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Essa matéria faz parte de uma série que aproxima você da estrutura
da Visão Prev: áreas, focos, desafios, equipe
e como cada time contribui para a realização da nossa Missão.
Nossas boas-vindas!
Nesse mês, completamos um ano da reestruturação organizacional que fizemos para estimular uma conexão ainda maior entre as áreas, com ganhos de eficiência e sinergia em nossos processos (clique aqui para conferir o que foi feito). Esta é a última matéria sobre nossos times, com a apresentação das áreas de Compliance/Privacidade de Dados e Auditoria Interna que estão diretamente subordinadas aos Conselhos. Ao final do texto, você encontra as outras 4 matérias que já divulgamos sobre o papel dos Conselhos, da Diretoria de Investimentos e Finanças, da Diretoria de Previdência e Relacionamento e da Presidência.
Compliance/Privacidade de Dados
Todas as atividades da Visão Prev, tanto operacionais quanto estratégicas, são acompanhadas pela área de Compliance em parceria com os times responsáveis. “Oferecemos suporte em temas relacionados à conformidade dos procedimentos e controles, fazemos gestão da avaliação de integridade de parceiros (due diligence), elaboramos projetos de melhoria contínua da governança corporativa e aculturamento organizacional sob o ponto de vista ético e de conduta dos colaboradores e parceiros. Cuidamos também do Programa de Integridade, incluindo as normas e processos diretamente relacionados”, explica a responsável pela área, Maria Olivia Canicieri.
Compliance procura assegurar que todas as áreas estejam em conformidade com as regras internas (códigos, missão e valores, políticas, instruções, manuais) e externas aplicáveis e que adotem comportamentos éticos e íntegros. “É um sistema completo de gestão da conformidade, comportamento e cultura de forma multidisciplinar e em conexão com os diferentes times”, destaca Maria Olivia que se reporta diretamente ao presidente do Conselho Deliberativo com o objetivo de garantir a autonomia, independência e transparência de sua atuação (clique aqui para saber mais sobre esse trabalho).
Maria Olivia é também nossa DPO (Data Protection Officer). Isso significa que ela cuida da adequação da Visão Prev à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), da divulgação do tema entre colaboradores e parceiros, do atendimento de ocorrências relativas a eventuais descumprimentos da legislação, além de ser o ponto focal de comunicação entre a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), os titulares dos dados (nossos participantes e colaboradores) e a entidade.
Auditoria Interna
Dois profissionais – Elisangela Mendes Vitrio e Bruno Chimenti – fazem a gestão dos assuntos relativos à auditoria interna na Visão Prev. Seu principal foco é zelar pela integridade das demonstrações financeiras e verificar o ambiente de controles internos nos processos das diferentes áreas, por meio de testes e procedimentos em três frentes:
Auditorias operacionais – para checagem de atividades específicas como Tesouraria, Empréstimos e Investimentos.
Auditorias contínuas – procedimentos avaliados de forma permanente, por exemplo, a concessão de benefícios e os depósitos judiciais.
Auditorias especiais ou extraordinárias – ações pontuais para apurar diligências, denúncias e indícios de irregularidades administrativas, mediante solicitação.
“A Auditoria Interna utiliza uma abordagem sistemática e disciplinada para medir e melhorar a eficácia dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles”, conta Elisangela. “Precisamos interagir com todas as áreas e contamos sempre com a boa disposição de nossos colegas para auxiliar nas atividades necessárias.”
A Auditoria Interna responde diretamente aos Conselhos Deliberativo e Fiscal, o que assegura independência e imparcialidade em seu trabalho. “Nossas atribuições são fornecer avaliações isentas e objetivas, identificar problemas operacionais, riscos e oportunidades de melhoria nos processos, sistemas, controles internos e gerenciamento de riscos, recomendar ações corretivas e preventivas e acompanhar a sua implementação. Também auxiliamos no cumprimento das normas legais, regulatórias, éticas e de qualidade, bem como das expectativas dos participantes”, complementa Bruno.