Acontece na Visão

Seu perfil de investimentos continua adequado?

A+ A- Baixar
PDF

A opção de perfil de investimentos é aberta aos participantes e assistidos dos planos Visão Multi, Mais Visão e Visão Telefônica (mais de 95% do total da entidade). Se você é um deles, então pode definir a melhor alocação para seus recursos, conforme os níveis de exposição ao risco e perspectiva de retorno dos cinco portfólios existentes.

Oferecer cinco tipos de carteira, com possibilidade de troca até três vezes por ano, demonstra o cuidado que a Visão Prev tem com a individualidade de seus participantes e assistidos. Os três planos reúnem quase 20 mil pessoas em diferentes momentos de vida, com necessidades, metas e perspectivas muito variadas.

Para que seja consciente e adequado, o processo de escolha pressupõe conhecimento. Em junho, estará aberta mais uma janela de troca. É importante que você avalie sua opção atual e entenda as características e diferenciais dos cinco perfis a fim de tomar boas decisões para o seu presente e o seu futuro.

Os 5 perfis

As carteiras têm riscos crescentes, de acordo com seus objetivos, investimentos e benchmarks (referências de rentabilidade):

  • Super Conservador – Para quem sente muita aversão ao risco e grande desconforto em períodos de flutuação da rentabilidade.
  • Conservador – Para quem quer pouco risco nos investimentos. Mesmo assim, esse perfil pode apresentar oscilação nos resultados, inclusive com rentabilidade negativa, pois investe em títulos de renda fixa de curto e médio prazos (até 5 anos).
  • Moderado – Para quem tem tolerância à volatilidade, quer assumir um pouco mais de risco e consegue entender períodos de rentabilidade negativa. Esse perfil aplica em títulos de renda fixa de curto, médio e longo prazos (acima de 5 anos), renda variável e estruturados (multimercado e investimentos no exterior).
  • Agressivo – Para quem tem maior tolerância à volatilidade e está preparado para lidar com maior risco e períodos de rentabilidade negativa. Essa opção tem os mesmos investimentos que o perfil Moderado, mas com alocação maior em títulos de renda fixa de longo prazo, renda variável e estruturados.
  • Agressivo Renda Fixa Longo Prazo – Para quem tem alta tolerância à volatilidade, deseja assumir maior risco e consegue enfrentar períodos de rentabilidade negativa. Esse perfil investe em títulos de renda fixa, na maioria, de longo prazo (acima de 5 anos).

5 pontos de atenção

  • A alteração de perfil não é obrigatória. Trata-se, na verdade, de uma possibilidade para quem está em um novo momento de vida – com a aproximação da aposentadoria ou alguma mudança significativa em sua situação pessoal, por exemplo – ou até mesmo diante da vontade (e capacidade) de correr mais ou menos riscos.
  • Não existe perfil certo ou errado. A definição tem a ver com você e o seu momento de vida.
  • Poder correr riscos é diferente de suportar correr riscos. Ou seja, se a oscilação na rentabilidade é motivo de desconforto, talvez seja melhor migrar para uma carteira mais estável, mesmo com menor perspectiva de retorno no longo prazo.
  • Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Portanto, não tome decisões baseadas exclusivamente nos resultados anteriores dos perfis.
  • Para ajudar a identificar qual o perfil mais indicado para você, faça o teste de suitability disponível no site.

Até o dia 27

Desde janeiro, está valendo uma nova data-limite para solicitar a alteração de perfil de investimentos: dia 27. Ou seja, em qualquer mês do ano, a troca só pode ser solicitada até o dia 27. A efetivação da mudança continua sendo no primeiro dia útil do mês seguinte à solicitação. Clique aqui para saber mais.

Evite as trocas constantes

As alterações constantes de perfil costumam gerar mais perdas do que ganhos. Para demonstrar essa afirmação na prática, a área de Investimentos da Visão Prev atualizou, em fevereiro deste ano, seu estudo estatístico sobre os resultados das últimas migrações. Clique aqui para conhecer o estudo.

Diversificação com o Mais Visão

Os participantes de todos os planos da Visão Prev podem aderir ao Mais Visão como forma de gerenciar seus investimentos com uma segunda opção de perfil. Ou seja, você pode, por exemplo, estar no Moderado em seu plano atual e escolher o Agressivo no Mais Visão. A definição é sua e permite maior diversificação de sua estratégia!

Como fazer

A troca pode ser feita pela área restrita do site ou pelo aplicativo da Visão Prev.

maio de 2022