Visão de Vida

Como ser freelancer e conseguir uma renda mensal?

A+ A- Baixar
PDF

Esse artigo é para você que trabalha como profissional autônomo para manter as contas em dia. Mas também é para você que está fora do mercado de trabalho convencional e quer entrar para esse mundo sem deixar de lado o seu futuro financeiro.

O desejo de ser independente e conquistar seus próprios bens está dentro de nós o tempo todo. E os mais jovens (principalmente os que pertencem às gerações Millennials e Gen z) se destacam ainda mais neste sentido, sempre buscando meios de encontrar uma alternativa de trabalho não convencional.

Mas seja qual for a sua geração, confira as dicas para você que está começando nessa área e quais são as vantagens e desafios de trabalhar por conta própria.

3 dicas para começar a trabalhar como freelancer

  1. Escolha uma área de atuação
Busque o que mais te deixa feliz e onde você tem mais habilidade. Assim, você consegue encontrar excelentes trabalhos e criar uma reputação recomendável para outros clientes.

  1. Defina os valores
Calcule quais serão os custos mensais para desenvolver o trabalho, como luz, internet, mão de obra, aluguel etc. Assim, você consegue saber qual é o valor mínimo a ser cobrado do seu cliente, unindo custos e lucro.

  1. Faça um planejamento
Fazer uma reserva financeira e pensar nos imprevistos é essencial para quem é autônomo ou se preocupa com possíveis problemas no decorrer da jornada. Então, junte uma quantia mensal e invista para ter rentabilidade e manter o seu dinheiro seguro.

Vantagens e desafios de ser freelancer

  1. Ser o seu próprio chefe

Não ter um superior acima de você para passar ordens e controlar o seu trabalho pode ser muito interessante. Essa é a autonomia que muitos procuram, pois dessa forma, o freelancer é quem decide o seu horário de trabalho e os seus dias de folga. Mas claro que toda essa autonomia e flexibilidade também exige mais responsabilidade, pois tudo dependerá de você.

  1. Liberdade para escolher o local de trabalho

Trabalhar em casa ou alugar uma sala comercial? Você decide! Essa é uma das maiores vantagens de ser freelancer, pois você pode trabalhar na praia, em casa, na cafeteria ou em um escritório compartilhado. Entretanto, não esqueça de estabelecer o seu horário de trabalho de forma consciente, já que como autônomo você precisará manter a disciplina para controlar o momento de foco e o de lazer.

  1. Como atrair clientes

A prospecção de clientes é um grande desafio, visto que o número de profissionais liberais aumenta cada vez mais. Por isso, é muito importante se destacar no mercado. Confira algumas dicas para atrair clientes:

  • Elabore um portfólio com os seus produtos e/ou serviços;
  • Compartilhe seu portfólio nas redes sociais;
  • Busque fazer networking: uma rede de contatos qualificada é uma ótima opção para fazer indicações do seu serviço;
  • Se especialize em algum nicho, assim você se tornará referência no mercado e as chances de atrair clientes aumentará;
  • Utilize plataformas de freelancers para divulgar seu trabalho.
  1. Remuneração e benefícios

Ao contrário do regime convencional que possui teto salarial, como freelancer você recebe de acordo o trabalho produzido, logo existe possibilidade de rendas muito maiores. Porém, não recebe benefícios extras, como plano de saúde, vale refeição, pagamento de horas extras, décimo terceiro salário, férias remuneradas, ou até mesmo períodos em que a renda diminua dependendo da sazonalidade.

 

Ter uma reserva de emergência para esses momentos é fundamental. Por isso, é muito importante os autônomos investirem em uma Previdência Privada como um complemento ao valor da aposentadoria do INSS. Confira aqui uma matéria que publicamos sobre a aposentadoria para profissionais autônomos e outra matéria a respeito das 5 vantagens de pagar uma plano de aposentaria privado.

Quem pode ser freelancer?

Geralmente os profissionais que trabalham sob este regime pertencem as áreas da comunicação e tecnologia. A seguir, apresentamos algumas profissões mais presentes dentro do regime de freelancer.

  1. Marketing
Talvez essa seja a principal área de atuação de autônomos, já que quem quer sobreviver no mercado e se destacar com os concorrentes, precisa investir na divulgação da marca. Por isso, os profissionais desse ramo costumam ter bastante liberdade na criação de projetos e de trabalho em casa, por exemplo.

  1. Web design ou design gráfico
Parecida com a área anterior, essa também possui criatividade e autonomia em jogo, o que facilita o trabalho em qualquer lugar, levando apenas um computador.

  1. Contador
As áreas de finanças e administração também possibilitam o trabalho autônomo. Essa é uma excelente maneira de agilizar processos e trabalhos internos de clientes.

  1. Esteticista
A área de beleza vai muito além dos salões! As profissionais do ramo estão cada dia mais especializadas para ter o próprio negócio, seja em casa ou em uma sala comercial. Esse ramo requer investimentos mais altos, porém o retorno costuma ser superior e muito satisfatório.

Agora que você já sabe o que é preciso para ser um freelancer, conheceu as vantagens, desafios e algumas profissões para atuar, que tal tirar o projeto do papel e começar a realizar os seus sonhos e investir para ter uma renda complementar?

agosto de 2022