Visão Educa

Finanças: um assunto de família

A+ A- Baixar
PDF

Introduzir o debate sobre a importância das finanças no âmbito doméstico é essencial para a qualidade de vida e a concretização dos sonhos compartilhados. No entanto, esse tema pode ser desafiador e até mesmo restrito entre os membros da família, devido às divergências e desconfortos que podem surgir em relação à privacidade individual. A ausência de comunicação sobre questões financeiras acaba causando inconvenientes entre os familiares.

Falar sobre dinheiro precisa deixar de ser tabu! Qualquer educador financeiro que seja procurado para ajudar a organizar o orçamento já tem na ponta da língua uma primeira orientação:“todos os membros da família precisam saber quanto cada um ganha”, afirma Carol Paiffer, CEO da Atom e investidora do programa Shark Tank Brasil. Segundo Carol, o problema é que, muitas vezes, os pais só falam sobre dinheiro quando estão passando por uma crise. “É imprescindível que as crianças saibam quanto os pais ganham e quanto custam as despesas mensais”, completa.

E você? Conversa sobre finanças com sua família?

Para facilitar a abordagem desse assunto com seus familiares, compartilhando compromissos relacionados ao orçamento doméstico e planos para o futuro, reunimos algumas dicas úteis que podem ajudar você nesse processo. Confira:

Proponha parceria para fazer o planejamento

Mais do que criar o hábito de controlar receitas e despesas, é preciso incluir todos os moradores da casa nesse processo. Essa simples atitude é fundamental para a conscientização dos membros da família sobre economia, responsabilidades e objetivos em comum. Ah! E é importante adaptar a linguagem para as crianças, de acordo com a idade de cada um, evitando termos complicados ou jargões financeiros.

Estipule metas coletivas

Com o lema “família que cuida das finanças unida… permanece unida!”, vocês não apenas compartilham a responsabilidade de cuidar das despesas domésticas entre todos os moradores, mas também podem dividir metas e sonhos. Por exemplo, ao reduzirem o consumo de energia elétrica, vocês poderão desfrutar de algo especial, como uma viagem em família.

Incentive novos hábitos de consumo

Busque conhecer sobre o consumo consciente, conversando com todos sobre o assunto. Mas não se esqueça de praticar os novos hábitos, sendo exemplo na hora de evitar o desperdício de alimentos, as compras por impulso etc. Outra boa ideia é determinar critérios para a mesada das crianças, os passeios de fim de semana, entre outros gastos extras.

Comemore cada conquista com a família

Recebeu uma promoção no trabalho? Seu filho passou no vestibular? Conseguiu quitar uma dívida? Celebrem cada conquista, independente de ser pequena ou grande. Vocês podem comemorar com um jantar especial em casa ou simplesmente parabenizando todos pela vitória em conjunto.

Olhe para o futuro

Com o orçamento doméstico sob controle, práticas de consumo consciente e dívidas renegociadas ou quitadas, além do envolvimento de toda a família, é o momento ideal para se reunir e traçar planos ambiciosos visando à estabilidade e prosperidade futura, permitindo a realização de sonhos individuais e coletivos. 

julho de 2023