Acontece na Visão

Um ano de melhorias em todas as frentes!

A+ A- Baixar
PDF

2022 foi mais uma vez um ano recheado de novidades na Visão Prev. Além de consolidar as conquistas de 2021, o time da entidade realizou mudanças em seus processos, promoveu melhorias em sua gestão, apresentou inovações na comunicação e atendimento aos participantes, fez alterações nos investimentos para aprimorar a relação risco e retorno em meio a um período desafiador e conquistou reconhecimentos muito importantes… Quer ver um resumo do que foi feito nas mais diversas frentes?

Empréstimos

O Programa de Empréstimos da Visão Prev teve grandes avanços durante o ano:

  • Nova plataforma, mais moderna e amigável, disponível na área do participante do site que agrega uma série de facilidades na hora escolher a melhor opção de crédito (clique aqui para saber mais).
  • Participantes autopatrocinados e pensionistas únicos tornaram-se elegíveis ao programa, antes exclusivo para ativos e aposentados.
  • O aplicativo da Visão Prev agora é transacional para as operações de solicitação de empréstimos, boletos de amortização e parcelas em atraso (clique aqui para saber mais).

Eleições para os Conselhos

De 3 a 20 de outubro, os participantes de todos os planos puderam escolher seus representantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Visão Prev. No total, 13 chapas se apresentaram para concorrer aos Conselhos, sendo 10 para o Deliberativo e 3 para o Fiscal. Clique aqui para acompanhar o resultado do processo eleitoral que foi amplamente divulgado nos meios de comunicação da entidade.

Boletim de Investimentos

Em janeiro, o boletim foi totalmente renovado. Além de publicar a performance dos perfis (mensal e acumulada), suas alocações, indicadores de mercado e análises do cenário nacional e internacional, com um visual mais atrativo e acessível, a nova versão apresenta uma minissérie com 12 episódios sobre temas de educação financeira. Clique aqui para saber mais.

Mais vídeos

O canal da Visão Prev no YouTube conta agora com 7 novos vídeos produzidos com o objetivo de auxiliar os participantes a conhecer melhor os processos da entidade:

– As opções em caso de desligamento

– O que é ser um BPD na Visão Prev

– Atualização de dados cadastrais

– Como funciona a contrapartida da patrocinadora

– Como acessar o Informe de Rendimentos

– Informações gerais sobre o plano Visão Multi

– A contrapartida da patrocinadora no plano Visão Multi

Adesão passo a passo

Agora, as pessoas que aderem ao Mais Visão ou ao Visão Multi são notificadas de cada etapa do processo até o momento de sua efetivação. Desde junho, a Visão Prev envia comunicados e mensagens por SMS sobre o cronograma de adesão (com as datas de acesso ao site e de pagamento, por exemplo) a fim de manter o novo participante bem-informado sobre como funciona o fluxo.

Lives mais frequentes

As primeiras lives (reuniões virtuais) com a equipe da Visão Prev foram realizadas em 2019. Desde então, elas vêm se firmando como uma excelente oportunidade para reunir participantes, de um jeito simples e rápido, para tratar dos mais diversos assuntos. Neste ano, foram 12 lives assistidas por mais de 600 pessoas. Clique aqui para saber mais.

Palestras nas patrocinadoras

Com o objetivo de apresentar os planos abertos a novas adesões (Visão Multi e Mais Visão), esclarecer dúvidas gerais sobre a Visão Prev e gerar aproximação com participantes e potenciais participantes, foram retomadas as apresentações nas patrocinadoras. Os primeiros encontros presenciais foram realizados na Telefônica Logística (TLog) e na Unidade Vila Mariana da Telefônica Vivo e as primeiras lives foram com a Telefônica Logística (TLog) e FiBrasil. Clique aqui para saber mais.

Plantão de Dúvidas presencial

Em abril, foram retomados os Plantões de Dúvidas na sede da Visão Prev na primeira quarta-feira de cada mês, sem necessidade de agendamento. Agora, os participantes podem escolher entre o atendimento presencial ou online, conforme sua preferência. Clique aqui para saber mais.

