Visão Educa

Você quer pagar menos Imposto de Renda?

A+ A- Baixar
PDF

Algumas despesas feitas por pessoas físicas ao longo do ano podem ser abatidas do Imposto de Renda no momento da Declaração de Ajuste Anual que, em 2025, deve ser entregue no período de 15 de março a 31 de maio. Dessa forma, é possível diminuir a base de cálculo e, consequentemente, reduzir o valor a pagar ou aumentar o saldo a receber!

Isso mesmo: os tais gastos dedutíveis dizem respeito a despesas médicas, educação, contribuições à previdência complementar (olha a Visão Prev aí!), doações e dependentes, entre outros. Neste momento, você deve estar justamente às voltas com os documentos, notas fiscais e recibos que comprovem os pagamentos feitos ao longo de 2024.

Mas será que você está usando ao máximo o benefício que o governo concede às pessoas que investem em previdência complementar? Vamos entender como tudo funciona para que você melhore ainda mais o uso dessa vantagem fiscal em 2025.

O incentivo fiscal

As contribuições feitas pelos participantes durante todo o ano são consideradas um gasto dedutível, ou seja, reduzem a base de cálculo de Imposto de Renda. Aqui na Visão Prev, o incentivo é válido, portanto, para os planos Visão Multi, Visão Telefônica, Mais Visão e Telefônica BD (para ativos e autopatrocinados que fazem contribuições).

Com esse benefício, é possível fazer a dedução de todas as contribuições – mensais, esporádicas e aportes – até o teto de 12% de sua renda anual tributável que inclui salários, benefícios do INSS, aluguéis, ganhos de pensão e pró-labore, entre outros. Nesse cálculo, não se considera ganhos com PLR, férias, indenizações e outros rendimentos de tributação exclusiva.

A dedução inclui, além dos planos da Visão Prev, outros investimentos em previdência fechada ou em PGBL (contribuições em planos do tipo VGBL não são dedutíveis) feitos pelo participante em seu nome ou dos dependentes que constam em sua Declaração de IR. Nesse caso, é preciso considerar a soma de todas as contribuições em seu cálculo.

Modelo completo ou simplificado?

O incentivo fiscal só pode ser usado por quem preenche a Declaração de Ajuste Anual pelo modelo completo. A opção simplificada oferece um desconto de 20% sobre a soma dos rendimentos tributáveis informados, com limite de R$ 16.754,34 em 2024. Na versão completa, todos os gastos com saúde, educação e previdência, entre outros, devem ser discriminados e deduzidos pelo contribuinte de acordo com os limites permitidos pelo governo. Para quem tem muitas despesas dedutíveis, a vantagem desse modelo pode ser um abatimento maior no IR.

Os valores pagos aos planos da Visão Prev devem ser informados na ficha “Pagamentos Efetuados”, com o código 36, “Contribuições para as entidades de previdência complementar”.

Vasco Gruber Franco

A opinião de quem entende do assunto

Vasco Gruber Franco é especialista em tributação. Há 19 anos na Vivo, ele ocupa hoje o cargo de Head of Tax & Customs. Participante da Visão Prev, Vasco valoriza muito o incentivo fiscal para seus investimentos na entidade. Confira sua explicação:

“O incentivo fiscal faz muita diferença na opção de um investimento a longo prazo. Anualmente, informo em minha Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física os valores pagos a título de Previdência Privada, o que me garante saldo a restituir de IR. Há ainda outras vantagens fiscais para quem contribui como, por exemplo, a possibilidade de pagamento do Imposto de Renda na modalidade Progressiva ou Regressiva, cuja escolha deve ser feita no recebimento do benefício ou no resgate do saldo acumulado, e a redução da alíquota de IR aplicada em razão do tempo do investimento. Esses são fatores preponderantes na decisão de aderir ao plano, pois a diferença é significativa. Se o participante opta pelo regime de tributação Regressivo, as alíquotas do IR são decrescentes de acordo com o prazo em que os recursos permanecem no plano de previdência. Ou seja, quanto mais tempo você contribui, maior o valor acumulado e menor será a carga tributária. Além disso, contar com a dedução no Imposto de Renda anual é a certeza de que todos os anos temos a oportunidade de restituição de IR. No fim das contas, só há vantagens.”

Clique aqui para saber mais sobre as modalidades de tributação.

Como fazer

A Visão Prev disponibiliza um Simulador de Incentivo Fiscal na área aberta do site (clique aqui para acessar). Seu funcionamento é bem intuitivo: basta preencher as informações solicitadas para descobrir quanto você está usando da vantagem fiscal.

O Simulador já indica o valor necessário para que você aproveite totalmente o benefício. Ao final, a Memória de Cálculo aponta sua situação individual e a recomendação para incentivo máximo como no exemplo abaixo:

Já usou o simulador?​

Entre agora mesmo e avalie seu nível de uso do incentivo fiscal para não deixar passar essa excelente oportunidade de poupar para o futuro e reduzir seu IR já!

março de 2025