Acontece na Visão

Custeio dos planos é mantido em 2022

A+ A- Baixar
PDF

Custeio dos planos é mantido em 2022

Em sua última reunião, no dia 17 de março, o Conselho Deliberativo da Visão Prev aprovou o Plano de Custeio que será usado de abril de 2022 a março de 2023. Os cálculos feitos pelos atuários indicaram que devem ser mantidos os percentuais cobrados para os benefícios de risco dos planos Visão Telefônica e Visão Multi (os únicos que têm essa cobertura) como demonstra a tabela:

* Esses custos são pagos pelas patrocinadoras e pelos autopatrocinados.

No Visão Telefônica e no Visão Multi, o pagamento da taxa administrativa* também manteve os mesmos níveis do ano anterior, sendo calculado conforme a faixa de saldo individual:

* Por serem mais antigos e, portanto, terem mais recursos acumulados no chamado Fundo Administrativo, três planos cobrem os custos administrativos utilizando o saldo desse Fundo, da seguinte forma: Visão Telefônica (para ativos e assistidos), PreVisão (para assistidos) e Telefônica BD (para todos os participantes).

Também no Mais Visão, não houve mudança na tabela de custeio administrativo em relação ao período passado e o pagamento é feito por todos os participantes, em função de seu patrimônio no plano:

Também no Mais Visão, não houve mudança na tabela de custeio administrativo em relação ao período passado e o pagamento é feito por todos os participantes, em função de seu patrimônio no plano:

Mas o que é Plano de Custeio?

O Plano de Custeio determina o volume de recursos necessários para a cobertura das despesas de cada plano. Ele é calculado por meio de simulações estatísticas que indicam o valor de contribuição para que os compromissos dos planos possam ser cumpridos.

O Plano de Custeio é uma exigência legal e seus cálculos são feitos por atuários especializados que avaliam uma série de variáveis financeiras e biométricas, além de estudar o perfil dos participantes dos planos em relação a idade, sexo, expectativa de vida e tempo de vinculação com as patrocinadoras e os planos, entre outros. Como esses dados mudam, o custeio é refeito anualmente e aprovado pelo Conselho Deliberativo para ser usado no período seguinte. O custeio das despesas é pago pelas patrocinadoras e participantes, conforme as regras de cada plano (veja nas tabelas acima).

O que é coberto?

O Plano de Custeio cobre dois tipos de despesas:

  • Os benefícios não programados – também conhecidos como benefícios de risco (Aposentadoria por Invalidez ou Pensão por Morte). Estão disponíveis para os participantes ativos e autopatrocinados dos planos Visão Telefônica e Visão Multi.
  • As despesas administrativas – os recursos para gerir a entidade e seus planos, definidos conforme o orçamento anual proposto pela Diretoria e aprovado pelo Conselho Deliberativo.

Vale lembrar que a Visão Prev não cobra taxa de carregamento em nenhum de seus planos.

 

Quer saber mais sobre o seu plano?

É fácil: dentro do site da Visão Prev, entre em “Nossos Planos”, clique no nome do seu plano e descubra muitas informações interessantes.

abril de 2022