Visão de Vida

ESG e você: entenda a sua pegada ecológica

A+ A- Baixar
PDF

ESG é uma sigla que vem entrando cada vez mais na vida das empresas. Ela diz respeito ao impacto de suas ações em relação ao meio ambiente, à sociedade e à governança. A Visão Prev, por exemplo, está muito empenhada em cuidar bem desse tripé (clique aqui e veja como estamos alinhados com esses princípios).

Apesar de abordar conceitos mais voltados para o mundo corporativo, a ideia de agir com responsabilidade nessas três frentes também pode ser transportada para nossas atitudes individuais. Afinal, todos devemos cuidar para que nossas decisões gerem consequências positivas para o presente e o futuro. Não apenas nosso, mas das pessoas e do planeta como um todo!

Para demonstrar essa realidade na prática, vamos começar com a primeira letra da sigla ESG – ou seja, o E de “environment” (meio ambiente, em inglês). Há uma série de atitudes que podemos tomar para um dia a dia mais sustentável e um bom indicador para isso é a chamada “pegada ecológica”.

Pegada ecológica?

Essa metodologia surgiu em 1990, com os cientistas canadenses Mathis Wackernagel e William Rees, e vem sendo usada para determinar os impactos da presença humana sobre o meio ambiente. O objetivo é medir a capacidade do planeta de responder às nossas demandas por recursos naturais.

O cálculo é feito a partir da área exigida para a produção dos bens e serviços e da área necessária para a absorção dos gases de efeito estufa resultantes da produção desses bens e serviços. Ou seja, a forma como nos alimentamos, nos deslocamos e consumimos de modo geral deixa marcas – ou seja “pegadas” – sobre a vida no planeta. A “pegada ecológica” de um país, de uma cidade ou de uma pessoa corresponde à área produtiva (em hectares globais – gha) necessária para fornecer produtos, bens e serviços que sustentam seu estilo de vida.

Como estamos

Segundo a WWF, atualmente a população humana precisa de 1,7 planeta Terra para manter o seu padrão de consumo. As projeções para o ano de 2050 apontam que, se seguirmos com esse modelo, serão necessários 2 planetas Terra.

A pegada ecológica varia muito conforme o estilo de vida em cada país, sem contar as consequências de ações ligadas ao desmatamento e poluição, por exemplo. Dados da Global Footprint Network mostram que, em 2022, as dez nações que colocaram maior pressão sobre os ecossistemas globais foram: China, Estados Unidos, Índia, Rússia, Brasil, Japão, Indonésia, Alemanha, República da Coreia e México.

Sua pegada ecológica

Como a vida de todos os seres humanos gera impactos sobre o planeta, você pode calcular a sua própria pegada ecológica. Ela diz respeito a tópicos como consumo de produtos de origem animal, de alimentos industrializados, tipo de moradia, consumo de energia e uso de combustíveis fósseis.

Veja o vídeo abaixo e entenda como deixamos nossa marca sobre o planeta:

Clique aqui e faça o teste para conhecer a sua pegada ecológica:

Algumas medidas úteis

São muitas as escolhas que podem reduzir sensivelmente nossa pegada ecológica, diminuindo a ação de nossa presença sobre o planeta. Abaixo, preparamos uma lista com algumas delas.

  1. Consuma alimentos da estação e, se possível, produzidos localmente, preferindo os orgânicos.
  2. Evite o consumo frequente de carne animal, produtos industrializados e fastfood.
  3. Separe seu lixo para a reciclagem corretamente (clique aqui para saber mais).
  4. Avalie como está a eficiência energética da sua casa (clique aqui para saber mais).
  5. Ao comprar móveis, verifique se a madeira é certificada com o selo FSC.
  6. Compre roupas de maneira eficiente (temos uma matéria aqui no Blog sobre esse tema).
  7. Evite andar de carro sozinho. Prefira usar bicicleta, transporte coletivo e caronas solidárias.
  8. Preste atenção ao desperdício de água (clique aqui para saber mais).
  9. Conheça o compromisso das empresas com os princípios ESG e prefira adquirir produtos e serviços das que cuidam bem desses aspectos.
  10. Reavalie continuamente suas ações e torne-se um porta-voz das boas práticas (que tal começar compartilhando essa matéria com seus familiares e amigos?)

Pode parecer pouco, mas não é. Afinal, é a soma de todas as boas decisões que podem trazer resultados realmente positivos. Lembre-se: a mudança começa sempre por você!

setembro de 2024