A Visão Prev utiliza cookies para acompanhar os acessos e o comportamento dos usuários no site, melhorar a experiência de navegação e, eventualmente, para fins publicitários. Ao seguir navegando, você concorda com a utilização desses dados. Caso prefira, consulte nossa política de privacidade, clicando aqui
Quando se pensa em planejamento financeiro, é preciso também refletir sobre como se programar para a chegada da aposentadoria. Certo? Infelizmente, essa não é a realidade para a maioria dos brasileiros.
O “Relatório Global do Sistema Previdenciário 2020”, feito pela seguradora Allianz avaliando a estrutura previdenciária de 70 países, mostrou que, no Brasil, 90% das pessoas não guardam dinheiro para a aposentadoria. “Olhando a outra ponta dessa estatística, é impressionante ver que apenas 10% dos brasileiros refletem sobre esse planejamento que fará uma diferença enorme em um momento tão delicado da vida. Esse é apenas um dos dados alarmantes quando se fala em preparação para o pós-trabalho em nosso país”, comentou o presidente da Visão Prev, Marcelo Pezzutto, em uma live sobre “Estratégias para antecipar a sua aposentadoria”. Veja, a seguir, os principais tópicos abordados:
Juros compostos a seu favor
Os juros compostos são grandes aliados de quem investe e grandes algozes de quem gasta (sobretudo mais do que ganha!).
Quando você perde com eles? Quando paga juros sobre juros (ou seja, a taxa aplicada incide sobre o valor a pagar + a taxa do mês anterior, sucessivamente), aumentando sua dívida nas seguintes situações:
No crédito rotativo do cartão de crédito
No cheque especial no banco
Nos contratos de empréstimos*
Nas compras a prazo
Mas o mesmo efeito negativo que têm sobre os seus gastos, eles têm de forma positiva quando você investe em previdência complementar ou em produtos bancários. É sobre seus recursos + a rentabilidade obtida a cada mês que incide a rentabilidade do mês seguinte. Ou seja, os juros vão recair sobre os próprios juros, potencializando os seus ganhos!
No quadro abaixo, essa realidade fica clara ao mostrar como o esforço para alcançar uma reserva de R$ 200 mil é bem menor para quem tem mais tempo de investimento. Para acumular esse valor em 5, 10, 20 ou 30 anos, veja a diferença de quanto é preciso investir por mês:
* Vale lembrar que o Programa de Empréstimos está disponível para os participantes ativos e autopatrocinados dos planos Visão Multi e Visão Telefônica e para os assistidos/pensionistas únicos dos planos Visão Multi, Visão Telefônica, Telefônica BD e PreVisão. Clique aqui para conhecer as condições oferecidas.
Investir na Visão Prev ou na previdência aberta?
A previdência aberta é aquela oferecida por bancos, corretoras e seguradoras. Em termos de rentabilidade, Marcelo mostrou, a partir de dados reais das principais instituições do mercado nacional, que os resultados obtidos pelo plano PreVisão e os perfis dos planos Visão Telefônica, Visão Multi e Mais Visão são superiores aos dos demais produtos. Para isso, a comparação foi feita em uma janela de longo prazo, no período de 1º de abril de 2019 a 31 de março de 2024. Nesses 60 meses, o IPCA foi 32,67% enquanto os planos/perfis da Visão Prev somaram:
Produto
Retorno %
PERFIL SUPERCONSERVADOR
47,44%
PERFIL CONSERVADOR
57,19%
PERFIL MODERADO
55,47%
PERFIL AGRESSIVO
51,57%
PERFIL AGRESSIVO RENDA FIXA LP
52,73%
PREVISÃO
76.97%
Além da expertise de nossos profissionais e do cuidado na contratação dos gestores, a Visão Prev tem a seu favor um diferencial de peso. Somos uma entidade sem fins lucrativos, o que representa uma grande vantagem em comparação aos planos abertos, pois a rentabilidade obtida pelos investimentos é integralmente repassada aos participantes.
Facilidade na sucessão patrimonial
Nossos planos também podem ser muito vantajosos em seu planejamento sucessório. Isso porque oferecem liberdade e flexibilidade para indicar e alterar beneficiários. E tem mais: em caso de falecimento, seu patrimônio na Visão Prev não entra em inventário, o que permite a transferência mais rápida dos recursos, sem pagamento de ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação) ou gastos com advogados no processo. “Uma opção interessante é abrir mais de um plano Mais Visão conosco, já dividindo os recursos para diferentes beneficiários. Assim, o participante pode designar quanto quer direcionar para cada pessoa”, detalhou Marcelo na apresentação.
Vantagens tributárias
É sempre bom reforçar que todas as contribuições feitas pelos participantes são dedutíveis na Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda pelo modelo completo, até o limite de 12% dos rendimentos tributáveis no ano. Clique aqui para ler uma matéria do nosso Blog a esse respeito.
Além disso, os participantes podem escolher como desejam que seu benefício (ou resgate total/parcial) seja tributado na hora do pagamento, optando entre duas tabelas, a Progressiva ou a Regressiva*. Em janeiro deste ano, uma nova regra permitiu a possibilidade de troca de opção (clique aqui para saber mais).
* essa alternativa só é oferecida para os planos de previdência complementar fechados e os abertos do tipo PGBL.
E uma grande novidade do plano Mais Visão!
Aprovamos, junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), uma alteração regulamentar do plano Mais Visão que flexibiliza ainda mais o acesso a uma renda extra.
“Agora, é possível iniciar o recebimento do benefício aos 40 anos de idade, sem nenhuma carência. Ou seja, se você ou um familiar até 3º grau de parentesco tiver um plano de previdência fechado de característica PGBL e mais de 40 anos de idade, é possível portar seus recursos para o Mais Visão e começar a receber uma renda extra imediatamente”, esclareceu Marcelo. Estão disponíveis duas formas de pagamento à sua escolha:
Por percentual do saldo – de 0 a 2% do saldo
Por prazo certo – de 5 a 40 anos
É permitido também fazer um saque de até 30% da reserva a qualquer momento. “Visto que é possível ter quantos planos Mais Visão quiser, você consegue receber aposentadoria de um e realizar contribuições para acúmulo de patrimônio em outro, o que pode ser muito útil em seu planejamento financeiro. Também é possível ser participante ativo* de um de nossos planos patrocinados – Visão Multi e Visão Telefônica – e já se aposentar pelo Mais Visão. Basta ter mais de 40 anos.”
Clique aqui e saiba mais sobre essa e outras novidades do plano Mais Visão.
* empregado de uma das empresas patrocinadoras do Grupo Telefônica Vivo
Assistiu à live e quer rever algum ponto?
Não conseguiu entrar no dia e quer conhecer o conteúdo completo?
Então, clique aqui e confira como foi a apresentação “Estratégias para antecipar a sua aposentadoria”, com Marcelo Pezzutto.