Acontece na Visão

Balanço 2024: resultados e conquistas da Visão Prev

A+ A- Baixar
PDF

Em dezembro de 2024, a Visão Prev comemora seu 20º ano de existência com um crescimento muito significativo. Além de incrementar nossos números (de rentabilidade, participantes e patrimônio, entre outros), estamos continuamente voltados para o aprimoramento de processos e serviços, buscando um atendimento cada vez melhor e mais alinhado com as expectativas e características de nossos mais de 22 mil participantes. Acompanhe alguns destaques das mudanças, novidades e conquistas desse ano que preparam a Visão Prev para avançar para outros 20 anos!

Parcerias de descontos

Firmamos quatro parcerias que oferecem condições especiais e exclusivas para os participantes:

  • Com a Vale Saúde, empresa da Vivo que disponibiliza um sistema de assinaturas mensais de serviços de saúde de forma rápida, segura e simples.
  • Com a Vila Velha, corretora de seguros que opera com Seguro Automóvel, Residencial, Equipamentos Portáteis, Viagem e Pet.
  • Com a Vivo que oferece desconto no Vivo Total, um plano 2 em 1 que combina plano de celular com tecnologia 5G e Wi-Fi Fibra para toda a casa, além de outras vantagens.
  • Com a Telefônica Corretora de Seguros (TCS),empresa da Vivo que apresenta Seguro Automóvel, Residencial, Equipamentos Portáteis, Acidentes Pessoais, Viagem e Pet.

No site da Visão Prev, você encontra uma página especial com acesso a mais informações sobre todas as parcerias.

Mais Visão: aposentadoria aos 40 anos

Em fevereiro, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovou as alterações propostas pela Visão Prev para tornar o Mais Visão ainda mais flexível. A principal delas é a redução da idade mínima para concessão da renda mensal: agora, o início do recebimento pode ser a partir dos 40 anos (antes, era 50 anos). Clique aqui para saber mais e aqui para conhecer o material criado para acolher os novos participantes do plano.

Visão Mais Perto

Depois de dois anos sem encontros presenciais, realizamos uma edição do “Visão Mais Perto” em setembro, com apresentação de Marcela Prada, economista-chefe da Telefônica e integrante do Comitê de Investimentos da entidade, sobre “Análise dos Cenários Econômicos: Nacional e Internacional”. Foi um bom momento de integração entre os participantes e a entidade que contou também com apresentações sobre o desempenho dos perfis de investimentos, os resultados do plano Mais Visão e as novas parcerias de descontos, além de plantões de dúvidas individuais com o time de atendimento. Cerca de 80 participantes compareceram ao encontro.

Referência no setor

Em outubro, durante o 45º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (um dos maiores do mundo), a Visão Prev foi escolhida para apresentar aos pares do setor seu case sobre o fortalecimento do relacionamento com os participantes, no “Espaço Boas Práticas”. Foram compartilhados os trabalhos de comunicação estratégica com auxílio da ciência de dados que geraram aumento das contribuições esporádicas, adesões concluídas e satisfação dos participantes. Esse processo está alinhado com nosso propósito: cuidar do futuro sem deixar de lado o presente.

A Visão Prev também apresentou a palestra técnica “Toda entidade merece uma Ouvidoria”, detalhando o funcionamento desse canal que reforça a transparência e a governança, melhora a satisfação e a confiança e inspira a resolução de conflitos e o aperfeiçoamento contínuo.

Investimentos

Essas foram as principais movimentações de ativos e táticas de gestão de 2024 para responder às mudanças nos mercados e garantir a melhor relação risco e retorno:

• Troca da estratégia utilizada em Investimento no Exterior, de Nasdaq para S&P500, como movimento defensivo com a opção de aproveitar a retomada de setores sub-representados no índice Nasdaq, mais ligados à economia tradicional.

• Implementação do programa de Investimentos Alternativos, classe alinhada aos objetivos de retorno real de longo do prazo dos portfólios. O parceiro selecionado foi a Spectra, gestora com sólido histórico e experiência no segmento.

• Construção do Modelo de Retorno Real de Longo Prazo para otimizar a alocação entre as classes de investimentos, capturando diversificação e incremento potencial de retorno real em reais no longo prazo.

• Revisão dos gestores de Renda Variável Ativa, avaliação de risco e performance em diferentes janelas e inclusão de novos gestores – TB Capital e Absolute – para a estratégia, com redistribuição dos recursos para maior diversificação.

• Alongamento da carteira do plano Telefônica BD, com troca de parcela de Caixa por NTN-B, conforme estudo de ALM (Asset Liability Management) e CFM (Cash Flow Management), para aprimorar a alocação de ativos com gestão integrada ao passivo.

• Adesão ao PRI (Princípios para o Investimento Responsável) com o intuito de incorporar os temas ESG às análises de investimento e aos processos de tomada de decisão (clique aqui para saber mais).

