Acontece na Visão

Os assuntos mais comentados na Pesquisa de Satisfação

A+ A- Baixar
PDF

A Pesquisa de Satisfação é o principal instrumento que a Visão Prev possui para acompanhar a opinião dos participantes sobre seu atendimento, comunicação, regras dos planos, investimentos e empréstimos, entre outros temas. Das avalições recebidas, saem informações valiosas para o desenvolvimento de projetos de melhoria que permitem responder às suas necessidades e expectativas.

Isso ocorre desde 2008, quando foi realizada a primeira edição da pesquisa que se repete todos os anos para entender o que muda, o que permanece e quais as tendências que podem ser identificadas. No final de 2021, foram recebidas 1.201 respostas espontâneas de ativos, assistidos, autopatrocinados e BPDs dos 5 planos (Visão Telefônica, Visão Multi, PreVisão, Telefônica BD e Mais Visão) que deram notas, numa escala de 1 a 10, para dezenas de aspectos referentes à atuação da Visão Prev (clique aqui para saber mais)

Além das avaliações numéricas, o final da pesquisa traz uma parte aberta a comentários, na qual o participante pode destacar qualquer conteúdo que achar relevante. Todos sabem que 2021 foi um ano particularmente difícil por conta da pandemia – talvez ainda pior do que 2020, pois as previsões indicavam um período mais positivo. A surpresa e a frustração foram grandes com o aumento da inflação, a elevação das taxas de juros, a desorganização da cadeia produtiva e as oscilações fortes e constantes no mercado financeiro.

Mesmo assim, a Pesquisa de Satisfação registrou, em 2021, o maior volume de comentários dos últimos três anos, sendo 54% de elogios à entidade (também o maior percentual do triênio). Em contrapartida, também foi registrado o maior volume de críticas. Assim como nos anos anteriores, a Visão Prev mantém o compromisso de avaliar todos os temas levantados nos comentários, especialmente as críticas, a fim de identificar oportunidades de melhoria e criar planos de ação, sempre que cabível. A divisão foi a seguinte:

Por tipo de participante, a distribuição dos comentários em 2021 foi a seguinte:

Análise do conteúdo

Todos os comentários recebidos são divididos por tema. Cada área que recebeu críticas ou sugestões sobre sua atuação analisa os conteúdos de perto para verificar a necessidade de alguma ação ou projeto de melhoria. Neste ano, os tópicos com mais números de comentários foram:

  • Investimentos, com 48 críticas e 52 sugestões.
  • Empréstimos, com 14 críticas e 14 sugestões.
  • Comunicação e Marketing, com 6 críticas e 11 sugestões.
  • Benefícios e regras dos planos, com 3 críticas e 13 sugestões.

Veja, a seguir, os assuntos mais abordados em cada um dos quatro tópicos e como a Visão Prev avalia as questões levantadas.

Investimentos

Tipos de observação

Gestão dos investimentos, informações sobre os perfis e seus resultados, alteração de perfil, possibilidade de ter multiperfil e rentabilidade.

Avaliação

A gestão do patrimônio dos participantes é um tema muito importante para a Visão Prev e envolve uma série de cuidados, parâmetros e análises profissionais e especializadas. Em 2021, todo o mercado foi altamente impactado pelos desafios econômico-financeiros e a Visão Prev procurou fazer movimentações para proteger os recursos frente a um ano volátil e altamente desfavorável (para saber mais, leia a entrevista com o presidente da entidade, Marcelo Pezzutto aqui no Blog).

A Visão Prev tem uma publicação específica, o Boletim de Investimentos, onde são apresentados os resultados mensais dos perfis, suas alocações e o cenário econômico, além de entrevistas e conteúdo de educação financeira (aqui você confere uma matéria sobre as novidades no Boletim em 2022).

Além disso, na aba Investimentos do site, é possível encontrar diversas informações sobre o tema. Os participantes também são comunicados sobre assuntos voltados a investimentos, rentabilidade e escolha de perfil através do e-mail, SMS, redes sociais e do nosso Blog.

Para 2021, inclusive, a Visão Prev tem como uma de suas metas corporativas a revisão e melhoria do processo de Suitability atual (teste de perfil de investidor), ferramenta disponível no site para auxiliar os participantes a identificar o perfil de investimentos mais adequado ao seu apetite a risco.

 

Em relação aos prazos para fechamento da rentabilidade oficial, um grupo da entidade está trabalhando, neste ano, em um estudo para diminuição do tempo de apuração da cota oficial após o fechamento do mês.

Quanto à criação do multiperfil (alocação do saldo em mais de um perfil), o tema já foi cuidadosamente avaliado pela entidade e as análises indicaram que o custo x benefício para operacionalizar essa opção é hoje bastante desfavorável, impedindo sua efetivação no cenário atual. No entanto, a Visão Prev segue pesquisando novas possibilidades para viabilizar essa ferramenta. Nesse sentido, a criação do Mais Visão é uma alternativa, visto que os participantes podem aderir ao plano e escolher um perfil diferente do definido em seu plano atual.

