Acontece na Visão

Aportes e Contribuições: que tal fazer um Pix?

A+ A- Baixar
PDF

Você sabia que a Visão Prev participou do lançamento do Pix no Brasil? Pois é! Em 2020, fomos um dos 5 primeiros clientes de um dos maiores bancos do país a estar com a ferramenta pronta para utilização, antes mesmo de sua abertura no mercado. A ideia, como sempre, foi oferecer mais praticidade e flexibilidade para os nossos participantes!

Desde então, o uso do Pix vem crescendo ano a ano:

  • De dezembro 2020 a dezembro 2021, o aumento foi de 80,33%
  • De dezembro 2021 a dezembro 2022, a expansão atingiu 108%

Mesmo assim, as transações via Pix representam hoje apenas 8% em relação às demais modalidades de pagamento, sendo o boleto a opção mais utilizada (51%), seguido do débito automático para correntistas dos bancos Itaú e Santander (41%). Em 2022, a Visão Prev disponibilizou o uso de Pix também pelo aplicativo, o que deve potencializar ainda mais seu crescimento.

O que pode ser pago via Pix

  • As Contribuições Básicas mensais e as Esporádicas dos participantes do Mais Visão.
  • As Contribuições Básicas mensais dos autopatrocinados dos planos Visão Telefônica, Visão Multi e Telefônica BD.
  • As Contribuições Esporádicas dos ativos e autopatrocinados do Visão Telefônica e do Visão Multi.
  • Os Aportes dos assistidos e BPDs do Visão Telefônica e Visão Multi.

É necessário apenas gerar o QR Code ou o código de chave na área restrita do site ou no aplicativo, copiar e colar os números diretamente no site ou aplicativo do seu banco e pronto! Em segundos, o pagamento estará feito.

Importante: Em caso de pagamento pela chave, o participante deve clicar em “Pagar via Pix”* e não em “Transferir via Pix”, pois a transferência não caracteriza pagamento.

*Nos bancos, a opção de pagar via pix (colando a chave) é descrita como “Pix Copia e Cola”.

Veja, no vídeo abaixo, como funciona essa opção aqui na Visão Prev:

Fácil e prático

Entre as vantagens do uso do Pix, está a possibilidade de fazer pagamentos e transferências em menos de 10 segundos, todos os dias do ano, inclusive nos finais de semana e feriados. Outro benefício é que não há cobrança de taxas sobre as transações por Pix.

No caso das Contribuições e Aportes via Pix, os recursos só são aplicados no mesmo dia se forem pagos até as 10h. Depois desse horário, a aplicação é feita no dia seguinte. As contribuições realizadas nos finais de semana ou feriados são efetivadas no próximo dia útil.

Segundo lugar no ranking mundial

Segundo a pesquisa Prime Time for Real-Time Report, divulgada no dia 19 de abril pelo Banco Central, o Brasil ocupa o 2º lugar entre os países que mais utilizaram meios de pagamento instantâneos em 2022 (a 1ª posição ficou com a Índia). Entre 2021 e 2022, houve um salto de 228,9% no uso da modalidade no país.

Os brasileiros realizaram 29,2 bilhões de transações via Pix no ano, o que corresponde a 15% do total mundial. Somente no último mês de março, foram transferidos R$ 1,2 trilhão com uso da opção instantânea.

Uma alternativa segura

O Pix possui proteção por criptografia e autenticação digital que garante a mesma segurança das transferências tradicionais via TED e DOC. O Banco Central exige que as instituições financeiras que oferecem Pix tenham medidas de autenticação como reconhecimento facial, biometria e tokens de verificação. Além disso, essas transações se enquadram na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o que garante sigilo bancário das informações de cadastro dos clientes e das operações.

Vale reforçar, porém, que esses mecanismos de segurança protegem contra invasões e roubos de dados, mas não evitam os golpes aplicados sobre os usuários. Essas fraudes procuram persuadir as pessoas, de diversas maneiras, a clicar em um link falso ou compartilhar suas informações, por exemplo. Clique aqui para ler a matéria “Como se proteger de golpes e fraudes online” no nosso Blog.

Em janeiro deste ano, o Banco Central divulgou novas regras que devem oferecer mais segurança e flexibilidade ao mecanismo de pagamento. Confira, nesse vídeo, quais são as principais mudanças:

julho de 2023