Acontece na Visão

Nova data-limite para a troca de perfil de investimentos

A+ A- Baixar
PDF

Desde janeiro, os participantes dos planos Visão Telefônica, Visão Multi e Mais Visão têm uma nova data-limite para pedir a alteração de seu perfil de investimentos: dia 27. Ou seja, em qualquer mês do ano, a troca só pode ser solicitada até o dia 27. A efetivação da mudança permanece sendo no primeiro dia útil do mês seguinte à solicitação.

 

O participante continua tendo as mesmas janelas para troca de perfil: em junho e dezembro e em um terceiro mês à sua escolha. O que muda é que, agora, em vez de solicitar a alteração até o último dia do mês, é necessário solicitá-la até o dia 27, considerando as janelas disponíveis. Veja abaixo:

Para o participante, a nova data não deve causar impacto efetivo em seu processo decisório. Afinal, a troca de perfil é uma escolha importante que deve ser definida com atenção, levando em conta variações significativas em suas premissas como investidor, tais como momento de vida, tolerância ao risco, capacidade de risco e necessidades financeiras (veja a explicação no final dessa matéria!).

Mas por que foi alterada a data-limite mensal?

Os recursos de todos os participantes estão posicionados em carteiras de investimentos que possuem determinados ativos para rentabilizar seu patrimônio, conforme limites e riscos predefinidos (clique aqui para entender as Políticas de Investimentos em 2022). Se um participante resolve ir do perfil A para B, seu dinheiro precisa ser sacado das carteiras de investimentos do perfil A e aplicado no B.

Fixando a data para migração no dia 27, a Visão Prev tem agora alguns dias úteis todos os meses para consolidar e operacionalizar as movimentações de forma casada. É possível assim alinhar com os gestores de investimentos as operações de compra e venda de ativos, quando necessário, o que pode melhorar as condições de negociação e diminuir riscos.  Isso, sem dúvida, além de uma melhoria de processos para a entidade, traz vantagens na gestão dos recursos dos participantes!

Cuidado com as trocas constantes!

Como explicado acima, a troca de perfil pode ser feita em junho e dezembro ou em qualquer outro mês, conforme necessidade do participante. Não é permitido mais do que três movimentações em um mesmo ano e vale sempre destacar que as trocas frequentes não são recomendadas pelos especialistas, pois podem gerar mais perdas do que ganhos. Clique aqui e leia a matéria que acabamos de postar no nosso Blog sobre um estudo recente da área de Investimentos da Visão Prev demonstrando o perigo das trocas constantes.

março de 2022