Visão Mais Perto

Depois de 2 anos sem eventos presenciais em função da pandemia, em novembro, a Visão Prev retomou o “Visão Mais Perto”, encontro com participantes na sede da entidade. Foram feitas apresentações do presidente Marcelo Pezzutto, do diretor de Investimentos Gustavo Araujo, e de Vitor Pirani, de Relacionamento, sobre o plano Mais Visão. O evento contou com um bate-papo especial sobre a história da Copa do Mundo com Marcelo Duarte, jornalista apaixonado por futebol que já cobriu 4 Copas do Mundo ao vivo e autor da série “O Guia dos Curiosos”. Além disso, depois da apresentação, os participantes tiveram um espaço para trocar figurinhas do álbum da Copa.

Recadastramento mais fácil

Cumprindo uma exigência legal, a Visão Prev precisa validar anualmente o cadastro dos assistidos do Telefônica BD e dos aposentados por invalidez e pensionistas por morte dos demais planos para garantir que os pagamentos sejam feitos corretamente a quem de direito. Atendendo a pedidos dos participantes, a entidade simplificou o processo com a utilização de uma ferramenta que consulta o registro de óbitos na base dos Cartórios do Brasil para checar a ocorrência de falecimento de seus assistidos. Não havendo nenhum registro, a prova de vida é efetivada de maneira automática. Clique aqui para saber mais.

Formação dos colaboradores

Ao longo do ano, os profissionais da Visão Prev participaram de treinamentos e eventos, envolvendo temas das áreas de Investimentos, Compliance, Auditoria, Contabilidade, Empréstimos, Jurídico, Controle e Gestão, Marketing, TI, Recursos Humanos e Atuarial, além dos cursos online oferecidos pela Universidade Telefônica. Tiveram continuidade também o Programa de Mentoring e o Programa de Incentivo Educacional.

Os admitidos a partir de 2020 fizeram parte da 2ª Edição do Programa DNA que promoveu o reforço dos pilares da Visão Prev em 3 encontros focados no autoconhecimento, no autodesenvolvimento e nas oportunidades de melhoria e crescimento no time.

Selo de Engajamento Abrapp

A Visão Prev foi uma das 9 entidades a conquistar o Selo de Engajamento Profissional Abrapp 2021. A entidade ficou em primeiro lugar na Categoria Médio Porte, com índice de engajamento de 98% e participação de 94% do time na pesquisa. Clique aqui para saber mais.

Great Place to Work®

Entre julho e agosto, os colaboradores da Visão Prev responderam à pesquisa exclusiva do Great Place to Work® que abrange 5 dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem.  O resultado? A entidade alcançou nota 96, ficando 5 pontos acima da média das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil, o que confirma a satisfação e o comprometimento de nossos profissionais. Clique aqui para saber mais.

Capacitação da Central

A equipe da Central de Atendimento passou por um treinamento especial, em abril, com foco na experiência do participante, visando valorizar o papel dos analistas e agregar mais empatia e proatividade ao seu trabalho.

Houve também aumento na quantidade mensal de treinamentos de capacitação, focando na sazonalidade de temas, nas necessidades identificadas em monitorias e em pedidos do próprio grupo, com mais atividades e dinâmicas participativas. Além disso, foi alterado o método de avaliação e premiação dos profissionais, aumentando o engajamento.

Investimentos

Em meio a um cenário bastante desafiador para os investimentos, a Visão Prev realizou algumas movimentações para acompanhar as oportunidades de mercado e garantir a melhor relação risco e retorno com mais segurança:

