Visão Educa

Cursos online e gratuitos para você se planejar melhor financeiramente

A+ A- Baixar
PDF

Você tem o hábito de fazer um planejamento financeiro?

Se você respondeu que não, esta matéria é para você! Não deixe de ler até o final!

Uma Pesquisa do Instituto Axxus, divulgada pela CNN, em agosto de 2021, revelou que 76% dos brasileiros não lidaram bem com as finanças durante a pandemia, por exemplo.
E essa “falta de preocupação” é algo já recorrente, mesmo antes da pandemia. Em outro estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2018, com todas as capitais brasileiras, indicou que 58% dos brasileiros não se dedicam ao planejamento financeiro. Ou seja, 6 em cada 10 brasileiros não organizam as suas finanças.

O que mudou então? Com a pandemia e o acesso mais facilitado a recursos que possibilitam o planejamento financeiro, as pessoas começaram a demostrar maior interesse pelas finanças.

Outra pesquisa da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), divulgada em julho de 2021, mostrou que a crise econômica causada pela pandemia impulsionou o interesse dos brasileiros por reorganização financeira: 72% responderam que reconhecem a importância do planejamento financeiro.

Então, se assim como esse grupo, você quer fazer diferente em 2022 e decidiu organizar melhor sua vida financeira, preparamos uma matéria com dicas de cursos online e gratuitos para você ter acesso a informações relevantes de educação financeira que vão te ajudar neste processo!

Por que é importante ter um bom planejamento financeiro?

Ao se planejar financeiramente, você consegue identificar onde é preciso ajustar o orçamento para atingir objetivos, tais como investir nos estudos, fazer uma viagem, comprar um imóvel, quitar dívidas e guardar dinheiro para o seu futuro.

Além disso, você passa a ter uma ideia melhor de como está gastando o seu dinheiro e onde pode atuar para otimizar os seus gastos. Confira abaixo dois vídeos que falam da importância do planejamento financeiro:

Por onde começar?

5 Passos para fazer um bom planejamento financeiro

Veja um passo-a-passo bem simples que pode te ajudar a começar a ter um bom planejamento financeiro:

  1.  Organize o orçamento doméstico para adequar o seu padrão de vida. Para isso, faça um levantamento e análise das suas despesas;
  2.  Tenha metas bem definidas a curto, médio e longo prazos;
  3.  Se programe para quitar dívidas;
  4.  Economize para poupar e conseguir investir seu dinheiro;
  5.  Aprenda sobre organização financeira para plica-la no cotidiano.

Onde aprender sobre planejamento financeiro?

Atualmente, com a internet e a mobilidade é possível aprender sobre finanças de muitas maneiras.

Separamos para vocês 10 cursos online e gratuitos que vão te ajudar. Veja abaixo!

Além disso, você pode também contar com o auxílio de aplicativos para organizar melhor a sua vida financeira.
E para os participantes do Mais Visão, desde julho de 2021, eles podem ter acesso ao Terapia de Bolso, uma consultoria gratuita e totalmente personalizada para quem quer aprender como criar, organizar e acompanhar à risca seu planejamento financeiro mensal. .

Cursos online e gratuitos sobre educação financeira e investimentos

Agora é partir para os estudos!

Ágora Academy – Educação financeira
A plataforma educacional Ágora Academy, conta com cursos realizados em conjunto com a FIA (Fundação Instituto de Administração) sobre finanças, mercado de ações e educação financeira.
Anbima – Mercado financeiro, investimentos e gestão
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) conta com várias opções de cursos direcionados a investimentos. Entre eles há alguns sobre fundos e renda fixa.

Banco Central – Gestão de Finanças Pessoais

Desenvolvido pela Banco Central e pela ESAF (Escola de Administração Fazendária) apresenta de forma lúdica conceitos básicos de gestão de finanças pessoais com o objetivo de estimular a reflexão sobre temas do cotidiano das pessoas.

CVM – Educação financeira para jovens e Matemática Financeira Básica

A CVM, autarquia vinculada ao Ministério da Economia no Brasil, oferece cursos voltados ao público jovem e quem está iniciando no mundo das finanças para conseguir lidar melhor com situações cotidianas e lidar melhor com o dinheiro.

FGV – Fundamentos de Finanças; como gastar conscientemente; como fazer investimentos

Na Fundação Getúlio Vargas, há cursos que trazem uma visão básica de finanças, abordando os objetivos e a estruturação da administração financeira; que abordam como se planejar dentro do orçamento para você consumir conscientemente; e como fazer investimentos, para você aplicar o dinheiro da melhor maneira.

Prime – Administração de Finanças Online

Este curso de finanças auxilia desde a administração do orçamento doméstico, até orientações na aplicação de recursos nas modalidades mais adequadas para cada perfil de investidor.

Onde encontrar mais conteúdo?

Além dos cursos, você pode buscar conteúdo também em livros, vídeos curtos e podcasts.

Há alguns profissionais renomados, como Gustavo Cerbasi, Vera Rita de Mello Ferreira e Conrado Navarro, que publicaram obras sobre finanças pessoais.

Além disso, você pode conferir os canais deles e de outros influenciadores nas redes sociais e em plataformas de podcasts e vídeos, onde você encontra bastante informação interessante para se aprofundar no assunto.
E claro, não deixe de acompanhar o Instagram e o Facebook da Visão Prev, por onde também compartilhamos uma infinidade de conteúdo sobre educação financeira e previdenciária!

Gostou das dicas? Tem algum curso que você já fez e que gostaria de recomendar?
Deixa aqui nos comentários

fevereiro de 2022