Acontece na Visão

Um perfil de investimentos que se ajusta a você

A+ A- Baixar
PDF

perfil_1
Marcos Rogério Altoe

“Acho excelente a oportunidade de escolher entre 5 perfis de investimentos. Cada pessoa tem uma maneira de encarar os riscos do mercado financeiro em relação aos seus recursos e as 5 alternativas atendem a todos os tipos de participantes: desde aqueles que aceitam um grau de risco maior para buscar maior rentabilidade até os mais conservadores que preferem ganhos mais estáveis, mesmo que menores. Como tenho 2 planos, posso escolher 2 perfis diferentes e, assim, administro melhor os riscos do meu patrimônio total na entidade, conforme a estabilidade ou as incertezas dos cenários. Estou com 53 anos e venho me direcionando mais para o Conservador e o Moderado, visando estar menos 

sujeito a perdas a essa altura da vida. Fico sempre muito atento aos meus investimentos na Visão Prev porque sei que esse patrimônio será essencial para o meu futuro, quando eu e minha família mais precisarmos!”

Marcos Rogério Altoe,

colaborador da Telefonica Global Solutions/TGS, participante ativo do plano Visão Multi e autopatrocinado do Visão Telefônica.

perfil_2
Rodrigo Antonio Sarmento

“A Visão Prev oferece opções para todos os tipos de investidores, dos mais conservadores aos mais arrojados. E isso é muito bom! Porém, é importante que as pessoas prestem atenção antes de trocar de perfil para não fazer movimentações erradas. Isso acontece, por exemplo, quando alguém vai atrás da rentabilidade que um perfil acabou de entregar. Mas quem garante que vai continuar assim? Ou quando a gente define um perfil que não está alinhado com o risco que podemos ou queremos correr. Sou mais conservador nos investimentos que tenho na Visão Prev e, fora da entidade, aplico em Bolsa e procuro diversificar. Assim, consigo calibrar o risco e a rentabilidade nos 

diferentes ativos. Já sou aposentado e os recursos que economizei me ajudam a ter a qualidade de vida que sempre programei, sem precisar trabalhar, inclusive agora estou cursando Direito para manter a mente ativa.”

 Rodrigo Antonio Sarmento

assistido dos planos PreVisão e Visão Telefônica e participante do Mais Visão.

Muita atenção nessa hora

Os depoimentos do Marcos e do Sarmento são muito interessantes para ajudar você a balizar sua escolha de perfil de investimentos entre as 5 opções disponíveis (veja abaixo quais são suas características). Afinal, 3 vezes por ano (em junho, dezembro e em um terceiro mês opcional), os participantes dos planos Visão Telefônica, Visão Multi e Mais Visão podem alterar o perfil selecionado para rentabilizar seus recursos na Visão Prev.

A mudança não é obrigatória e deve levar em conta uma série de fatores individuais como seu momento de vida, planejamento financeiro e tolerância a riscos, além de questões estruturais do cenário econômico. É uma decisão que exige atenção, pois as trocas frequentes não são recomendadas (clique aqui para ler uma matéria a esse respeito).

A existência de opções exige que você se informe para fazer escolhas conscientes. Por isso, a Visão Prev divulga uma série de conteúdos em seu site, na aba “Investimentos”, com explicações sobre os 5 perfis, histórico de rentabilidade, detalhes dos ativos em cada carteira e muito mais! Outra fonte essencial de informação é o Boletim de Investimentos que veicula, todos os meses, a performance de cada carteira e análises das movimentações nos diferentes mercados e ativos em função dos acontecimentos políticos e econômicos, dentro e fora do país.

Quais são mesmo os 5 perfis?

De 1º a 27 de junho, estará aberta uma nova janela de troca que pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo da Visão Prev. A efetivação da mudança ocorre no 1º dia útil do mês seguinte à solicitação.

O teste de perfil de investidor (suitability), publicado na área restrita do site, pode ser de grande ajuda nesse processo de autoconhecimento. Ele avalia, de forma rápida e direta, aspectos ligados ao seu objetivo e experiência como investidor, momento de vida e conhecimento do mercado financeiro.

Lembre-se que cada carteira tem riscos específicos de acordo com seus objetivos, tipos de ativos e benchmarks (referenciais de rentabilidade):

  • Super ConservadorPara quem sente muita aversão ao risco e grande desconforto em períodos de flutuação da rentabilidade.
  • ConservadorPara quem quer pouco risco nos investimentos. Mesmo assim, esse perfil pode apresentar oscilação nos resultados, inclusive com rentabilidade negativa, pois investe em títulos de renda fixa de curto e médio prazos (até 5 anos).

  • Moderado – Para quem tem tolerância à volatilidade, quer assumir um pouco mais de risco e consegue entender períodos de rentabilidade negativa. Esse perfil aplica em títulos de renda fixa de curto, médio e longo prazos (acima de 5 anos), renda variável e estruturados (multimercado e investimentos no exterior).
  • Agressivo – Para quem tem maior tolerância à volatilidade e está preparado para lidar com maior risco e períodos de rentabilidade negativa. Essa opção tem os mesmos investimentos que o perfil Moderado, mas com alocação maior em títulos de renda fixa de longo prazo, renda variável e estruturados.
  • Agressivo Renda Fixa Longo Prazo – Para quem tem alta tolerância à volatilidade, deseja assumir maior risco e consegue enfrentar períodos de rentabilidade negativa. Esse perfil investe em títulos de renda fixa, na maioria, de longo prazo (acima de 5 anos).

É fundamental que você entenda o perfil em que estão seus recursos e também as outras 4 opções para ver se a sua escolha atual é realmente a mais adequada. Se precisar de informações adicionais, procure o time de atendimento da Visão Prev.

maio de 2023