Acontece na Visão

Em dezembro, você tem decisões a tomar!

A+ A- Baixar
PDF

A cada 6 meses, a Visão Prev permite aos participantes dos planos Mais Visão, Visão Multi e Visão Telefônica alterar suas definições relativas ao perfil de investimentos, valor das contribuições mensais (para ativos e autopatrocinados) e valor e forma de recebimento do benefício (para os assistidos).

É essencial analisar com calma todas as variáveis para fazer uma escolha consciente e boa para o seu presente e também para o seu futuro.  Em dezembro, essas são as opções que você deve avaliar de acordo com suas características e necessidades:

Importante:

Nenhuma mudança é obrigatória. Você altera as variáveis do seu plano se e quando quiser!

Perfil de investimentos

Esse aspecto diz respeito ao portfólio de investimento em que seu patrimônio é alocado.

São 5 opções – Super Conservador, Conservador, Moderado, Agressivo e Agressivo Renda Fixa Longo Prazo que apresentam níveis variados de risco e flutuação nos resultados. Por isso, é essencial que você entenda bem seus diferenciais para definir o perfil que se ajusta melhor ao seu momento de vida, capacidade e tolerância a riscos. O teste de suitability, disponível na área restrita do site, pode ajudar nesse processo de autoanálise.

O mais importante é acompanhar as informações fornecidas mensalmente pela Visão Prev (clique aqui para acessar o Boletim de Investimentos), evitar trocas constantes (clique aqui para ler uma matéria sobre esse tema) e não basear sua decisão nas rentabilidades passadas, pois elas não são garantia de desempenho futuro. A troca de perfil pode ser feita apenas até o dia 27.

✔ Quer saber mais sobre esse assunto? Então, clique aqui.

Contribuição mensal

Esse aspecto diz respeito aos valores que você direciona mensalmente para o seu plano.

As regras variam conforme cada Regulamento, mas em todos vale a máxima de que “a gente colhe aquilo que planta”. Portanto, quanto mais você investir, maior será seu patrimônio e mais perto você ficará dos seus sonhos.

O mais importante é manter seu orçamento sob controle para poder investir, utilizar o incentivo fiscal dado pelo governo (clique aqui para ler uma matéria sobre esse tema) e, para os ativos dos planos Visão Telefônica e Visão Multi, aproveitar ao máximo a contrapartida das patrocinadoras.

✔ Quer saber mais sobre esse assunto? Então, clique aqui.

Os ativos e autopatrocinados pode também fazer Contribuições Esporádicas, no momento e no valor que desejarem. O mesmo vale para os Aportes dos BPDs e assistidos*. Clique aqui para ler uma matéria sobre como funcionam essas contribuições.

* Para os assistidos, o valor deve ser superior a 1 salário mínimo.

Recebimento do benefício

Esse aspecto diz respeito à forma de pagamento e aos valores mensais que os aposentados e pensionistas recebem da Visão Prev.

O mais importante é avaliar a proporção entre o benefício mensal e a rentabilidade média de seu perfil de investimentos e manter seu orçamento sob controle, visando preservar o seu patrimônio no plano. Lembre-se de que a expectativa de vida vem aumentando (ainda bem!).

✔ Quer saber mais sobre esse assunto? Então, clique aqui.

outubro de 2022