Acontece na Visão

Pesquisa 2023: índices de satisfação continuam elevados!

A+ A- Baixar
PDF

De 28 de novembro a 12 de dezembro, realizamos nossa Pesquisa de Satisfação, uma ação essencial para medir a efetividade e aceitação dos diversos aspectos que compõem a atuação da Visão Prev. Anualmente, desde 2007, abrimos esse diálogo com os participantes para avaliar nossos produtos e serviços e entender, de modo mais minucioso, eventuais variações registradas de um ano para outro.

 

“Obtivemos novamente um grande resultado, com um índice de satisfação geral de 92,51% contra 93,92% no ano anterior, o que representa a manutenção em um patamar extremamente elevado. Os principais destaques foram justamente os temas ligados ao atendimento e à comunicação – dois tópicos muito importantes para uma entidade prestadora de serviços. Isso confirma o acerto de nossos investimentos na capacitação contínua das equipes que têm interface direta com os participantes”, explica Marcelo Pezzutto, presidente da Visão Prev.

Também merecem destaque:

Como foi feita a pesquisa

Todas as etapas foram realizadas por um instituto independente especializado, garantindo confidencialidade no levantamento e profissionalismo no estudo dos dados coletados. O trabalho foi desenvolvido em conformidade com a norma ABNT NBR ISO 20.252, que estabelece as diretrizes para a condução de projetos de pesquisa de opinião pública, com o Código de Ética adotado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os participantes receberam um questionário por e-mail com perguntas sobre confiança, atendimento, investimentos, comunicação e Programa de Empréstimos, entre outros itens, para avaliações com notas de 0 a 10. O plano amostral*, com 855 participantes, incluiu ativos, assistidos, autopatrocinados e BPDs dos 5 planos – Visão Telefônica, Visão Multi, Mais Visão, PreVisão e Telefônica BD. A soma dos percentuais para notas de 1 a 4 é considerada como insatisfação, 5 e 6 como neutralidade e 7 a 10 como satisfação.

Mais elogios e sugestões

Os participantes podem registrar livremente seus comentários ao final de pesquisa. Em 2023, apesar de uma leve queda, a soma de elogios e sugestões é bem superior ao volume de críticas, o que também denota alto grau de satisfação com a entidade.

Os Top 10

Os 10 melhores Índice de Satisfação
Gestão dos investimentos (exceto rentabilidade)* 100%
Facilidade para achar e utilizar o Simulador de Empréstimos 94,75%
Confiança nas informações passadas pela Visão Prev 94,70%
Confiança nas empresas do Grupo Telefônica patrocinadoras dos planos 94,44%
Atendimento 93,94%
Rentabilidade* 93,75%
Telefone 93,74%
Confiança nos dirigentes da Visão Prev 93,09%
Relatório Anual online 92,97%
E-mail – Comunicação 92,96%

Os índices de satisfação por tema

Veja, a seguir, os índices de satisfação (notas de 7 a 10) de cada tópico analisado:

Satisfação geral

Regulamento e regras do plano

Confiança nas instituições e informações:

Confiança nos dirigentes da Visão Prev
Confiança nas empresas do Grupo Telefônica patrocinadoras dos planos*
Confiança nas informações passadas pela Visão Prev

Investimentos dos planos

Rentabilidade*
Perfis de investimentos*
Gestão dos investimentos*

Comunicação

 20232022202120202019
Relatório Anual online92,97%92,92%90,30%93,70%87,90%
E-mail – Comunicação92,96%92,77%92,14%93,59%90,86%
Site92,83%93,70%92,22%94,42%92,31%
Boletim de Investimentos 92,54%92,71%89,14%92,37%87,14%
SMS90,03%90,69%88,27%90,02%86,26%
Lives (transmissões ao vivo)88,05%
Aplicativo88,05%87,08%83,99%88,00%81,26%
Blog87,47%87,93%84,11%
YouTube86,39%86,95%80,17%86,32%
Facebook85,27%86,03%80,66%87,17%78,17%
Instagram84,42%85,92%79,65%83,83%
LinkedIn84,19%85,67%76,01%82,34%

Atendimento

2023 2022 2021 2020 2019
Telefone 93,74% 92,09% 89,08% 92,84% 90,35%
E-mail – Canal de Atendimento 92,21% 92,84% 89,38% 92,72% 88,46%
Atendimento personalizado* 92,05% 88,59% 84,45% 93,52% 88,28%
WhatsApp 90,76% 89,81% 84,66% 91,13% 81,97%
Chat 89,77% 86,76% 83,98% 86,35% 83,22%

Empréstimo

2023 2022 2021 2020 2019
Conhecimento do programa* 72,67% 66,61% 70,58% 72,13% 68,43%
Taxas de juros*2 83,51% 83,09% 79,95% 84,50% 77,85%
Formato e regras gerais*2 87,76% 84,82% 82,47% 86,04% 85,92%
Contratou empréstimo Visão Prev*2 62,00% 57,42% 59,87% 47,46% 55,80%
Facilidade para achar e utilizar o Simulador*3 94,75% 96,12% 92,19% 93,84% 95,24%
Prazo para liberação do crédito*3 92,74% 95,24% 91,82% 94,57% 95,22%

Conhecimento do plano Mais Visão*

Recomendação crescente

“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar a Visão Prev para um amigo ou colega?” Com as respostas a essa pergunta, é possível calcular nosso NPS (sigla, em inglês, de Net Promoter Score), índice que mede a fidelidade dos participantes à entidade. Novamente, houve um crescimento em relação ao ano anterior, valendo destacar que 66,43% apontaram probabilidade 9 e 10 de indicação. “

fevereiro de 2024