Receber novidades

Acontece na Visão

Quais as regras dos planos em relação aos beneficiários?

A+ A- Baixar
PDF

Criados em diferentes momentos, com diferentes propósitos para diferentes públicos, os planos da Visão Prev têm regras também diferentes em relação a diversos aspectos. Um deles tem a ver com a indicação de beneficiários para receber sua Pensão por Morte em caso de falecimento.

As regras são simples e claras, mas é preciso entender corretamente as determinações do seu plano para assegurar que sua vontade seja cumprida como você planejou. Vamos a elas?

Em primeiro lugar, saiba quem é quem

Há dois tipos de beneficiários que podem receber a Pensão por Morte pela Visão Prev: os legais e os indicados.

Os beneficiários legais

⦁ Cônjuge ou o/a companheiro/a;
⦁ Filhos e enteados de até 21 anos e filhos e enteados solteiros, maiores de 21 anos e menores de 24 anos, desde que estudantes em curso superior oficialmente reconhecido;
⦁ Filhos e enteados inválidos, sem limite de idade.

 

Os beneficiários indicados

Qualquer pessoa designada pelo participante para receber a Pensão por Morte. Não é necessário ter qualquer vínculo de parentesco.

 

Atenção: Se você não possui beneficiários legais, é essencial fazer suas indicações para que prevaleça sua vontade. Caso contrário, o pagamento será definido em espólio. E, mesmo que tenha beneficiários legais, é importante manter sua lista de beneficiários indicados sempre atualizada, na área restrita do site.

As regras dos 5 planos

Veja as diretrizes em relação aos beneficiários legais e indicados conforme o seu plano de previdência:

No Visão Multi e no Visão Telefônica

 

Os beneficiários legais têm prioridade no recebimento do benefício. Somente na sua ausência, valem os beneficiários indicados. O pagamento ocorre da seguinte maneira:

  • Para os beneficiários legais: na forma de renda mensal.
  • Para os beneficiários indicados: como renda mensal (no Visão Multi) ou pagamento único do saldo total remanescente (no Visão Multi e Visão Telefônica).
  • Para os beneficiários por espólio: pagamento único do saldo total remanescente.

No Mais Visão

Os beneficiários indicados têm prioridade sobre os legais. O recebimento pode ser feito na forma de renda mensal ou pagamento único do saldo total remanescente.

No PreVisão

 

Para os participantes que fizeram nova indicação ou exclusão após 06/06/2017, a regra é igual à do plano Visão Telefônica. Para os que definiram seus beneficiários antes dessa data e não realizaram nenhuma inclusão, exclusão ou alteração posterior, a prioridade de recebimento é invertida, com os beneficiários indicados tendo preferência sobre os legais.

No Telefônica BD:

 

A Pensão por Morte é paga exclusivamente aos beneficiários legais (até, no máximo, 5) que podem ser: os filhos e enteados solteiros com até 22 anos incompletos, ou até 25 anos incompletos, desde que estudantes em curso superior oficialmente reconhecido, ou inválidos, sem limite de idade, o cônjuge, o/a companheiro/a, desde que tenham o reconhecimento da condição de dependente pelo Regime Geral de Previdência Social, e pai e mãe sem recursos. Se não tiver beneficiários legais, o participante deve designar, para recebimento de Pecúlio por Morte (em pagamento único), qualquer pessoa, independentemente de vínculo de dependência econômica.

 

Quer checar quem são seus beneficiários?

É só entrar na área restrita do site (ou no aplicativo da Visão Prev) e clicar em Meu Cadastro > Beneficiários.

Sua lista deve estar sempre atualizada

Casou? Se divorciou? Teve um filho? Perdeu um familiar próximo? Então, atenção para a sua lista de beneficiários na Visão Prev!

Quando o assunto é sucessão patrimonial, ter um plano de previdência pode significar uma preocupação a menos em caso de falecimento, já que o saldo acumulado no plano não entra no processo de inventário e vai diretamente para seus beneficiários (legais ou indicados, de acordo com a regra de cada plano). Mas é fundamental que sua lista esteja sempre atualizada para assegurar o pagamento correto do benefício. Clique aqui para ler uma matéria no nosso Blog sobre planejamento sucessório.

Como alterar seus beneficiários

Tanto no site quanto no aplicativo da Visão Prev, o caminho é o mesmo: Meu Cadastro > Beneficiários

 

Para incluir um novo beneficiário, basta clicar em “+ Adicionar Beneficiário” e preencher as informações solicitadas*.

* Se a pessoa já for cadastrada, será necessário informar apenas CPF, nome, data de nascimento e parentesco.

 

Na sequência, aparece a opção de “+ Adicionar Beneficiário” (caso queira incluir outras pessoas), “Desfazer alterações” ou “Salvar”. Para finalizar o processo, clique em “Salvar” e depois em “Confirmar”.

Após sua confirmação, é apresentado o protocolo do registro e o e-mail para o qual será enviado o Token para validação das alterações. É importante acessar o e-mail e clicar no link para efetivar a alteração.

Para suprimir um beneficiário, basta clicar em “Excluir Beneficiário” e fazer todas as confirmações solicitadas.

 

Atenção: Assim como no processo de inclusão, a exclusão só é finalizada após a validação do link enviado para o e-mail cadastrado.

Importante!

Os beneficiários precisam conhecer seus direitos e deveres em relação ao seu plano de previdência complementar. Eles devem, portanto, ser informados sobre o que fazer, em caso de necessidade, e como contatar a Visão Prev.

agosto de 2021

Deixe um comentário

Ou acesse com:




Preencha seu e-mail
e receba novidades!

Fique por dentro das tendências
ligadas à independência financeira,
qualidade de vida e muito mais!

Enviado com sucesso