Comissão de Experiência do Cliente

A Comissão é formada por um grupo que se reúne mensalmente para analisar os dados referentes às principais interações dos participantes com a entidade, o que permite avaliar as necessidades identificadas, criar planos de ação e acompanhar as demandas de maior destaque. Essa iniciativa já gerou benefícios concretos, pois torna ainda mais presente a “voz do participante” dentro da entidade.

GPTW e Selo de Engajamento da Abrapp

Pelo terceiro ano consecutivo, a Visão Prev recebeu os selos de aprovação tanto na pesquisa Great Place to Work® (GPTW) quanto na pesquisa de engajamento da Abrapp. No GPTW, alcançamos um índice de satisfação de 92% entre os colaboradores, enquanto no levantamento da Abrapp o índice de engajamento foi de 85%. Esses resultados reforçam nosso compromisso em promover um ambiente de trabalho desafiador, inclusivo e colaborativo.

Autorregulação em governança corporativa

Em junho, a Visão Prev recebeu o Selo de Autorregulação em Governança Corporativa. Concedido pela Abrapp, ele comprova a qualidade, segurança e transparência de nossos processos, a partir das melhores práticas de mercado, e indica a governança corporativa como um dos pontos fortes de nossa gestão.

Série 20 anos

No segundo semestre, publicamos nove matérias no Blog sobre as principais conquistas dessas duas décadas e entrevistas com profissionais que contribuíram e contribuem para o crescimento da Visão Prev. O objetivo foi compartilhar a história, valores e realizações da entidade com nossos participantes, colaboradores, familiares e demais stakeholders.

Recertificação de adequação à ISO

A Visão Prev teve suas três certificações renovadas (ISO 9001/Sistema de Gestão da Qualidade, ISO 27001/Sistema de Gestão de Segurança da Informação e ISO 27701/Gestão de Privacidade de Informações) após a conclusão das auditorias para checar o atendimento aos requisitos e exigências da maior entidade de certificação no mercado. No caso da ISO 27701, foi incluída a creditação internacional UKAS que reforça o compromisso e o pioneirismo da entidade no tratamento adequado de dados.

Além disso, em 2024, a Comissão de Gestão Integrada foi reformulada, contando agora com a participação de colaboradores das áreas de Auditoria Interna, Controle de Gestão, Compliance, Riscos e Tecnologia da Informação.

Plantões de Dúvidas presenciais

Campinas e Santos (as duas maiores concentrações de assistidos fora da região metropolitana de São Paulo) receberam nosso time de Relacionamento para esclarecer as dúvidas dos participantes da região. Esse contato pessoal ajuda a estreitar os laços com a entidade, com ganhos de satisfação e confiança. Quem tiver interesse em eventos semelhantes pode encaminhar e-mail para atendimento@visaoprev.com.br, solicitando uma avaliação para sua região.

Lives com os participantes

Foram realizadas quatro lives abordando temas de interesse dos participantes. Clique nos links para assistir às apresentações:

Fique de olho: em dezembro, haverá uma live sobre a rentabilidade dos planos em 2024 e as Políticas de Investimentos para 2025.

Apoio aos participantes do Rio Grande do Sul

Em decorrência da situação crítica vivida na região, com as fortes chuvas dos meses de abril e maio, promovemos ações específicas para ajudar os participantes do estado. As opções incluíram flexibilização das regras do Programa de Empréstimos, antecipação do 13º benefício, alteração do valor da renda mensal para os assistidos e incentivos à aposentadoria para os elegíveis, entre outras.

Consultoria após desligamento

Os participantes que se desligam das patrocinadoras e precisam decidir o que fazer com seus recursos alocados na Visão Prev têm agora um apoio especial: um material exclusivo e agenda de atendimento personalizado com a equipe de Relacionamento. Dessa forma, eles recebem todas as informações necessárias para fazer escolhas mais conscientes.

Minissérie sobre planejamento financeiro pessoal

Em julho, entrou no ar a minissérie “Planejamento Financeiro Pessoal”, patrocinada pela Visão Prev com criação e apresentação de Carlos Alberto Pereira Filho, da Gerência de Processos de TI-B2C da Telefônica e participante da Visão Prev. Os episódios abordam, de forma leve e didática, temas como objetivos, sonhos, comportamentos, escolhas e noções de macroeconomia e investimentos.

Boas-vindas ao Visão Multi

Revisamos todo o processo de comunicação e relacionamento com quem acaba de aderir ao Visão Multi. As ações envolveram a criação de material personalizado sobre o plano, lives mensais para resolver dúvidas e informar sobre seu funcionamento e características. O intuito é aproximar os participantes da Visão Prev, alinhar conhecimentos e dar dicas sobre a boa gestão do plano.

Distribuição de superavit

Em julho, houve distribuição de superavit proporcional à reserva matemática de cada participante e patrocinadora. O processo foi direcionado a quem era ativo ou autopatrocinado (com contribuição referente à parcela de risco) do plano Visão Telefônica em 31/12/2023 e tinha menos de 60 anos. Com os recursos, os participantes podem utilizar o valor do superavit para cobrir suas contribuições mensais ou fazer uma contribuição esporádica. Já as patrocinadoras podem abater suas contribuições futuras.

