Visão Educa

Previdência complementar simplifica a sucessão patrimonial

A+ A- Baixar
PDF

Não há como escapar: às vezes na vida, é preciso abordar assuntos que podem não ser agradáveis, mas que, definitivamente, são essenciais. Sucessão patrimonial é, sem dúvida, um desses temas – ou seja, quem terá direito a receber seu patrimônio no caso de seu falecimento e qual é a melhor forma de realizar esse procedimento.

 

Na previdência complementar, as regras de sucessão costumam ser equiparadas ao que acontece com os seguros de vida. Isso quer dizer que os recursos podem ir diretamente para seus beneficiários sem passar pelo processo de inventário de bens.

E qual é a vantagem de não entrar em inventário?

A principal vantagem é fazer um planejamento sucessório que ajude a evitar o pagamento de impostos sobre a transmissão de bens (a alíquota pode chegar a 8%, dependendo do estado) e custos advocatícios, entre outros. A sucessão via previdência complementar é, portanto, mais simples, rápida e barata. Isso reduz problemas e dificuldades em um momento já extremamente complexo para todos os envolvidos.

Outra vantagem é que em alguns planos, como o Mais Visão, você pode escolher quaisquer pessoas para receber o seu patrimônio, sejam elas seus beneficiários legais ou não. Essa indicação é feita no ato da inscrição no plano, mas pode ser alterada a qualquer momento, com a exclusão ou inclusão de beneficiários. O saldo de conta é dividido entre todos os indicados que podem optar pelo recebimento à vista ou como renda mensal. Para mais detalhes, acesse o site do Mais Visão.

Os planos patrocinados da Visão Prev (Visão Multi, Visão Telefônica, PreVisão e Telefônica BD) também não entram em inventário, mas possuem regras específicas em relação aos beneficiários legais e indicados. Clique aqui para ler uma matéria no nosso Blog sobre essa questão nos diferentes planos.

Importante!

Os beneficiários precisam conhecer seus direitos e deveres em relação ao seu plano de previdência complementar. Eles devem, portanto, ser informados sobre o que fazer, em caso de necessidade, e como contatar a Visão Prev.​

agosto de 2021