Visão de Vida

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o que temos a ver com eles?

A+ A- Baixar
PDF

Como unir forças para enfrentar os problemas ambientais causados pela ação humana? Reduzir a desigualdade entre pessoas e países? Eliminar a violência de gênero? Produzir e consumir de modo mais sustentável?

Essas questões preocupam (ou deveriam preocupar) todos nós. Afinal, compartilhamos a vida no mesmo planeta e no mesmo momento histórico. Por que, então, não agir de forma inclusiva e responsável, tanto para nós quanto para as gerações futuras?

Em setembro de 2015, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), seus 193 Estados membros aprovaram, por unanimidade, uma agenda global para os 15 anos seguintes, baseada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), subdivididos em 169 metas monitoradas por 300 indicadores. Confira um vídeo da ONU sobre o tema: 

Os ODS foram traçados de forma abrangente a partir da participação de diversos stakeholders e consultas em mais de 100 países, o que lhes confere legitimidade e amplitude sem precedentes. Para se ter ideia, mais de 8,5 milhões de pessoas foram ouvidas pela ONU, presencialmente ou online. Que tal, então, saber mais sobre esses objetivos? 

A importância dessa iniciativa

Os 17 ODS integram um plano de ação global que estabelece os tópicos prioritários para serem incorporados às três dimensões do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômica. A proposta é alterar os padrões atuais para um novo modelo que reduza as desigualdades de renda e de gênero, a exclusão social, a degradação dos recursos naturais e que promova a segurança alimentar e o uso eficiente dos recursos, entre outros desafios comuns que os países enfrentam em diferentes escalas. É um caminho longo e difícil? Sem dúvida, mas é uma transformação mais do que necessária e bem-vinda para todos.

Ações concretas

Cada objetivo se desdobra em uma série de ações concretas para atingir os resultados esperados. O Objetivo 7, por exemplo, se refere à “Energia acessível e limpa” e tem cinco ações previstas até 2030:

Impacto nos países e empresas

A Agenda 2030 influencia os tomadores de decisão, sejam eles formuladores de políticas públicas governamentais ou do setor privado. Ela traz consigo o poder de ter sido aprovada por 193 países e ser aplicável a todos (governos, empresas, sociedade civil e indivíduos).

 

A ideia é modificar nossa noção de progresso e desenvolvimento. Afinal, está claro que todos dependemos de boas condições ambientais e qualidade de vida para uma existência saudável e harmônica. Esses aspectos fazem, cada vez mais, parte das preocupações dos governos, empresas e sociedade civil e ainda há diversas mudanças e melhorias possíveis.

Muitas informações para você

A ONU Brasil tem um site só sobre os ODS, com explicações detalhadas de cada objetivo, das ações existentes no país e de como você pode se engajar. Clique aqui para acessar.

Aqui na Visão Prev

Nossas ações de ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês), que envolvem práticas ambientais, sociais e de governança, seguem as diretrizes dos ODS. Nessa matéria do Blog, você acompanha nossos compromissos nos três pilares. 

fevereiro de 2024