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Visão Prev: um ambiente acolhedor e estimulante para trabalhar!

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Não importa sua área de atuação, qualquer profissional sabe o valor de trabalhar em um lugar que incentiva o aprendizado, a autonomia, a colaboração, a descontração, o respeito, a qualidade de vida, a flexibilidade, o comprometimento… enfim, um ambiente no qual as pessoas se sintam felizes, acolhidas e incentivadas a se desenvolver.

Poder medir – e incentivar – a satisfação de seus colaboradores motivou a Visão Prev a participar da pesquisa do Great Place to Work® (GPTW). Como resultado, a entidade obteve o selo GPTW em agosto deste ano, com um índice de satisfação de 96%.

Como foi o processo

De 13 de julho a 8 de agosto, os 50 colaboradores da Visão Prev foram convidados a responder espontaneamente à pesquisa exclusiva do Great Place to Work®, com garantia total de confidencialidade em suas respostas. O modelo utilizado abrange cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem.  É necessário ter uma amostra mínima de respostas (no caso da Visão Prev, todos os colaboradores foram convidados a responder e apenas duas pessoas em férias no período não participaram) e atingir nota 70 ou superior na pesquisa para receber o selo que tem validade de 12 meses e pode ser renovado.

“Mais uma vez, tivemos um feedback extremamente positivo de nosso time: a Visão Prev alcançou nota 96, ficando, portanto, cinco pontos acima da média das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil”, comenta Marcelo Pezzutto, presidente da entidade. Mas o que isso significa na prática? “Para o participante, acreditamos que o selo fortalece a marca Visão Prev e atesta o esforço contínuo para construir um ambiente agradável e de desenvolvimento para nossos profissionais que são, afinal, as pessoas responsáveis pela gestão de seu patrimônio e de nosso relacionamento como um todo. Já para os colaboradores, é sem dúvida um item de valorização e atração dos melhores talentos.”

O que é o Great Place to Work®

Presente hoje em 97 países, o trabalho do Great Place to Work® começou nos Estados Unidos na década de 80, com Robert Levering, jornalista que cobria assuntos ligados ao trabalho e, especialmente, a conflitos trabalhistas. Confira mais sobre essa história na entrevista a seguir com o CEO da GPTW, Ruy Shiozawa.

Como tudo começou?

Levering foi convidado a escrever um livro sobre as melhores empresas para trabalhar nos Estados Unidos e, após uma certa resistência inicial e longas conversas, aceitou o desafio e entrevistou milhares de funcionários, de forma confidencial, em centenas de empresas de todo o país. Ele confirmou algumas hipóteses como a de que havia muita gente que detestava suas equipes e funções, em organizações com péssimos ambientes de trabalho. Mas também se deparou com pessoas que adoravam o que faziam, se relacionavam bem com a equipe e gostavam da empresa em que atuavam.

Essa descoberta levou Robert a abandonar suas atividades anteriores e abrir um escritório chamado Great Place to Work®. O responsável por internacionalizar a metodologia do GPTW foi o brasileiro José Tolovi Jr. Por isso, a primeira lista das Melhores Empresas para Trabalhar divulgada no mundo foi feita aqui no Brasil, em 1997. Hoje, temos 2.500 empresas certificadas com selos ativos no país.

Qual é o envolvimento dos colaboradores na obtenção do selo?

A Jornada de Certificação é construída com base na pesquisa de clima GPTW que analisa as respostas dos colaboradores para entender se a empresa é considerada um excelente lugar para trabalhar. Portanto, a participação dos colaboradores é essencial, desde que seja feita de forma voluntária e com interesse genuíno em contribuir para o entendimento geral do clima organizacional.

Já a liderança tem um papel fundamental na conscientização de suas equipes sobre a importância do engajamento na pesquisa de clima, para que a empresa identifique pontos de melhoria, e também para reforçar a confidencialidade da pesquisa e a oportunidade de transparência para apontar o que precisa ser aprimorado no ambiente de trabalho.

“Ter uma certificação GPTW sinaliza para todos – funcionários, líderes, fornecedores e clientes – que a empresa coloca as pessoas no centro da sua estratégia, se apoiando em uma gestão mais humanizada. Para o funcionário, isso significa que ele trabalha em um ambiente de confiança, isto é, em um lugar aberto ao diálogo e à escuta ativa. Ambientes de confiança geram melhores relacionamentos, maior engajamento e aumento de produtividade. Como costumamos enfatizar, um selo GPTW indica que a empresa está trabalhando para o bem das pessoas, dos negócios e da sociedade.” 

Ruy Shiozawa, CEO da Great Place to Work® Brasil

Confira os depoimentos dos colaboradores da Visão Prev sobre como é trabalhar na Visão Prev:

 

Vale lembrar que, no ano passado, a Visão Prev foi uma das nove entidades a conquistar o Selo de Engajamento Profissional Abrapp 2021, ficando em 1º lugar na Categoria Médio Porte. Clique aqui para ler nossa matéria sobre essa importante conquista.

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agosto de 2022