Acontece na Visão

Time da Visão Prev participa do Dia dos Voluntários Telefônica

A+ A- Baixar
PDF

Time da Visão Prev no Dia dos Voluntários Telefônica

Não importa qual a ação escolhida, quem já fez trabalho voluntário concorda de forma unânime:  você ganha tanto quanto oferece ou até mais! É emocionante e encorajador saber que nessas iniciativas estamos dando e recebendo ao mesmo tempo.

É, portanto, um caminho de mão dupla em que se conquista o aprendizado de relativizar seus próprios problemas, se abrir para o outro, vivenciar experiências fora da sua zona de conforto, trabalhar em equipe com pessoas de diferentes contextos, gerar um impacto positivo sobre a comunidade e muito mais!

Existem inúmeras causas que podem ser abraçadas. Afinal, não faltam oportunidades de melhoria em nossa sociedade. O ideal é identificar uma opção compatível com suas crenças, preocupações, competências e habilidades pessoais.

Equipe da Chapelaria

Em prol da educação

Um bom exemplo nesse sentido é a Fundação Telefônica. Criada há 24 anos, seu propósito atual é “Educar para Transformar, Digitalizar para Aproximar” por meio do apoio a Secretarias de Educação na ampliação de políticas e programas de adoção qualificada de tecnologia para o desenvolvimento de competências digitais de educadores e estudantes de escolas públicas.

A Fundação procura também sensibilizar e engajar os colaboradores do Grupo em ações de voluntariado que geram impacto social, tanto no formato presencial quanto no digital. De uma base de cerca de 33 mil colaboradores, 20 mil participam de alguma forma como voluntários, ou seja, 65% do total.

Uma das ações promovidas é o Dia dos Voluntários Telefônica, um projeto que abrange todas as empresas do Grupo no mundo. Neste ano, mais de 9.500 voluntários participaram de diversas atividades em 59 instituições, localizadas em 45 cidades brasileiras. 70% das instituições beneficiadas foram de educação, entre elas 10 escolas públicas. As ações vão desde a reforma de laboratórios de informática até a promoção de workshops e oficinas para fomentar o intercâmbio de conhecimentos.

Nossos voluntários realizando atividades de recreação com os alunos

O engajamento da Visão Prev

Há mais de 10 anos, a Visão Prev participa do Dia dos Voluntários Telefônica. Nesse período, nossos colaboradores já desenvolveram diversas tarefas, escolhidas conforme as necessidades das escolas visitadas. “Cada voluntário se envolve de corpo e alma para fazer a diferença, demonstrando comprometimento e dedicação admiráveis. É gratificante ver como todos se unem em prol do sucesso desse evento”, conta Ana Carolina da Costa Mengual, analista sênior de Riscos, responsável pela organização do evento na Visão Prev.

Neste ano, os voluntários da Visão Prev fizeram parte do projeto na Escola Estadual Salvador Moya, localizada no bairro Cidade Vargas, em São Paulo (SP). A instituição, que conta com cerca de 850 alunos, recebeu uma série de serviços prestados pelo time da entidade que realizou trabalhos de pintura, restauração e organização da biblioteca e das salas de aula, preparação das refeições e palestras.

“A frase de impacto que usamos no voluntariado –  ‘quando você muda, tudo muda, inclusive você’ – é extremamente poderosa e verdadeira. Mudanças são essenciais para nosso desenvolvimento pessoal e nos permitem evoluir como seres humanos. Quando decidimos tomar essa direção, estamos abrindo portas para novas oportunidades e experiências que podem transformar nossas vidas, e de outras pessoas, de maneiras inimagináveis”, garante Ana Carolina.

Palestra sobre carreira para os jovens da Escola Estadual Salvador Moya

No olhar de quem esteve lá:

“Participar de uma iniciativa desenvolvida com tanto carinho é gratificante, pois nos sentimos parte de algo maior. Foi minha segunda vez no Dia dos Voluntários Telefônica, abordando temas de educação financeira. Também já participei de outras atividades relacionadas à recreação infantil e à arrecadação de alimentos, além de colaborar mensalmente com um projeto de preparação de marmitas para pessoas em situação de rua. Precisamos enxergar além do ‘nosso quadrado’ para sermos mais empáticos e conscientes de que podemos, de alguma forma, contribuir para o bem das pessoas ao nosso redor.”
Yasmin Cardoso
analista de Recursos Humanos
“É emocionante vivenciar esses momentos. Somos recebidos com muito carinho e sorrisos de agradecimento. Já é o meu 6º ano de participação e, a cada vez, desenvolvi uma tarefa diferente. Eu sempre me disponho a realizar ações de voluntariado, normalmente ajudo na igreja que frequento. Atividades em grupo favorecem uma dinâmica de engajamento em que um incentiva o outro. Esse trabalho em equipe transforma nossos esforços em presentes para aqueles que realmente precisam. Você sai de lá com o coração quentinho.”
Mayara Seghetto
analista de Experiência do Cliente
“Foi meu 2º ano no Dia dos Voluntários Telefônica, mas também atuo como voluntária no ministério infantil da minha igreja. Acredito que ações como essas nos proporcionam um sentimento de realização muito profundo, pois realmente faz bem fazer o bem. É muito enriquecedor saber que estamos deixando uma sementinha boa na vida das pessoas, sobretudo das que mais necessitam. Quando ampliamos nossa visão para os outros, é mais fácil exercer a gratidão por tudo que temos e muitas vezes não valorizamos.”
Luana Bernardo
analista de Seguridade

Gostaria de fazer trabalhos voluntários?

Uma boa ideia é entrar nesse site e conferir as explicações e dicas do grupo “Voluntários”, criado em 1997 pelo professor Stephen Kanitz para conscientizar a sociedade sobre o tema.

 Artigos relacionados

outubro de 2023