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De 28 de novembro a 12 de dezembro, realizamos nossa Pesquisa de Satisfação, uma ação essencial para medir a efetividade e aceitação dos diversos aspectos que compõem a atuação da Visão Prev. Anualmente, desde 2007, abrimos esse diálogo com os participantes para avaliar nossos produtos e serviços e entender, de modo mais minucioso, eventuais variações registradas de um ano para outro.
“Obtivemos novamente um grande resultado, com um índice de satisfação geral de 92,51% contra 93,92% no ano anterior, o que representa a manutenção em um patamar extremamente elevado. Os principais destaques foram justamente os temas ligados ao atendimento e à comunicação – dois tópicos muito importantes para uma entidade prestadora de serviços. Isso confirma o acerto de nossos investimentos na capacitação contínua das equipes que têm interface direta com os participantes”, explica Marcelo Pezzutto, presidente da Visão Prev.
Também merecem destaque:
O aumento do NPS, índice que mede a taxa de indicação da Visão Prev, que foi de 51,81 (em 2022) para 54,97.
Os atributos de confiança, tanto nos dirigentes quanto nas empresas patrocinadoras e nas informações transmitidas pela Visão Prev, receberam em mais de 93% das avaliações notas que denotam satisfação (7 a 10).
Mesmo em um ano difícil no cenário econômico, as questões sobre investimentos mantiveram estabilidade, com índices elevados de satisfação na comparação com 2022.
O conhecimento do Programa de Empréstimos passou de 66,61% (em 2022) para 72,67%, o que revela que mais participantes estão interessados nas vantagens oferecidas.
Como foi feita a pesquisa
Todas as etapas foram realizadas por um instituto independente especializado, garantindo confidencialidade no levantamento e profissionalismo no estudo dos dados coletados. O trabalho foi desenvolvido em conformidade com a norma ABNT NBR ISO 20.252, que estabelece as diretrizes para a condução de projetos de pesquisa de opinião pública, com o Código de Ética adotado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os participantes receberam um questionário por e-mail com perguntas sobre confiança, atendimento, investimentos, comunicação e Programa de Empréstimos, entre outros itens, para avaliações com notas de 0 a 10. O plano amostral*, com 855 participantes, incluiu ativos, assistidos, autopatrocinados e BPDs dos 5 planos – Visão Telefônica, Visão Multi, Mais Visão, PreVisão e Telefônica BD. A soma dos percentuais para notas de 1 a 4 é considerada como insatisfação, 5 e 6 como neutralidade e 7 a 10 como satisfação.
*O plano amostral define, a partir de uma análise estatística, o número de respostas que devem ser obtidas em cada segmento de participantes (divididos por status e plano) para que representem todo o universo analisado, com margem de erro mínima.
Mais elogios e sugestões
Os participantes podem registrar livremente seus comentários ao final de pesquisa. Em 2023, apesar de uma leve queda, a soma de elogios e sugestões é bem superior ao volume de críticas, o que também denota alto grau de satisfação com a entidade.
Em 2023, foram 397 comentários, sendo 50% Elogios, 34% Sugestões e 16% Críticas
Em 2022, foram 473 comentários, sendo 57% Elogios, 32% Sugestões e 11% Críticas
Em 2021, foram 445 comentários, sendo 52% Elogios, 28% Sugestões e 20% Críticas
Em 2020, foram 434 comentários, sendo 37% Elogios, 46% Sugestões e 17% Críticas
Em 2019, foram 401 comentários, sendo 41% Elogios, 45% Sugestões e 14% Críticas
Os Top 10
Os 10 melhores
Índice de Satisfação
Gestão dos investimentos (exceto rentabilidade)*
100%
Facilidade para achar e utilizar o Simulador de Empréstimos
94,75%
Confiança nas informações passadas pela Visão Prev
94,70%
Confiança nas empresas do Grupo Telefônica patrocinadoras dos planos
94,44%
Atendimento
93,94%
Rentabilidade*
93,75%
Telefone
93,74%
Confiança nos dirigentes da Visão Prev
93,09%
Relatório Anual online
92,97%
E-mail – Comunicação
92,96%
*Somente plano PreVisão
Os índices de satisfação por tema
Veja, a seguir, os índices de satisfação (notas de 7 a 10) de cada tópico analisado:
Satisfação geral
Regulamento e regras do plano
Confiança nas instituições e informações:
Confiança nos dirigentes da Visão Prev
Confiança nas empresas do Grupo Telefônica patrocinadoras dos planos*
* Exceto participantes do plano Mais Visão
Confiança nas informações passadas pela Visão Prev
Investimentos dos planos
Rentabilidade*
* Apenas para os planos Visão Multi, Visão Telefônica e Mais Visão. Para o PreVisão, esse índice é de 93,75%.
Perfis de investimentos*
* Apenas para os planos Visão Multi, Visão Telefônica e Mais Visão.
Gestão dos investimentos*
* Apenas para os planos Visão Multi, Visão Telefônica e Mais Visão. Para o PreVisão, esse índice é de 100%.
* Apenas elegíveis ao programa / *2 Apenas quem conhece o programa / *3 Apenas quem contratou empréstimo
Conhecimento do plano Mais Visão*
* Exceto participantes do plano Mais Visão
Recomendação crescente
“Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar a Visão Prev para um amigo ou colega?” Com as respostas a essa pergunta, é possível calcular nosso NPS (sigla, em inglês, de Net Promoter Score), índice que mede a fidelidade dos participantes à entidade. Novamente, houve um crescimento em relação ao ano anterior, valendo destacar que 66,43% apontaram probabilidade 9 e 10 de indicação. “