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Por dentro da Visão Prev: Presidência, Jurídico, RH e Riscos

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Essa matéria faz parte de uma série que aproxima você da estrutura da Visão Prev:  áreas, focos, desafios, equipe e como cada time contribui  para a realização da nossa Missão. Nossas boas-vindas!

Marcelo Pezzutto (em pé, à esquerda), presidente da Visão Prev, com os times das 3 áreas.

Em dezembro de 2022, fizemos uma reestruturação organizacional para promover maior interação entre as áreas, visando ganhar mais eficiência e agilidade nos processos (clique aqui para conferir o que foi feito). Ao final desse texto, você encontra as 3 matérias que já foram divulgadas sobre o papel dos Conselhos, da Diretoria de Investimentos e Finanças e da Diretoria de Previdência e Relacionamento. Agora, vamos apresentar o trabalho da Presidência e das áreas que lhe são diretamente subordinadas: Jurídico, Recursos Humanos e Riscos.

A Presidência

A interface da Presidência com os Conselhos Deliberativo e Fiscal é contínua ao longo do ano todo. “Sempre que solicitado, atendemos às demandas dos conselheiros e, nos meses de nossas reuniões periódicas, os contatos são ainda mais intensos para definição e apresentação dos conteúdos que serão discutidos”, explica Marcelo Pezzutto, presidente da Visão Prev.

Internamente, todas as áreas são subordinadas à Presidência (com exceção da Auditoria Interna e de Compliance que se reportam aos Conselhos). Algumas com gestão direta, como é o caso do Jurídico, Recursos Humanos e Riscos, enquanto outras são gerenciadas estrategicamente pelas Diretorias de Investimentos e Finanças e de Previdência e Relacionamento. Além disso, Marcelo preside o Comitê de Investimentos que é responsável, entre outros assuntos, pela elaboração da Política de Investimentos anual dos planos para análise e deliberação dos Conselhos.

“A principal atribuição da Presidência é transformar nossa Missão em ações táticas, operacionais e estratégicas que garantam o seu cumprimento”, comenta. O ajuste do planejamento ocorre com frequência para assegurar a eficácia dessas ações. “Há temas estratégicos sendo conduzidos nesse momento, tais como a análise de sistemas operacionais para oferecer mais agilidade e flexibilidade aos participantes, a revisão das Políticas de Investimentos para 2024 e a recertificação ISO de nossos processos.”

Outro aspecto importante é a atuação institucional da Presidência que nos representa em várias esferas. Entre elas, está a participação no Conselho Deliberativo da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), no qual são discutidos temas que impactam todo o setor. Na associação, merece destaque a coordenação de um subgrupo de trabalho, com mais de 30 entidades, criado para definir propostas de simplificação das regras do segmento (clique aqui para saber mais).

Esse papel institucional também se dá na conexão com os participantes. A presença em lives, reuniões e atendimentos transmite maior transparência e confiança às ações e dados compartilhados. “Sempre digo a nossos colaboradores que um participante decide fazer uma reserva conosco por 20 ou 30 anos e depois receber seu benefício por mais 20 ou 30 anos justamente por ter confiança em nosso trabalho. Temos que nos empenhar continuamente para ampliar essa percepção”, reforça Marcelo.

Jurídico

Brayna Mello (à esquerda), gerente do Jurídico, com sua equipe: Ana Caroline, Angela Leal e Marielly Burssed.

As atividades do Jurídico se desenvolvem em 2 frentes: prevenção (por meio de estudos de processos, posicionamentos jurídicos da entidade e do mercado, legislações e jurisprudências para evitar problemas judiciais ou extrajudiciais) e defesa (quando é necessário responder a processos contra a entidade). Para isso, 4 advogados e 1 estagiário têm como foco garantir o cumprimento da legislação perante os participantes, os órgãos reguladores e a sociedade civil.

“Trabalhamos para manter a qualidade técnica das peças processuais, reduzir a carteira passiva de litígios, bem como de depósitos, garantias e provisões das demandas judiciais para diminuir o impacto dessas questões sobre os planos”, diz Ana Caroline Silva, advogada júnior. Assim, é possível evitar prejuízos legais, financeiros e de imagem.

Em linha com uma nova mentalidade no segmento, a área opera sobretudo na prevenção de ocorrências. “Interagimos com todas as áreas, buscando desburocratizar processos internos e assegurar a adequação de nossas atividades do ponto de vista jurídico”, explica Brayna Mello de Souza, gerente da área. “Esse pressuposto também se reflete no relacionamento com os participantes no que diz respeito, por exemplo, à contratação de benefícios, institutos e empréstimos de forma digital.”

Recursos Humanos

Laurita Valle e Yasmin Cardoso, analistas de RH.

A gestão de RH é feita por 2 analistas sênior – Laurita Vale e Yasmin Cardoso – que atuam como facilitadoras nos temas que envolvem o capital humano da Visão Prev. Elas cuidam do ambiente interno e das pessoas, auxiliando na atração, retenção, engajamento e construção de um time com competências, habilidades e atitudes que nos permitam atingir nossos objetivos estratégicos e atender às necessidades dos participantes.

De fato, para o sucesso da nossa Missão, é preciso contar com profissionais empenhados em oferecer os melhores produtos e serviços. Algumas das atividades de RH envolvem consultoria para colaboradores e gestores, avaliações de desempenho e acompanhamento do Clima Organizacional.

“Os colaboradores são os nossos clientes internos e nossa interação é constante. Não temos interface direta com os participantes, mas sabemos que tudo que fazemos impacta o relacionamento com eles. Isso passa pela contratação de uma equipe diferenciada, pela capacitação e desenvolvimento de nossos talentos e pelo fomento dos pilares de nosso DNA”, esclarece Yasmin.  

Riscos

Ana Carolina e Thiago Rangel, analistas de Riscos.

A área de Riscos também é formada por 2 analistas sênior – Ana Carolina Mengual e Thiago Rangel – que cuidam, respectivamente, de riscos corporativos/continuidade de negócios e de riscos financeiros. Com uma postura técnica e consultiva, eles acompanham e apoiam as decisões e processos da entidade por meio de estudos, indicadores e controles que visam reduzir ao máximo as perdas operacionais e financeiras.

“Monitoramos os riscos financeiros para verificar o cumprimento de nossas Políticas de Investimentos pelos gestores terceirizados, bem como os riscos de mercado e de crédito tanto dos papeis negociados quanto dos empréstimos aos participantes. Controlamos também os riscos de liquidez, operacionais, legais e sistêmicos e, se necessário, avaliamos com a Presidência e a Diretoria, em nossa Comissão de Riscos, eventuais ações corretivas”, conta Thiago.   

Na outra ponta, está a análise e gestão dos riscos corporativos e de continuidade dos negócios. Uma prova da eficiência desse trabalho ocorreu durante a pandemia de covid-19, quando a entidade teve que implantar, em regime de urgência, a operação total em home office. “Em nosso dia a dia, atuamos em conjunto com todos os colaboradores para desenvolver controles robustos que nos permitam lidar com incertezas e antecipar eventos adversos. É uma tarefa desafiadora, mas buscamos ao máximo proteger a organização e garantir o cumprimento de nossas metas junto aos participantes”, destaca Ana Carolina.

Fique de olho!

Em dezembro, vamos encerrar a série “Por dentro da Visão Prev”, apresentando o trabalho das áreas de Compliance/LGPD e Auditoria Interna que estão diretamente subordinadas aos Conselhos.

novembro de 2023