Empréstimos

Tipos de observação

Condições para solicitar os empréstimos, taxas de juros e regras de concessão, entre outros.

Avaliação

O Programa de Empréstimos tem regras de elegibilidade que visam oferecer recursos aos participantes com taxas competitivas em relação ao mercado e, ao mesmo tempo, proteger o patrimônio dos próprios participantes (utilizado para essa finalidade) contra riscos de inadimplência. Isso porque, como a Visão Prev não tem fins lucrativos, as taxas de juros cobradas compõem parte da rentabilidade dos planos (você pode conferir as alocações dos planos no Boletim de Investimentos mensal).

Nos dois últimos anos, algumas regras foram flexibilizadas para ajudar os participantes em função da pandemia, tais como exclusão de carência de seis meses entre empréstimos, possibilidade de suspensão dos pagamentos (de abril a julho), isenção de IOF em determinados períodos, redução das taxas de juros e reintegração de parcelas de empréstimo (para quem teve suspensão ou redução do contrato de trabalho, foi dada a opção de pagamento via boleto para evitar o recálculo).

Em 2021, o programa lançou um novo simulador, mais simples e intuitivo, que facilita a escolha da modalidade mais adequada, e foi também implantada uma plataforma de empréstimos mais amigável e moderna que permite melhorar a gestão interna e incluir novas funcionalidades para os participantes. Em breve, a Visão Prev disponibilizará a simulação e solicitação de empréstimo também pelo aplicativo. Aguarde!

Quanto às regras de elegibilidade ao programa, neste ano, a entidade está realizando um estudo sobre a viabilidade de expandir o acesso, permitindo que mais pessoas se tornem elegíveis.

Comunicação e marketing

Tipos de observação

Comunicação mais direcionada, excesso de comunicação, falta de informações, comunicação mais clara.

Avaliação

Foram citados temas variados e pontuais que se referem a dúvidas para as quais os participantes não encontraram respostas. As ocorrências não se deram necessariamente por indisponibilidade de dados, mas sim, em muitos casos, pela dificuldade em localizar as informações nos materiais e comunicados divulgados por e-mail, SMS, site, Blog, Boletim de Investimentos, redes sociais e vídeos do YouTube, entre outros.

Todos esses meios de comunicação, e também os canais de atendimento, visam esclarecer questões relativas às regras dos planos e apresentar novidades e campanhas da entidade. Por isso, é essencial manter seus dados de contato atualizados para assegurar o acesso a essas informações.

Por outro lado, alguns comentários apontam desconforto com o excesso de comunicados enviados.

Ao longo de 2021, a Visão Prev buscou diminuir o volume de envios, na comparação com o ano anterior, priorizando os temas mais relevantes. Ainda assim há muitos assuntos a serem compartilhados, até mesmo por questões legais, inclusive referentes a atualizações e possibilidades de escolhas à disposição dos participantes. Recentemente, a entidade adquiriu novas plataformas que vão possibilitar a otimização e modernização das comunicações enviadas aos participantes, permitindo inclusive interações mais direcionadas. 

Regras dos planos

Tipos de observação

Questionamentos e sugestões sobre as regras dos planos, contrapartida, equiparação entre planos diferentes, taxa de administração, opções de saída do plano, beneficiários, aposentadoria e saque, entre outras.

Avaliação

A Visão Prev está sempre atenta a melhorias que possam trazer novas vantagens e benefícios aos participantes. Essas alterações devem estar alinhadas às melhores práticas do setor, bem como à legislação que rege a atuação das entidades fechadas de previdência complementar. Por isso, as mudanças não podem ser efetivadas sem a prévia aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão responsável pela fiscalização e supervisão do setor.

As regras precisam corresponder às características dos planos, seu objetivo e tipo. No caso da Visão Prev, são cinco planos: quatro de Contribuição Definida –  Visão Multi e Mais Visão (abertos para novas adesões) e Visão Telefônica e PreVisão (fechados) – e um de Benefício Definido, o Telefônica BD. Cada um tem finalidades e regras próprias que devem ser seguidas à risca e não são intercambiáveis, pois atendem a necessidades e propósitos específicos.

Em relação às taxas, a Visão Prev não cobra taxa de carregamento em nenhum de seus planos, as demais taxas estão atreladas a cada Regulamento. Clique aqui e saiba mais sobre o que é e como funciona o pagamento do Plano de Custeio.

Quanto à possibilidade de troca de perfil e alteração de renda e contribuição, o objetivo é oferecer flexibilidade ao participante na gestão de seu plano. Vale destacar que não são recomendadas mudanças frequentes de perfil, conforme demonstra o estudo feito pela área de Investimentos da Visão Prev e divulgado aqui no nosso Blog.

abril de 2022

Deixe um comentário

Ou acesse com:




AllEscort