A Visão Prev utiliza cookies para acompanhar os acessos e o comportamento dos usuários no site, melhorar a experiência de navegação e, eventualmente, para fins publicitários. Ao seguir navegando, você concorda com a utilização desses dados. Caso prefira, consulte nossa política de privacidade, clicando aqui
Desde 2007, a Pesquisa de Satisfaçãocom os participantes funciona como uma bússola para orientar a continuidade, alteração ou reposicionamento de uma série de iniciativas e projetos da Visão Prev. Na última edição, os participantes responderam a cerca de 15 perguntas objetivas para avaliar itens como confiança, gestão dos investimentos, empréstimos, atendimento e comunicação.
Além dessa primeira parte com atribuição de notas para cada item analisado, a pesquisa traz uma etapa opcional na qual é possível registrar comentários. De um plano amostral* com 855 participantes de nossos cinco planos, 397 pessoas resolveram deixar essa contribuição adicional – ou seja, cerca de 46% fizeram elogios, sugestões ou críticas, divididos da seguinte forma:
*O plano amostral define, a partir de uma análise estatística, o número de respostas que devem ser obtidas em cada segmento de participantes (divididos por status e plano) para que representem todo o universo analisado, com margem de erro mínima.
Os assuntos mais abordados
A análise dos registros indica quais são os temas mais frequentes e como eles se dividem. A partir desse levantamento, as áreas começam a trabalhar com foco nos conteúdos que podem se transformar em melhorias nas atividades, novos projetos ou alterações em rotas já traçadas. Dos 397 comentários, mais de 90% concentram-se nos seguintes tópicos:
Tema
Elogios
Sugestões
Críticas
Total
Investimentos
25
32
16
73
Plano
38
27
6
71
Empréstimo
18
28
17
63
Atendimento
41
8
8
57
Comunicação
27
20
4
51
Confiança
45
1
2
48
Total
194
116
53
363
Os elogios, é claro, são muito bem-vindos e apontam o acerto das iniciativas desenvolvidas, mas é a partir das sugestões e críticas que as equipes se debruçam para pensar em eventuais correções ou ações de melhoria. Nesses dois aspectos, os temas de maior destaque foram Investimentos, Empréstimo e Plano. Confira agora os conteúdos mais recorrentes em cada um deles:
Investimentos
Tópicos mais frequentes: informações sobre os perfis e seus resultados, alteração de perfil, possibilidade de ter multiperfil e rentabilidade.
Mensalmente, publicamos nosso Boletim de Investimentos, no qual são apresentados os resultados dos perfis, suas alocações e o cenário econômico. Na aba “Investimentos” do site, são divulgadas diversas informações sobre o tema e os participantes também são comunicados sobre assuntos voltados a investimentos, rentabilidade e escolha de perfil por e-mail ou SMS, nas redes sociais ou aqui no Blog. No final do ano, como já é tradição, a entidade promove uma live para apresentação ao vivo, com possibilidade de interação por meio de perguntas e respostas, sobre o cenário econômico-financeiro, as estratégias utilizadas na gestão dos recursos e as rentabilidades consolidadas (clique aqui para assistir à live de dezembro).
Quanto à criação do multiperfil (alocação do saldo em mais de um perfil), as avaliações feitas pelo time de Investimentos demonstram que o custo x benefício para operacionalizar essa opção segue sendo desfavorável, impossibilitando sua implantação. Vale destacar que o plano Mais Visão é uma boa opção nesse sentido, pois permite a escolha de um perfil diferente do definido para seu plano de origem (clique aquipara conhecer melhor o Mais Visão).
Tópico mais frequente: regras de elegibilidade do programa.
Os participantes acreditam que os recursos disponíveis advêm de seus próprios investimentos. Na verdade, o dinheiro emprestado é resgatado do fundo de reserva dos planos e da carteira dos perfis de investimentos. É como se fosse um condomínio: os recursos são centralizados e aplicados nas diferentes classes de ativos. Quando uma solicitação de crédito é aceita, os valores são retirados desse condomínio que reúne o patrimônio de todos os participantes, e devolvidos no prazo estipulado com a cobrança das devidas taxas (clique aqui para conhecer os bastidores do programa).
Quer saber mais sobre o Programa de Empréstimo?
Então, clique aqui e conheça o Regulamento completo.
Plano
Tópicos mais frequentes: regras dos planos e flexibilidade de resgate do saldo investido.
O principal propósito dos planos patrocinados é o acúmulo de recursos para a aposentadoria. Por isso, as regras estão adequadas às características de cada plano, seu objetivo e modalidade. Essas regras são acompanhadas de perto pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão que regula e fiscaliza o setor, e sempre que possível, são aprimoradas ou flexibilizadas. É bom lembrar que o Mais Visão é uma opção que permite acesso mais fácil aos recursos alocados.
Em fevereiro, a Previc aprovou melhorias nas regras de nossos planos que podem ser conferidas aqui(Visão Telefônica, Visão Multi e Telefônica BD) e aqui(Mais Visão).