Visão Educa

Você já fez o seu teste de perfil?

A+ A- Baixar
PDF

A escolha do perfil de investimentos (disponível para os planos Mais Visão, Visão Multi e Visão Telefônica) requer não somente conhecimento sobre as opções disponíveis, mas também autoconhecimento. Ou seja, você precisa refletir sobre temas como seu momento de vida, objetivos, planejamento financeiro e tolerância ao risco para que a decisão esteja alinhada com suas características e expectativas.

Para ajudar nesse processo de autoconhecimento, a Visão Prev está mantendo fixo na área do participante no site e em seu aplicativo o Teste de Perfil de Investidor. Agora, ele pode ser acessado sempre que você quiser, independentemente da troca ou não de perfil.

Por meio de um rápido questionário, o teste permite identificar o perfil de investidor mais recomendado para você entre a 5 opções disponíveis: Super Conservador, Conservador, Moderado, Agressivo ou Agressivo Renda Fixa Longo Prazo.

São apenas 6 perguntas que tratam de aspectos essenciais para a tomada de decisão:

  • Seu objetivo como investidor
  • Seu momento de vida
  • Seu conhecimento do mercado financeiro
  • Sua experiência como investidor
  • A representatividade dos investimentos na Visão Prev em seu patrimônio total
  • Sua tolerância ao risco

O modelo do teste atende a uma exigência da legislação do setor, feita pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), para que os participantes possam avaliar a escolha de sua carteira de investimentos. De acordo com a Instrução da Previc, o questionário deve ser respondido pelo menos a cada 36 meses. Mas você pode repeti-lo sempre que quiser ou quando houver alterações relevantes em seu momento de vida e objetivos financeiros, por exemplo.

É possível fazer até 3 alterações de perfil de investimentos por ano – em junho, dezembro e em um terceiro mês à sua escolha, sempre até o dia 27. Porém, é importante ressaltar que a troca de perfil não é obrigatória. Pesquisas realizadas pela área de Investimentos da Visão Prev indicaram que mudanças constantes podem trazer mais perdas do que ganhos! Clique aqui e confira nossa matéria sobre esse estudo.

novembro de 2023