Visão de Vida

Começou a alegre temporada das Festas Juninas!

A+ A- Baixar
PDF

Conhecida pelas músicas, danças, roupas típicas e deliciosas comidas, a Festa Junina é uma das mais populares celebrações folclóricas do país. Embora seja um evento incorporado no calendário da Igreja Católica, em homenagem a Santo Antônio (dia 13/6), São João Batista (dia 24/6) e São Pedro (dia 29/6), o festejo é realizado em escolas, bairros, empresas e muitos outros locais sem cunho religioso, em todos os cantos do país.

Esse tipo de festa era muito comum na península Ibérica (Portugal e Espanha) para celebrar o início do verão naquela região e agradecer aos deuses pela colheita; acredita-se que ela tenha origem pagã e que, só depois de muitos séculos, tenha sido associada ao cristianismo.

A tradição da festa junina foi trazida ao Brasil pelos portugueses em meados do século XVI, mas acabou sofrendo influências indígenas, africanas e campesinas. Por isso, essa ancestralidade está muito presente nos preparos dos quitutes feitos de milho, batata-doce, amendoim, mandioca e também explica as danças em volta da fogueira.

Para a historiadora da Unicamp Eliane Morelli Abrahão, “a Festa Junina é enraizada na cultura brasileira, que tem o alimento como importante componente de identidade. Assim, muitas quermesses têm nas comidas típicas o seu maior atrativo”.

Mas também pudera, quem consegue resistir ao cheiro da pipoca, da canela no vinho quente ou da pamonha que exala no ar das Festas Juninas?

Além disso, elas também são repletas de diversão, que vão desde os casamentos humorados, encenados durante a dança da quadrilha, às brincadeiras com troca de prendas, concursos e muita música.

E o melhor, é uma celebração permitida para todas as idades, acessível para qualquer classe social e sempre tem uma acontecendo nesta época perto de você!

Mas que tal conferir como cada região do Brasil celebra a Festa Junina?

Confira abaixo algumas curiosidades e aproveite essa temporada para reunir a família, os amigos e se divertir!

Sul

Mesmo sendo o local mais frio do país nesta época do ano, a Festa Junina pega fogo na Região Sul!

Por lá a comemoração é grande e conta com muita dança tradicional, pinhão e vinho quente para ajudar a esquentar. Mas também não podem faltar o tradicional churrasco e o chimarrão.

O pinhão é encontrado dentro das pinhas, que são as estruturas reprodutivas dos pinheiros, e pode ser cozido, assado, grelhado ou utilizado como ingrediente em pratos diversos, como sopas, saladas, risotos, massas e doces.
Sudeste

A Festa Junina em Minas Gerais está entre as cinco maiores do Brasil, inclusive as grandes fogueiras acontecem por lá. As cidades de Ingaí, Mesquita e Cachoeira de Minas são recordistas no estado. Êta trem bão!

Mas para quem procura diversidade, a cidade de São Paulo é o lugar certo para festejar, já que tem gente de todo canto do mundo e um Arraiá a cada esquina! Aliás, as festas vão, muitas vezes, até altas horas da madrugada.

Já no Rio de Janeiro, assim como o Carnaval, a Festa Junina movimenta as ruas, ao som de forró, baião, samba e funk para ninguém ficar parado.

Fogueira de Cachoeira de Minas, com 30 metros de altura, toda a sua estrutura construída de forma artesanal e preenchimento do espaço interno com 100% de lenha morta.

Norte

Grandes Festas Juninas acontecem por lá, com as suas bandeirinhas, balões e quadrilhas, dividindo espaço com o Festival Folclórico de Parintins, que é tombado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Um espetáculo lindo de se ver!

No Festival de Parintins, duas agremiações, o Boi Garantido e o Boi Caprichoso, se enfrentam em apresentações de danças, músicas e encenações.

Nordeste

As festas mais populares acontecem no Nordeste e trazem turistas do mundo inteiro, que acompanham os trios elétricos e participam de brincadeiras típicas, como o pau de sebo.

Atualmente, a maior Festa Junina do país é realizada em Campina Grande, na Paraíba, mas Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe não ficam atrás em questão de alegria e grandiosidade.

Festa Junina de Campina Grande, considerada a maior do Brasil.

Centro Oeste

Conhecido como o berço da música sertaneja, com as suas duplas e violeiros, a música é predominante nas Festas Juninas do Centro-Oeste, mas as quadrilhas e o cururu (dança folclórica típica da região) também são muito populares.

Concurso de quadrilhas Juninas do Estado de Goiás 2022.

A quadrilha é a dança mais tradicional das Festas Juninas. Assista ao concurso realizado em Goiás em 2022:  

Ficou animado para a temporada de Festas Juninas?

Então, aprenda uma receita típica bem fácil de preparar!

Arroz-doce caramelizado

  • 1 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 canela em pau
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pitada de sal
  • Canela em pó (opcional)

Modo de Preparo

Em uma panela, em fogo médio, cozinhe o arroz na água até secar e amaciar. Reserve.

Em outra panela, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo até derreter e começar a ficar dourado. Adicione o leite, aos poucos, e deixe que o açúcar dissolva. Acrescente a canela em pau, o leite condensado, o arroz cozido e o sal. Cozinhe por 10 minutos ou até encorpar. Transfira para tacinhas individuais, deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas. Decore com canela em pó e em pau. Sirva em seguida.

junho de 2023