Acontece na Visão

Recadastramento dos assistidos ficou ainda mais fácil

A+ A- Baixar
PDF

A Visão Prev administra os benefícios de mais de 6.700 assistidos (aposentados e pensionistas) em quatro de seus planos: Visão Telefônica, Visão Multi, Previsão e Telefônica BD. Anualmente, cumprindo uma exigência legal, a entidade precisa validar o cadastro dos assistidos do Telefônica BD e dos aposentados por invalidez e pensionistas por morte dos demais planos para garantir que os pagamentos estão sendo corretamente feitos a quem de direito.

Com o recadastramento, é realizada a prova de vida e a atualização de dados, quando necessária. A cada ano, porém, a Visão Prev procura tornar esse processo mais simples, eficiente e seguro. Em 2017, ele passou a ser 100% digital, eliminando a necessidade de reconhecimento de firma, impressão e envio de formulários pelo correio. Em 2019, o procedimento ganhou um aplicativo próprio que funciona por reconhecimento facial, proporcionando ainda mais rapidez.

Neste ano, a Visão Prev está inovando novamente com a utilização de uma ferramenta que consulta o registro de óbitos na base dos Cartórios do Brasil para checar a ocorrência de falecimento de seus assistidos. Não havendo nenhum registro, a prova de vida é efetivada de maneira automática.

Nos casos de eventual divergência ou necessidade de comprovação adicional, a entidade solicitará especificamente a esses aposentados ou pensionistas a realização da prova de vida pelo aplicativo de biometria facial durante o mês de outubro (clique aqui para lembrar como funciona esse sistema se precisar usá-lo).

Para os aposentados por invalidez, também haverá uma novidade. A Visão Prev buscará, junto às empresas do Grupo Telefônica, informações que agora são disponibilizadas pelo INSS no programa chamado “Portas Abertas”. Caso seja possível identificar a continuidade do processo de aposentadoria por invalidez no sistema do INSS, essa etapa será considerada concluída.

Portanto, a não ser que seja especificamente informado ao contrário, os assistidos não precisarão fazer nenhuma ação para seu recadastramento em 2022.

Alguma exceção?

Sim. Como é previsto nos Regulamentos, os aposentados por invalidez de todos os planos, que não forem identificados no sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), precisam comprovar a continuidade de sua condição junto ao Instituto. Para isso, eles devem enviar à entidade o Histórico de Créditos do INSS por WhatsApp (11 97270-0345) ou para o e-mail atendimento@visaoprev.com.br.

Fique atento aos prazos caso seja convocado a fazer o procedimento pelo aplicativo de reconhecimento facial. O recadastramento é obrigatório e, se não realizado, pode levar à suspensão de seu benefício.

setembro de 2022