Acontece na Visão

Relatório Anual: um retrato da Visão Prev em 2022

A+ A- Baixar
PDF

No dia 26 de abril, a Visão Prev divulgou o seu Relatório Anual de 2022. Publicado em uma plataforma interativa, ele é a maior fonte de dados consolidados da entidade, contemplando inúmeras informações sobre os planos e as principais atividades, projetos e realizações durante o ano.

Vale destacar que o Relatório Anual elaborado pela Visão Prev vai muito além da exigência legal de prestação de contas determinada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), responsável pela fiscalização e supervisão das entidades. “Aproveitamos a necessidade de disponibilizar esse balanço para ir além. Mobilizamos todas as equipes no sentido de avaliar o exercício anterior, resumir nossos desafios e conquistas e criar conexões que possam inclusive nortear novas ações. É um esforço de estruturação e análise muito interessante e produtivo que resulta em um resumo detalhado de nossas atividades para todos os participantes, patrocinadoras, órgãos reguladores e pares do mercado, entre outros públicos”, explica Marcelo Pezzutto, presidente da Visão Prev.

Top 10 na Pesquisa de Satisfação

Um cuidado importante na elaboração do Relatório Anual é em relação à linguagem. A premissa é que os textos sejam simples e claros, evitando termos técnicos que dificultem a compreensão do conteúdo. Além disso, são usados elementos visuais, como gráficos e tabelas, que facilitam o entendimento dos dados. Afinal, o objetivo é criar um documento que divulgue, de forma transparente e acessível, as mais diversas informações da entidade e de seus planos.

Esse compromisso vem sendo reconhecido pela Pesquisa de Satisfação, realizada anualmente com os participantes. Nela, o Relatório sempre aparece entre os 10 tópicos mais bem avaliados. Em 2022, 93,03% das respostas atribuíram notas entre 7 e 10 para a publicação, o que representa 3 pontos percentuais acima da edição anterior (clique aqui para saber mais sobre a pesquisa).

Visual renovado

O Relatório Anual 2022 teve sua identidade gráfica revista e a navegação ficou ainda mais moderna, simples e intuitiva, facilitando buscas específicas e o acesso às diferentes partes do documento. O conteúdo editorial manteve a divisão em três pilares para ajudar no entendimento das informações e atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano por todas as áreas da Visão Prev:

Gestão e Governança

Nessa parte, você acompanha as iniciativas e práticas de gestão, governança, compliance, qualidade e controle, entre outras, voltadas à sustentabilidade da entidade, ao cumprimento de seus objetivos previdenciários e à segurança dos participantes.

Econômico e Financeiro

Em meio aos desafios da economia nacional e internacional e da complexidade crescente do mercado financeiro, você confere as ações da Visão Prev para proteger e rentabilizar o patrimônio dos participantes.

Comunicação e Relacionamento

Aqui você conhece o que foi feito nessas duas frentes para que os participantes estejam mais próximos dos temas ligados à previdência complementar, compreendam o funcionamento de seus planos e aproveitem ao máximo suas vantagens e benefícios.

Além disso, o Relatório Anual traz as mensagens do presidente do Conselho Deliberativo, Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira, e do presidente da Visão Prev, Marcelo Pezzutto, bem como a composição dos órgãos de gestão e os princípios organizacionais que orientam a atuação de todos os profissionais da entidade (Missão, Visão e Valores).

Por fim, é possível verificar os registros contábeis, nas Demonstrações Financeiras Consolidadas (com documentos como Balanço Patrimonial, Demonstrações de Investimentos, Demonstrativo da Rentabilidade Líquida e Bruta dos planos e Situação Atuarial), um Glossário (com a explicação dos principais termos usados no Relatório) e as Demonstrações Financeiras por Plano (com informações e balanços específicos de cada plano).

Consulte o Relatório Anual, navegue por suas informações e saiba ainda mais sobre as iniciativas da Visão Prev para tornar seu plano sempre melhor!

abril de 2023