Um presente para o futuro

Em outubro, foi lançado o programa “Um presente para o futuro” que permite a amigos e familiares fazer contribuições para o plano Mais Visão de nossos participantes. O funcionamento se assemelha ao das listas de presentes (para casamentos ou chás de bebê): é só preencher um formulário e escolher o valor e a forma de contribuição, via Pix ou boleto. É uma maneira criativa de ajudar a realizar os sonhos de quem a gente gosta!

Apresentações para participantes ativos

Em parceria com os RHs das patrocinadoras, fizemos apresentações de nossos planos para os colaboradores ativos – empregados no Grupo Telefônica. O objetivo é aumentar o conhecimento e sanar dúvidas sobre as regras, valorizando esse importante benefício. Se você gostaria de receber a Visão Prev para conversar com sua equipe, encaminhe um e-mail para atendimento@visaoprev.com.br.

Regime de tributação

Em janeiro, entrou em vigor a Lei 14.803 que permite a opção pelo regime de tributação na concessão do benefício ou no resgate total ou parcial (antes, era apenas no momento da adesão). Rapidamente, a Visão Prev informou seus participantes (ativos, autopatrocinados e em BPD) sobre a mudança e suas implicações para auxiliar na tomada de decisão (clique aqui para acessar matéria do nosso Blog sobre o tema).

Em agosto, com a publicação da Instrução Normativa 2209, foram esclarecidos os procedimentos para os assistidos. A Visão Prev realizou uma live no dia 21 de agosto e enviou comunicados orientando sobre a opção, além de elaborar simulações para facilitar o entendimento.

Melhorias no Programa de Empréstimos

Fizemos duas mudanças no programa para torná-lo uma opção de financiamento ainda mais vantajosa para os participantes que precisam de recursos financeiros adicionais.

Atualização da taxa de juros – em fevereiro, a taxa utilizada na modalidade Pré-fixada VI (de 61 a 72 parcelas) foi reduzida de 1,85% para 1,73%.

Maior flexibilidade – foram revistas as exigências para concessão de empréstimos em casos de resgate parcial, quitação compulsória de empréstimos e ação judicial.

Central de Atendimento

Durante o ano, os atendentes passaram por treinamentos com temas como Procedimentos de portabilidade, Cliente no centro, Aplicação com excelência, Alinhamento dos valores da entidade e Voz da Visão Prev. A ideia é ampliar o conhecimento da equipe, melhorar a comunicação e fortalecer a confiança e a satisfação dos participantes.

Auditoria Interna

Em 2024, a área de Auditoria Interna, que responde diretamente aos Conselhos Deliberativo e Fiscal, dedicou-se a mapear potenciais riscos, identificar possíveis falhas, propor e auxiliar os responsáveis das áreas na implementação das melhorias identificadas, com vistas a proporcionar mais segurança, maior integridade dos processos e conformidade com as normas internas e externas. Entre as 32 auditorias programadas para o ano, alguns dos processos monitorados foram Metodologia de Cálculo da Cota de Investimentos, Gestão de Fundos de Investimentos e Concessão de Benefícios e Empréstimos.

Maior segurança da informação

Foram implementadas diversas ações para atualizar e incrementar a proteção de dados na Visão Prev. Entre elas, estão a instalação de WAF (Web Application Firewall) para reduzir vulnerabilidades na navegação com filtros especiais para tráfego suspeito, a realização de Pentest para avaliar o nível de segurança dos sistemas e da rede interna, com simulação de ataque hacker e o Teste de Phishing para evitar fraudes eletrônicas voltadas à obtenção de informações confidenciais. 

Avaliação prévia de integridade de fornecedores

A partir de nosso Programa de Integridade, estabelecemos diretrizes estratégicas e operacionais para a condução de avaliações prévias de integridade dos fornecedores. Além da Norma Geral interna, desenvolvemos e aplicamos formulários com questões relativas a gestão, governança, conflito de interesses, crimes financeiros e privacidade de dados.

Novidades na Pesquisa de Satisfação

De 21 de novembro a 04 de dezembro, vamos realizar a Pesquisa de Satisfação. Nesse ano, haverá duas novidades: agora, em vez de notas de 0 a 10*, cada pergunta terá cinco opções de resposta (1. Discordo totalmente, 2. Discordo, 3. Não concordo nem discordo, 4. Concordo, 5. Concordo totalmente), com a possibilidade de deixar comentários específicos dentro dos próprios blocos de questões, além de suas considerações finais, se desejar.

Vale lembrar que, a partir do retorno da pesquisa, conseguimos identificar a adequação de nossas ações e desenvolver processos que atendam, de forma eficiente, às demandas dos participantes. Sua participação, portanto, é essencial!

* com exceção da primeira questão “No geral, estou satisfeito/a com a Visão Prev”.

novembro de 2024