Acontece na Visão

O diálogo com os comentários da Pesquisa de Satisfação

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Uma parte muito importante da Pesquisa de Satisfação está no seu final, onde os participantes podem deixar comentários por escrito. Além das notas para os tópicos analisados, quem compartilha sua opinião oferece à Visão Prev uma oportunidade a mais de construir projetos e iniciativas alinhados com a perspectiva de seus clientes.

Como você já sabe, o índice geral de satisfação da pesquisa de 2022 foi de 93,92% (clique aqui e leia a matéria completa), o que representa um aumento de mais de 4 pontos percentuais em relação a 2021 (89,82%)! Além disso, foram recebidos 473 comentários, classificados em 3 categorias: elogios, sugestões ou críticas. Os elogios tiveram 5 pontos percentuais a mais do que no ano anterior e houve queda de 9 pontos percentuais nas críticas:

– Em 2022, foram 473 comentários, sendo 57% Elogios, 32% Sugestões e 11% Críticas
– Em 2021, foram 445 comentários, sendo 52% Elogios, 28% Sugestões e 20% Críticas 
– Em 2020, foram 434 comentários, sendo 37% Elogios, 46% Sugestões e 17% Críticas
– Em 2019, foram 401 comentários, sendo 41% Elogios, 45% Sugestões e 14% Críticas

Os 3 aspectos mais elogiados foram a confiança na gestão da Visão Prev, a qualidade no atendimento e a eficiência dos canais de comunicação.

Os top 5

Os comentários são divididos em temas para que possam ser analisados pelas áreas responsáveis. Os 5 assuntos mais comentados em 2022 foram:

                – Comunicação e Marketing

                – Investimentos

                – Relacionamento

                – Empréstimos

                – Benefícios e regras dos planos

Confira a divisão dos comentários em críticas, elogios e sugestões dentro de cada tópico:

O que acontece depois?

A partir dos conteúdos recebidos, são desenvolvidos projetos de melhoria que, sempre que possível, buscam responder às necessidades e expectativas dos participantes. Um exemplo nesse sentido foi a redução de comunicados via e-mail, uma queixa recorrente nas pesquisas anteriores. Ainda estão sendo feitos ajustes, mas as ações realizadas já permitiram uma diminuição significativa – agora, os envios são gerenciados por meio de uma agenda, na qual se controla para quem e quando são disparados os comunicados, com a segmentação de públicos das mensagens.

Muitas outras ações têm como ponto de partida os comentários dos participantes, sendo esse um dos pilares básicos da Pesquisa de Satisfação: servir de fonte para a tomada de decisão e os projetos da Visão Prev.

Críticas e sugestões

Veja, a seguir, outros assuntos recorrentes nas críticas e sugestões e como a Visão Prev vem trabalhando esses temas.

Investimentos – Assuntos: Rentabilidade e multiperfil

2022 foi mais um ano bastante desafiador para o mercado financeiro em geral e não apenas para o setor de previdência, o que gerou uma forte oscilação nas diversas classes de ativos, especialmente os de maior risco. Para responder a esse cenário, a Visão Prev fez alguns movimentos táticos tais como manter as exposições nos IMA-Bs (títulos públicos atrelados ao IPCA) um pouco abaixo do ponto médio das bandas e ter uma exposição em CDI acima do seu ponto médio. Em relação aos investimentos no exterior (especialmente Nasdaq) que haviam sido reduzidos no último trimestre de 2021, houve aumento da exposição ao longo do segundo semestre de 2022 para aproveitar os níveis de preços. Clique aqui para assistir ao bate-papo online, feito no final de novembro, com Marcelo Pezzutto, presidente da Visão Prev, e Gustavo Araujo, diretor de Investimentos da entidade, sobre a Política de Investimentos 2023.

Quanto à criação do multiperfil (alocação do saldo em mais de um perfil), assim como nos anos anteriores, as avaliações continuam apontando um custo x benefício muito negativo para essa opção. A entidade segue analisando o tema, mas vale destacar que a criação do Mais Visão representa uma ação nesse sentido, já que os participantes podem aderir ao plano e definir um perfil diferente do atual. Clique aqui para conhecer melhor o Mais Visão.

Empréstimos – Assuntos: Condições para os pedidos e taxas de juros

Alguns participantes questionam o motivo de ter regras de elegibilidade para obter empréstimo de um recurso que é deles. No entanto, a Visão Prev não utiliza o saldo do participante no programa, os recursos vêm de um fundo da entidade. Além disso, as regras de elegibilidade visam proteger os recursos contra riscos de inadimplência, permitindo a aplicação de taxas competitivas em relação ao mercado (clique aqui para ver um comparativo).

Em 2022, participantes autopatrocinados e pensionistas únicos tornaram-se elegíveis ao programa, antes exclusivo para ativos e aposentados. Também foram promovidas outras melhorias ao longo do ano como a disponibilidade via aplicativo, uma opção rápida e prática para as transações (clique aqui para saber mais).

Benefícios e regras dos planos – Assuntos: Percentual de contribuição, contrapartida e opções de saída do plano

As regras dos planos precisam estar alinhadas às suas características e objetivos. A Visão Prev acompanha continuamente as melhores práticas do mercado, antecipando-se muitas vezes às modernizações feitas no sistema, sempre a partir da legislação e da avaliação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão responsável pela fiscalização e supervisão do setor.

Em abril do ano passado, por exemplo, as alterações propostas para o Mais Visão foram aprovadas pela Previc, tornando o plano ainda mais flexível, com novas possibilidades de escolha para atender às necessidades dos participantes (clique aqui para saber mais).

Para 2023, a Visão Prev tem como uma de suas metas corporativas o mapeamento e novas sugestões de alterações de regulamentos.  Fique de olho!

Sempre atentos

O time da Visão Prev está continuamente ligado em suas opiniões, críticas e sugestões. Sempre que quiser, fale com a entidade por meio de um de nossos canais de atendimento.

abril de 2023