  • Redução parcial da parcela de IMA-B5 do segmento de renda fixa dos perfis Conservador e Moderado, elevando a parcela de CDI, visando proteção do patrimônio e maior retorno.
  • Atualizações de Due Diligences para avaliação dos gestores, análise do processo de investimento, equipes, comitês, documentação e sistemas, entre outros, para maior controle e segurança.
  • Revisão das alocações de renda variável local, nos perfis Moderado e Agressivo, em relação às bandas definidas na Política de Investimentos, com a definição de gatilhos para redução da alocação em fundos passivos, desde que o retorno seja maior que o de renda fixa.
  • Aumento de alocação em investimento no exterior, até 90% do limite máximo permitido na Política de Investimentos, para os perfis Moderado e Agressivo, gerando oportunidade de posicionamento estratégico.
  • A área de Investimentos passou a divulgar ao Comitê de Investimentos relatório de acompanhamento de gestores de crédito privado, especialistas em renda variável e multimercado, com periodicidade mensal para aperfeiçoar o monitoramento.
  • Foram também desenvolvidas análises muito relevantes, tais como:
  • Estudo para Inclusão de Critérios ASG na Política de Investimentos 2023, uma vez que a Visão Prev entende a relevância dos aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) nas análises de alocação.
  • Estudo sobre Investimentos Líquidos como alternativa ao private equity, nos perfis Moderado e Agressivo, com decisão por não se aprofundar, dado o nível de risco no 2º semestre e a percepção de necessidade de amadurecimento desse tipo de ativo no país.
  • Estudo de Crédito Privado para avaliar o efeito da alta da taxa Selic em relação à sustentabilidade das dívidas das empresas que compõem a carteira.
  • Estudo da Estratégia Long Biased para analisar fundos que utilizam essa estratégia, com simulações de inclusão no portfólio dos perfis Moderado e Agressivo.

Mais Visão

  • As alterações propostas nas regras do plano foram aprovadas, no dia 6 de abril, pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão responsável pela fiscalização e supervisão do setor. As regras já estão valendo e tornam o Mais Visão ainda mais flexível, com novas possibilidades de escolha para atender às características e necessidades dos participantes. Clique aqui para saber mais.
  • A Visão Prev tem feito uma série de ações promocionais para impulsionar a adesão e a entrada de recursos no Mais Visão. Uma delas foi realizada em agosto, com o slogan “Quem pensa no futuro merece comemorar”, especialmente para o Dia dos Pais. Clique aqui para saber mais.
  • Em setembro, para comemorar os 2 anos do plano e mais de R$ 20 milhões de patrimônio, foram entregues pães de mel personalizados para os participantes que aderiram ao plano no mês de seu lançamento. Para os demais, foram enviadas mensagens de agradecimento por e-mail e SMS. Clique aqui para saber mais sobre os 2 anos do Mais Visão.

Portabilidade, aportes e resgates

Até o final do mês de setembro, a Visão Prev havia recebido um total de R$ 3.617.346,01 em portabilidades de entrada (recursos trazidos de outros planos de previdência complementar) e R$ 14.602.949,76 em aportes para os seus planos.

Enquanto isso, a Central de Atendimento, juntamente com a equipe de Relacionamento, tem feito uma ação importante para explicar aos participantes que se desligam das patrocinadoras suas opções em relação ao plano (autopatrocínio, BPD, portabilidade, resgate e aposentadoria) e as vantagens de continuar na Visão Prev. Os recursos retidos somaram cerca de R$ 5,7 milhões até setembro, incluindo o total de resgates e portabilidades de saída evitados.

Desconto em folha

Os assistidos têm agora a possibilidade de descontar as contribuições feitas ao plano Mais Visão diretamente de seu benefício mensal, inclusive para terceiros. Ou seja, você pode patrocinar o sonho de um familiar com o desconto em folha que a Visão Prev permite em seus planos. Entre outras vantagens, estão a comodidade de não se preocupar com boletos ou Pix todos os meses, já que o débito é automático, e o ganho mensal do incentivo fiscal. Clique aqui para saber mais.

Novo indexador do Telefônica BD

Foi alterado o indexador do plano, de INPC para IPCA, alinhando o índice de reajuste dos benefícios (INPC) ao utilizado nos investimentos (IPCA). Autorizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) no mês de agosto, a troca foi amplamente comunicada aos participantes do plano, inclusive com lives específicas sobre o tema.

