)
Youtube – @faveladoinvestidor (333 mil inscritos)
É formado em contabilidade e atua como educador financeiro na periferia, empoderando jovens de baixa renda a investirem no presente e no futuro por meio da educação financeira e do conhecimento sobre o universo das finanças.

 

Finanças da Nath

Insta@nathfinancas (409 mil seguidores)
Face –  @nathfinancas (7040 seguidores)
Twitter – @nathfinancas (479,2 mil seguidores)
Nathália Rodrigues é orientadora financeira e administradora. Seu objetivo é ensinar educação financeira para pessoas “reais”, simplificando assuntos que antes pareciam inacessíveis.

Finanças Femininas

Insta – @financasfemininas (162 mil seguidores)
Face – @financasfemininas (137 mil seguidores)
Twitter – @FinFemininas (1365 seguidores)
Youtube – @financasfemininas (161 mil inscritos)

É o primeiro portal de finanças dedicado ao empoderamento feminino com a conquista da independência financeira. Porque as mulheres também são especialistas quando o assunto é finanças.

Ramiro Gomes Ferreira

Insta – @ramirogomesferreira (160 mil seguidores)
Twitter – @RamiroGFerreira (1642 seguidores)
Youtube  (8,87 mil inscritos)   
Gestor e planejador, ele já geriu mais de R$ 460 milhões e é cofundador do Clube do Valor, que tem a missão de “Libertar os brasileiros com a educação financeira”.

Toda essa movimentação nas mídias digitais também está mudando a forma com que bancos, corretoras, gestoras, consultorias e entidades ligadas a finanças dialogam com os seus públicos.

 

A Visão Prev, por exemplo, está presente no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube com conteúdo dedicado a essas plataformas e sempre de olho nas tendências. Compartilhamos muito conteúdo sobre educação financeira e previdenciária. Siga-nos nas redes sociais e fique sempre por dentro de tudo o que acontece por aqui.

 

Gostou das dicas? Comente qual desses canais você já conhecia e quais descobriu agora com a gente!

 

E invista no seu futuro! Porque investir e pensar em finanças é para todos e se informar sobre esse universo agora está muito mais democrático.

janeiro de 2022