Visão de Vida

Longevidade: uma excelente oportunidade para se reinventar e realizar sonhos

A+ A- Baixar
PDF

Ao longo dos séculos, a busca incessante por maneiras de prolongar a juventude e a vida tem ganhado a atenção da humanidade. Esse desejo inato de desafiar os limites do envelhecimento está se tornando realidade devido ao aumento da expectativa de vida, resultado do progresso na medicina, melhores condições de saúde e avanços em tratamentos médicos. Além disso, os avanços em saneamento básico, nutrição e acesso a cuidados de saúde também têm contribuído para uma maior longevidade.

No entanto, viver mais tempo pode apresentar desafios, já que exige um melhor planejamento financeiro para o futuro. Essa nova fase traz um amplo espectro de oportunidades para concretizar sonhos e projetos, muitos dos quais podem ter sido adiados até a aposentadoria ou terceira idade.

É fundamental reconhecer que a geração nascida no período pós-guerra (1945-1964), conhecida como Baby Boomers, está revolucionando o conceito de velhice, apresentando mais vitalidade, disposição e preocupações estéticas do que as gerações anteriores.

Para o médico gerontólogo Alexandre Kalache, Presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (Internacional Longevity Center Brazil – ILC – BR), que passou por grandes instituições como Oxford, “Essa geração corajosa que liderou a revolução sexual, musical e muitas outras está envelhecendo com um legado valioso e ainda tem muito tempo para desafiar convenções e remodelar narrativas. Eles estão quebrando paradigmas e vivendo mais intensamente, aproveitando uma vida após os 50 e 60, caracterizada por qualidade e bem-estar”.

Além de trazer consigo uma bagagem de experiências e maturidade, a longevidade possibilita a chance de se reinventar profissionalmente, cuidar melhor da saúde, explorar paixões, concretizar sonhos, contribuir para a sociedade e até de se aventurar em viagens ou no universo do empreendedorismo.

A vida nessa fase não significa estagnação, mas, sim, um período de possibilidades que permite ser abraçado com coragem, determinação e segurança.

Aqui estão algumas sugestões para aproveitar muito mais essa fase:

Novas direções profissionais

  • Transição de carreira: a longevidade proporciona a chance de explorar novos rumos na carreira, aproveitando as experiências acumuladas ao longo da vida. Isso pode incluir atuar como consultor ou percorrer novos setores que despertem paixão.

  • Aprendizado contínuo: atualizar os conhecimentos e investir em desenvolvimento pessoal podem ser alternativas muito eficientes na capacitação de transição de carreira e para a aquisição de novas habilidades.

  • Empreendedorismo: profissionais veteranos têm maiores chances de empreender com sucesso, com base na sua expertise e estabilidade financeira.

Realizando sonhos adiados

  • Vida pessoal: esse novo ciclo pode ser uma excelente oportunidade para mergulhar em interesses pessoais – que podem ter sido adiados em virtude de obrigações anteriores –  tais como fazer novos amigos, mudar hábitos, fazer uma viagem, conhecer outras crenças e até mesmo construir um novo relacionamento.
    A longevidade proporciona a chance de explorar novos rumos na carreira, aproveitando as experiências acumuladas ao longo da vida. Isso pode incluir atuar como consultor ou percorrer novos setores que despertem paixão.

  • Viagens e aventuras: no período do pós-carreira, você pode aproveitar o tempo livre para viajar, conhecer culturas e vivenciar experiências enriquecedoras.

  • Impacto social: nessa fase, você também pode contribuir com a sociedade por meio de trabalho voluntário, seja em uma ONG ou participando de projetos na comunidade religiosa ou no próprio bairro.

Caso queira se aprofundar sobre o tema, apresentamos algumas dicas inspiradoras a você:

Livros:

Longevidade: os desafios e as oportunidades de se reinventar ( Évora; 1ª edição)

Ao analisarmos as projeções demográficas globais e brasileiras, surgem desafios e oportunidades em áreas como trabalho, moradia, acessibilidade e lazer. Além disso, é fundamental considerar como enfrentar uma vida cada vez mais longa sem metas, sonhos ou objetivos. Esse livro propõe o estímulo inicial para o planejamento nesse sentido, utilizando histórias de vida como fonte de inspiração.

O vendedor de futuros (Ed. Geração Editorial, 1ª edição)

O livro “O vendedor de futuros” é um perfil biográfico escrito a partir das conversas de Nilton Molina com o jornalista e escritor Luís Costa Pinto, publicado em novembro de 2021. Molina é um dos maiores especialistas brasileiros em previdência complementar.

Filme:

Um Senhor Estagiário (2015)

Cena retirada do filme "Um Senhor Estágiário" com participação de Robert De Niro e Anne Hathaway

Aos 70 anos, Ben leva uma vida monótona e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. Por mais que enfrente o inevitável choque de gerações, logo ele conquista os colegas de trabalho e se aproxima cada vez mais de Jules, que passa a vê-lo como um amigo.

setembro de 2023