Acontece na Visão

2022: aprendendo a conviver com a disruptura constante

A+ A- Baixar
PDF

Marcelo Pezzutto, presidente da Visão Prev
Foto: Mario Nakase Fotografia

Parece, de fato, que a disruptura – ou seja, a quebra ou descontinuidade de um processo – está se tornando não uma exceção, mas uma constante. Desde 2020, com o aparecimento da pandemia de covid 19, o mundo parece ter entrado em uma espiral de mudanças contínuas, de caminhos que se bifurcam, de encadeamentos difíceis de prever.

Esse fenômeno é tão presente que se fala hoje de um Mundo VUCA – sigla, em inglês, formada pela primeira letra das palavras Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade). Esses quatro conceitos são usados para descrever a atual realidade em que vivemos. “Esse aumento de complexidade não é necessariamente um aspecto negativo ou positivo. É uma característica que precisa ser levada em conta para que nosso planejamento esteja alinhado com o contexto”, explica Marcelo Pezzutto, presidente da Visão Prev, em sua tradicional entrevista para o nosso Blog sobre os desafios e conquistas do ano anterior e as perspectivas para o próximo período.

Em um Mundo VUCA, o mais importante é estar sempre bem informado e pronto para lidar com incertezas e alterações de rota. “Temos que nos preparar psicológica e financeiramente para enfrentar essa realidade. Não adianta esperar aquela tranquilidade, aquele céu de brigadeiro do passado… o mundo é hoje mais desafiador. Por outro lado, também estamos mais capacitados para encarar os desafios que se apresentam e ajudar nossos participantes a lidar com os eventuais contratempos”, comenta Marcelo. Confira os principais trechos da nossa conversa:

Como foi 2022

Na entrevista do ano passado, ao falar sobre as perspectivas para 2022, destacamos aspectos que realmente aconteceram, em um ano muito turbulento, com consequências sobre a economia e o mercado financeiro nacional e internacional. Foi um período difícil, mas conseguimos proteger ao máximo as carteiras e aproveitar as oportunidades que surgiram.

 

Um grande foco para nós foi no relacionamento com os participantes, com novidades em várias frentes para estar sempre perto de nosso público-alvo, oferecendo tranquilidade e segurança.

Atendimento e comunicação

São muitos os exemplos que demonstram nossa preocupação com os participantes. Demos continuidade a 2 programas de educação financeira e previdenciária – o Meu Momento, que já atendeu 130 pessoas com um índice médio de satisfação de 98,8%, e o Terapia de Bolso, no qual conseguimos zerar a lista de espera.

 

Implantamos outras facilidades como o acesso ao programa de empréstimos pelo aplicativo e um modelo de prova de vida que não exige nenhuma ação dos assistidos, visto que nós mesmos fazemos as consultas necessárias (ou seja, enquanto o mercado ainda está implementando a biometria facial, já estamos em outra fase).

 

Intensificamos a programação de lives, com novos temas para públicos específicos, e temos cada vez mais feito desses momentos uma excelente oportunidade para ouvir nossos participantes e identificar suas demandas e opiniões. Vale destacar inclusive que a ideia de mudar o recadastramento surgiu em um desses encontros.

 

Retomamos o atendimento presencial e mantivemos a versão online para que os participantes escolham o formato que lhes é mais conveniente para conversar com nossos especialistas e esclarecer suas dúvidas e questionamentos. Para 2023, vamos alterar o atendimento da nossa central telefônica, com um horário mais conveniente, das 8h às 20h. Pretendemos também reiniciar os encontros presenciais fora de São Paulo como fazíamos antes da pandemia.

Investimentos

Como já comentei, 2022 foi um ano muito complexo. Entre os diversos problemas que se apresentaram, tivemos a desorganização da cadeia produtiva, o aumento da inflação mundial, a elevação das taxas de juros (justamente para tentar conter a inflação), os problemas geopolíticos e, no Brasil, eleições bastante conturbadas. Tudo isso, é claro, repercutiu na rentabilidade dos perfis (sobretudo os de maior risco), mas fizemos vários movimentos táticos para proteger as carteiras, conforme as características e estratégias previstas nas Políticas de Investimentos de cada perfil.  Na tabela a seguir, vemos os resultados consolidados no ano:

Perfil / Plano Em 12 Meses 36 Meses 60 Meses % CDI Ano % Bench Ano
Super Conservador 12,47% 21,22% 36,86% 100,8% 100,9%
Conservador 11,19% 24,21% 53,94% 90,4% 99,5%
Moderado 7,72% 15,35% 54,91% 62,4% 86,2%
Agressivo 4,98% 6,99% 51,84% 40,2% 72,0%
Agressivo RF LP 5,96% 8,41% 61,22% 48,2% 100,7%
Plano PreVisão 12,17% 42,69% 72,23% 98,3% 100,0%
Plano Telefônica BD 11,73% 34,97% 59,26% 94,8% 125,4%

Mais Visão

Fechamos 2022 com 859 participantes e um patrimônio líquido de R$ 26,913 milhões. São números expressivos que demonstram o entendimento e a aceitação do nosso plano família. Esses resultados indicam que o Mais Visão vem adquirindo uma musculatura consistente que nos permite pensar em novas oportunidades de crescimento para este ano.

Conquistas importantes

Tivemos alguns reconhecimentos relevantes que valorizam nosso empenho de modo muito positivo.

A Visão Prev foi uma das 9 entidades a obter o Selo de Engajamento Profissional Abrapp 2021 e conquistou o selo Great Place to Work®, o que nos ajuda na atração e retenção de profissionais de grande qualidade para cumprir nossa Missão.

Também conseguimos a recertificação de adequação às normas ISO 9001 (gestão da qualidade) e ISO 27001 (gestão de segurança da informação) e o Selo de Autorregulação de Governança em Investimentos da Abrapp (conquistado por apenas 27 entidades até hoje).

Por fim, merece destaque o resultado de nossa Pesquisa de Satisfação que, em um ano tão conturbado, nos trouxe um índice geral de satisfação de 93,92%. Isso significa um aumento de 4 pontos percentuais em relação a 2021 (89,82%) e um grande motivo de orgulho para todo o time!

O que esperar de 2023

A expectativa é que teremos mais um ano duro pela frente. Devemos ter a continuidade de alguns dos aspectos difíceis de 2022 (inflação persistente, taxas de juros altas para tentar conter o processo inflacionário, problemas na cadeia de suprimento e questões geopolíticas).  O mercado está muito sensível, pois a disruptura constante parece ter se instalado como uma perspectiva concreta.

Soluções sob medida

Daremos continuidade ao Meu Momento e ao Terapia de Bolso, além de desenvolver novos programas de educação financeira para outros públicos (pensionistas, por exemplo).  Queremos ser reconhecidos como consultores de nossos participantes em temas direta e indiretamente associados à previdência, inclusive com a criação de um marketplace para produtos e serviços relacionados a saúde, qualidade de vida, educação, lazer e seguros, entre outros.

 

Vamos também expandir nossa atuação junto à comunidade para ampliar o acesso a conhecimentos que auxiliem no planejamento e na gestão do orçamento doméstico e dos investimentos.

 

Ou seja, nesse Mundo VUCA, queremos ajudar nossos participantes e a comunidade como um todo a se preparar para cuidar bem de suas finanças e do planejamento de seus sonhos. Além da melhoria contínua de nossos processos e atividades, esse é um de nossos grandes compromissos para 2023.

Quer saber mais sobre o que aconteceu na Visão Prev em 2022?

Então, clique aqui.

fevereiro de 2023