Visão Educa

Por que pagar um plano de aposentadoria privado? 5 vantagens

A+ A- Baixar
PDF

Sabia que 81% dos brasileiros contam apenas com o benefício da previdência social na aposentadoria? E, se você não quer depender apenas do INSS no futuro, nós temos uma boa notícia. Hoje, vamos te mostrar 5 vantagens de pagar um plano de aposentadoria privado. Dessa maneira, você estará muito mais perto de conquistar a sua independência financeira.

 

E, para conhecer a importância da previdência privada na carteira de investimentos, veja uma entrevista com Fernanda Lattari. Segundo a especialista em portfólio do Itaú Asset Management, são inúmeras vantagens financeiras, tributárias e sucessórias para facilitar a acumulação de recursos. Confira!

Vale a pena pagar um plano de aposentadoria privado?

Primeiramente, é preciso entender as diferenças entre os regimes previdenciários: público e privado. Pensando nisso, preparamos um infográfico para que você possa considerar os dois cenários em relação às suas metas para o futuro.

Previdência social x previdência complementar

* Cada plano de benefícios tem seu próprio regulamento, e existem regras que podem ser aplicadas para que a condição citada ocorra.

E, agora que você conhece as características dos dois regimes, continue com a gente para conferir outros diferenciais da previdência privada.

5 vantagens de pagar um plano de aposentadoria privado

A seguir, listamos 5 vantagens de ter um previdência privada, para que você possa analisar o custo-benefício. Em paralelo, lembre-se de considerar as suas metas de curto, médio e longo prazo, ok?

 

1. Renda complementar

Além da aposentadoria do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), você ainda pode ter uma renda complementar. Em outras palavras, esses recursos são adicionados ao orçamento familiar, para manter o padrão de vida e continuar realizando seus projetos.

Para isso, é essencial ter um planejamento financeiro assertivo, pensando na renda futura. Aliás, o benefício da aposentadoria é calculado de acordo com o saldo de contribuições e aportes feitos ao plano de previdência privada. Além disso, também é preciso considerar o período estimado para receber os recursos, entre outros fatores.

 

2. Taxas mais acessíveis

Muitas entidades previdenciárias não têm fins lucrativos, logo, as taxas são mais baratas em relação ao mercado. Na Visão Prev, por exemplo, o participante é isento da taxa de carregamento nos aportes e contribuições esporádicas e as taxas de administração são competitivas em relação ao mercado.

Por falar nisso, confira um vídeo da Mara Luquet sobre as vantagens da previdência privada, inclusive as taxas mais atrativas. Adicionalmente, a jornalista cita a contrapartida da empresa que concede esse tipo de benefício ao quadro funcional. Ou seja, quando falamos de planos patrocinados, que são aqueles oferecidos por empresas aos seus empregados como um benefício, o empregador faz aportes em nome de seus empregados.

 

https://youtu.be/bzpinZ7ACtM

 

3. Gestão profissional dos recursos

Você definitivamente não precisa ser um expert em finanças para começar a investir seu dinheiro. Ao contratar um plano de previdência privada, seus recursos serão aplicados por quem realmente entende do mercado financeiro.

De modo geral, as entidades de previdência complementar têm diversos mecanismos para gerir o patrimônio de forma profissional. Para exemplificar quais podem ser estes mecanismos, confira a matéria do Jornal Mirante sobre a preocupação da Visão Prev com a avaliação constante dos investimentos.

 

4. Benefício fiscal no Imposto de Renda (IR)

O plano de previdência também te ajuda a economizar no Imposto de Renda. Nesse caso, pode-se deduzir até 12% da base de cálculo do IR (nas declarações no modelo completo). Isto é, quanto mais alguém contribui para o plano, menos imposto paga. E ainda aumenta a reserva financeira para a aposentadoria. Confira mais detalhes sobre o incentivo fiscal no vídeo abaixo:

 

5. Sucessão patrimonial

Por fim, a previdência privada simplifica o processo de sucessão patrimonial, sem burocracia. Nela, as regras de sucessão costumam ser equiparadas ao que acontece com os seguros de vida. Isso quer dizer que os recursos podem ir diretamente para seus beneficiários sem passar pelo processo de inventário de bens.

A propósito, preparamos mais um vídeo para explicar melhor este ponto, confira a seguir!

Confira também uma matéria detalhada sobre este tema aqui no nosso Blog.

Por sinal, consulte outros posts do Blog para conhecer todas as vantagens da previdência privada. E mais: muitos desses benefícios também podem ser compartilhados com a família, por meio do plano Mais Visão. Dessa forma, todo mundo investe no futuro! ‍‍‍

setembro de 2021