Acontece na Visão

Você sabe o que é ESG? A Visão Prev está alinhada com esses princípios

A+ A- Baixar
PDF

Vão longe os tempos em que as empresas se preocupavam apenas com a qualidade do produto ou do serviço que ofereciam. Aos poucos, tem ficado cada vez mais claro que elas também precisam controlar o resultado de suas atividades ao longo de toda a cadeia de criação, desenvolvimento e entrega desses produtos e serviços.

Para isso, foram criados os princípios ESG que monitoram esses impactos a partir de 3 aspectos (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês) que correspondem às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.

A origem

O termo foi usado pela primeira vez em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins* (Quem Cuida Ganha). Surgiu de uma provocação do então secretário-geral da ONU Kofi Annan a 50 CEOs de grandes instituições financeiras mundiais sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.

Na mesma época, a UNEP-FI (Iniciativa Financeira do Programa Ambiental das Nações Unidas) lançou o relatório Freshfield que indicava a importância da integração dos fatores ESG na avaliação financeira de produtos e serviços. Aos poucos, os princípios ESG migraram do mercado financeiro para empresas de todos os segmentos, servindo como orientação para uma atuação responsável em várias frentes.

No vídeo abaixo, você confere como a jornada ESG está impactando o mundo corporativo (e a sua vida!)

Os 3 pilares

Meio ambiente – Abrange temas como gestão de resíduos, reciclagem de materiais, eficiência energética, uso de energias renováveis, redução de emissão de poluentes e gases, entre outras medidas voltadas à sustentabilidade ambiental.

Social – Engloba as práticas de responsabilidade social alinhadas a conteúdos como direitos humanos, respeito às leis trabalhistas e à diversidade, além de ações envolvendo a comunidade de forma geral.

Governança – Foca nas boas práticas de gestão e normas éticas, relacionadas ao cumprimento da legislação, transparência, segurança de dados, conduta corporativa, existência de comitês de auditoria e de compliance, entre outros aspectos.

Na Visão Prev

Por aqui, foi criada uma Meta ESG no início de 2023 com o objetivo de aprofundar o tema em nosso dia a dia. Para isso, foi necessário mobilizar toda a entidade de forma multidisciplinar, já que os princípios abordam questões institucionais e estruturais. Durante o ano, a equipe da Meta participou de seminários e estudos, além de avaliar as melhores práticas do setor.

“É importante destacar que a agenda ESG não é um programa direcionado e fechado, com iniciativas pontuais e conclusivas. É um compromisso formal que assumimos em relação aos 3 princípios, seguindo as diretrizes da GRI* (Global Reporting Initiative, organismo internacional de normatização), os PRI* (Princípios para o Investimento Responsável) e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que abordam 17 temas)”, conta Alex Jean Canuto, gerente de Investimentos e responsável pela implantação da Meta na Visão Prev.

* páginas em inglês com opção de tradução

Como estamos

Nos 3 pilares, a Visão Prev já possui diversas ações desenvolvidas e vem trabalhando na consolidação e ampliação de seu alcance. Veja:

No aspecto ambiental, nossas operações têm baixo impacto. Um ponto positivo é o fato de trabalharmos de modo híbrido (home office e presencial), o que evita deslocamentos excessivos, diminuindo consideravelmente nossa pegada de carbono. Dois destaques são a elaboração e aprovação da Política de Sustentabilidade da Visão Prev (redigida pela equipe da Meta e aprovada pelo Conselho Deliberativo) e a realização de um estudo para implementação do Relatório de Sustentabilidade, com base nos padrões internacionais da GRI, integrado ao nosso Relatório Anual.  Vale notar que tanto a Política quanto o Relatório abrangem os 3 fundamentos da sustentabilidade (econômico, ambiental e social).

No aspecto social, como entidade do setor de previdência privada, a Visão Prev tem esse pilar em seu próprio foco de atuação, já que influencia com responsabilidade a vida de seus participantes e sua dinâmica social. “Conquistamos novamente a certificação GPTW em 2023 e ficamos entre as 150 melhores pequenas empresas para trabalhar no Brasil. Também promovemos várias ações junto a nossos colaboradores como campanhas de vacinação contra a gripe, fornecimento de frutas da estação para alimentação diária, palestras sobre diversidade e inclusão, campanhas de arrecadação de chocolates para presentear crianças em vulnerabilidade social na Páscoa, participação no Dia dos Voluntários Telefônica e divulgação de conteúdo voltado à educação financeira (tanto internamente quanto junto aos participantes por meio de nosso Blog). Outro ponto relevante é que temos equidade de gênero na liderança, com 50% de mulheres em cargos de gestão (gerência e diretoria)”, explica Alex.

No aspecto governança, temos diversas iniciativas concluídas. Trata-se de um tema muito praticado na entidade, sendo foco de melhoria contínua por meio das políticas e ações de governança e compliance, incluindo a existência de uma DPO (Data Protection Officer, profissional que acompanha nossa conformidade com os regulamentos nacionais e internacionais de proteção de dados). Além disso, a Visão Prev possui 3 certificações de adequação às normas ISO: ISO 9001 (gestão da qualidade), ISO 27001 (gestão de segurança da informação) e ISO 27701 (gestão de informação privada).

Todos ganham com os princípios ESG

Toda empresa, qualquer que seja seu segmento, tem responsabilidades frente à sociedade. Se anteriormente elas eram associadas apenas à qualidade de produtos e serviços, geração de empregos e participação no PIB do país, hoje elas são muito mais amplas.

É preciso acompanhar todos os possíveis impactos de seus processos, positivos e negativos, a fim de propor soluções para mitigar eventuais efeitos desfavoráveis. “Por isso, o fato de a Visão Prev estar preocupada com essas questões já demonstra um elevado nível de seriedade e amadurecimento que só beneficia nossos participantes, tanto hoje quanto no futuro”, destaca Alex.

outubro de 2023