Acontece na Visão

Apesar das turbulências, 2023 foi um bom ano para nós!

A+ A- Baixar
PDF

Marcelo Pezzutto, presidente da Visão Prev

É sempre útil começar um novo ano a partir do entendimento do ano anterior. O que esperávamos e se confirmou? O que não aconteceu conforme nossas expectativas? Essa análise é essencial para o planejamento do próximo período, pois serve como base para novas projeções e metas.

Como já é tradição, a cada início de ano, fazemos uma entrevista com nosso presidente, Marcelo Pezzutto, exatamente a partir dessa perspectiva: avaliar e projetar. Vivemos novamente um ano desafiador e parece que, de fato, o conceito de Mundo VUCA – sigla, em inglês, formada pela primeira letra das palavras Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade) – veio para ficar e a mudança será, cada vez mais, uma constante.

Mas mudar o quê? Como? Por quê? Essas foram algumas das questões que orientaram nossa conversa com Marcelo. Acompanhe suas respostas sobre os principais temas abordados nesse bate-papo:

Cenário dentro e fora do país

Assim como dissemos no início de 2023, o mundo está efetivamente cada vez mais disruptivo, com novos desafios e transformações em ritmo acelerado. Um exemplo nesse sentido tem sido o avanço impressionante no uso de Inteligência Artificial (IA) nas mais diversas frentes, com possibilidades ilimitadas para sua aplicação. Já estamos inclusive avaliando o uso de IA para dinamizar e aprimorar alguns dos nossos processos.

Vivemos também um ano de novos conflitos geopolíticos que vieram se somar a outros ainda em curso. O aumento da inflação mundial levou à necessidade de elevação das taxas de juros em muitos países – cabe aqui mencionar a rapidez de resposta do Copom nesse movimento, até mesmo em função de nossa experiência inflacionária no passado.

Além disso, no Brasil, tivemos duas situações bem complicadas advindas dos casos das Americanas e da Light que impactaram todo o mercado e a Visão Prev também, pois tínhamos papéis dessas duas empresas em nossas carteiras.

Rentabilidades

Esse cenário gerou oscilações intensas em todos os mercados, o que representou um grande desafio para a gestão dos recursos durante o ano. No balanço final, porém, conseguimos reequilibrar os resultados, com rentabilidades superiores ao CDI, ganhos reais bem acima da inflação (o IPCA foi de 4,62% no acumulado) e desempenho próximo ou superior aos respectivos benchmarks como demonstra o quadro abaixo. Vale destacar que, em julho, atingimos a marca histórica de R$ 8 bilhões de patrimônio, sendo que boa parte desse valor provém do desempenho dos investimentos.

Perfil / Plano 12 meses % CDI /ano % Bench / ano 36 meses 60 meses
Super Conservador 13,51% 103,51% 103,51% 33,73% 45,87%
Conservador 12,54% 96,14% 99,40% 31,08% 57,99%
Moderado 16,40% 125,66% 100,56% 25,98% 61,37%
Agressivo 19,52% 149,57% 99,50% 21,49% 61,04%
Agressivo RF LP 17,17% 131,61% 98,80% 21,31% 64,04%
Plano PreVisão 12,38% 94,91% 110,78% 45,95% 76,03%
Plano Telefônica BD 11,89% 91,16% 148,56% 40,78% 63,80%

Atendimento

Se pensarmos em nossos pilares de gestão em 2023, o atendimento merece destaque. Investimos muito, e de forma constante, no treinamento e capacitação de nosso time, aprimorando sua formação para melhorar o contato com os participantes. Esse esforço se refletiu claramente nos resultados de nossa Pesquisa de Satisfação (clique aqui para saber mais), com índices robustos nos quesitos que compõem o atendimento. É importante salientar que esse é um diferencial de peso para uma entidade prestadora de serviços como é o caso da Visão Prev.

Governança e controles

Em 2023, conquistamos a ISO 27701 que trata da privacidade de dados e veio se somar às nossas certificações ISO 9001 (qualidade) e 27001 (segurança da informação). Temos, portanto, três selos ISO que representam uma garantia a mais para nossos participantes, além de serem muito úteis no fomento de uma cultura de controles minuciosos, uma vez que exigem normas, manuais e fluxos continuamente atualizados.

Nova estrutura organizacional

2023 foi o primeiro ano de nossa nova estrutura organizacional. Nesse período, alcançamos o que buscávamos: melhor distribuição das atividades entre diretores e gerentes, possibilitando maior fluidez e agilidade nos processos decisórios. Ganhamos assim mais foco nas atividades de cada área e de suas respectivas lideranças.

Dentro da premissa de termos um ambiente de trabalho agradável, inclusivo e desafiador, foi com satisfação que obtivemos novamente o Selo de Engajamento Abrapp e ficamos entre as 150 melhores pequenas empresas para trabalhar no país (73ª posição) no ranking da Great Place to Work (GPTW).

Mais Visão

Terminamos o ano com um patrimônio de mais de R$ 40 milhões no Mais Visão, o que indica um aumento de quase 50% na comparação com o fechamento de 2022. Tivemos vários processos de portabilidade, com aportes significativos, que demonstram confiança em nossa gestão e ajudaram a alavancar esse total. O Mais Visão tem apenas três anos e vem atingindo, com solidez, as metas que havíamos estipulado. Algumas novidades de 2023 foram a possibilidade de adesão de todos os empregados do Grupo Telefônica (e não apenas os de nossas patrocinadoras) e as diversas ações de marketing – no Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, por exemplo – para aumentar o conhecimento e incentivar a participação no plano.

O que esperar de 2024

Nos últimos anos, infelizmente, temos repetido a perspectiva de mais um período difícil pela frente. No Brasil, teremos eleições, o que sempre perturba os mercados, e também velhos desafios a encarar como o equilíbrio fiscal. Mundialmente, deve permanecer a turbulência geopolítica que tem impactos diretos sobre os investimentos. O lado bom de identificar previamente essas questões é podermos nos preparar para enfrentá-las da melhor forma como temos conseguido fazer.

Em relação aos investimentos, tivemos a aprovação das Políticas com a possibilidade de entrada em novas classes de ativos, visando maior diversificação de nosso portfólio. No pilar relacionamento, queremos intensificar nossa aproximação com os participantes, retomando com mais frequência os encontros presenciais dos plantões de dúvidas, tanto em São Paulo quanto em outras cidades.

Internamente, teremos o segundo ano de nossa estrutura organizacional. Ainda há alguns ajustes a fazer, nada muito intenso, apenas pequenas mudanças aqui e ali dentro da busca pela evolução constante de nossos processos com vistas à qualidade dos serviços que oferecemos aos participantes.

Em linha com nossas metas de ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), estamos nos preparando para sermos signatários do PRI (sigla em inglês de Princípios para o Investimento Responsável), o que ainda é bastante raro entre as entidades brasileiras.

Continuaremos também com foco no Mais Visão que faz parte das iniciativas sociais do ESG, contribuindo com o planejamento dos investimentos de nossos participantes, para aposentadoria ou outras metas pessoais. Trata-se de um aspecto essencial para o futuro dos brasileiros e queremos expandir nosso papel nesse fomento.

Quer saber mais sobre o que aconteceu na Visão Prev em 2023?

Então, clique aqui.

fevereiro de 2024