Planejamento Estratégico

Num esforço conjunto da Presidência, Diretoria, colaboradores e conselheiros, foi realizado o Planejamento Estratégico da entidade para os próximos 3 anos. Esse planejamento auxilia na compreensão das mudanças dos ambientes externo e interno e na identificação de oportunidades de melhoria para o negócio. Clique aqui para saber mais.

Preparação para obtenção do Selo ISO 27701

O trabalho foi realizado ao longo do ano com o objetivo de manter a entidade alinhada e em conformidade com as melhores práticas relacionadas à garantia da privacidade no tratamento de dados. Nesse contexto, a Data Protection Officer (DPO) realizou a revisão do mapeamento de todos os processos que envolvem tratamento de dados pessoais de titulares na Visão Prev, com cada área e seus responsáveis, considerando as diretrizes e controles estabelecidos na norma ISO 27701 – Sistema de Gestão de Informação Privada. A entidade não só adequou a operacionalização de processos significativos como também atualizou documentos e normas internas, além de melhorar a disponibilização de informações aos participantes, entre outras ações.

Com a utilização desse padrão em seus processos, a Visão Prev assegura aos seus colaboradores, participantes, parceiros e demais partes interessadas, o compromisso assumido de buscar sempre a privacidade e segurança dos dados que trata.

Comissão de Experiência do Cliente

Essa Comissão se reúne a cada 15 dias para analisar os dados referentes às principais interações dos participantes com a entidade, envolvendo solicitações, críticas e sugestões. A ideia é acompanhar suas necessidades e implementar planos de ação para ampliar a satisfação.

Política Contábil

Em atendimento à Instrução Previc nº 31, foi elaborada a Política Contábil da Visão Prev, considerando suas peculiaridades, bem como a natureza de suas operações, com critérios consistentes e verificáveis, alinhados às Normas Brasileiras de Contabilidade, o que contribui para melhorar a relevância e a confiabilidade dos processos e procedimentos contábeis.

Reforço na governança

Foram criados o Regimento Interno do Conselho Deliberativo, o Regimento Interno do Conselho Fiscal e o Regimento da Auditoria Interna, buscando aperfeiçoar a governança da entidade, centralizar e discriminar as atividades, responsabilidades e ações dos envolvidos e aumentar a transparência dos processos.

Alteração do Estatuto Social

Para incluir a criação da área de Compliance e os novos documentos institucionais criados, foram realizadas alterações para atualizar a estrutura de governança conforme exigência das disposições normativas.  As alterações foram aprovadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) no mês de junho.

Gestão jurídica

Por meio de medidas processuais e acompanhamentos mais apurados dos processos judiciais, a Visão Prev tem conseguido encerrar progressivamente as demandas em comparação com os anos anteriores, preservando a credibilidade na entidade, diminuindo o passivo contencioso com a finalidade de evitar prejuízos financeiros e reduzindo custos com despesas processuais.

Foram também ajuizadas ações judiciais visando à quitação, com maior rapidez, de débitos decorrentes de empréstimos dos participantes com a entidade. A meta é garantir a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro e atuarial das reservas previdenciárias, contribuindo para a perenidade dos planos.

Criação de 2 Comissões multidisciplinares

A Comissão de Privacidade e Segurança da Informação é responsável por compartilhar o conhecimento e cultura do tema dentro da Visão Prev em busca do fortalecimento do Sistema de Gestão de Segurança da Informação, reforçando a importância da proteção dos dados corporativos e dos participantes. Já a Comissão de Gestão de Riscos Corporativos tem como objetivo gerir os riscos da organização, por meio de análises da legislação e de benchmarks com as demais entidades, para estabelecer as melhores ações a serem tomadas.

Pesquisa de Satisfação 2022

Muitas das novidades e mudanças promovidas pela Visão Prev têm como base a Pesquisa de Satisfação feita anualmente junto aos participantes desde 2008.

A próxima edição será realizada de 24 de novembro a 7 de dezembro. Em breve, você receberá o link para responder ao questionário eletrônico, de forma confidencial e anônima, e contribuir para uma Visão Prev melhor a cada ano!

outubro de 2022