Acontece na Visão

As Políticas de Investimentos para 2023

A+ A- Baixar
PDF

Decisões sobre investimentos não são estáticas. Elas devem estar alinhadas com as mudanças nos mercados e nas perspectivas de cenário. Por esse motivo, a legislação exige que as Políticas de Investimentos das entidades de previdência complementar sejam revistas anualmente. O objetivo é avaliar se as alocações estão em sintonia com o que se espera da economia para o próximo período.

A Visão Prev acaba de divulgar as Políticas de Investimentos para 2023 dos 5 perfis dos planos Visão Telefônica, Visão Multi e Mais Visão, assim como dos planos PreVisão e Telefônica BD. A ideia é adequar os portfólios para que as carteiras possam corresponder a suas respectivas metas e benchmarks. A revisão das Políticas é feita pela Diretoria de Investimentos da Visão Prev, com acompanhamento e supervisão do Comitê de Investimentos, e aprovada em dezembro, pelo Conselho Deliberativo, para entrada em vigor no ano seguinte.

Como funcionam as Políticas de Investimentos

Em primeiro lugar, é importante destacar que os investimentos das entidades de previdência complementar são regulamentados por diversas leis e normas que visam proteger os recursos dos participantes. Sua definição também leva em conta variáveis como a modalidade do plano, os fluxos de pagamentos presentes e futuros dos benefícios e as opções de investimento existentes, considerando suas rentabilidades e riscos. Assim, os recursos são aplicados de acordo com as necessidades e características de cada plano ou perfil.

As Políticas estabelecem em que segmentos de mercado os recursos podem ser investidos, as faixas de alocação (percentual mínimo e máximo) e os tipos de ativos permitidos. Dessa forma, os gestores têm liberdade para, dentro das premissas previstas, tomar decisões ativas no dia a dia da administração dos recursos.

Atualmente, a alocação dos recursos dos planos da Visão Prev pode ser composta por ativos pertencentes aos seguintes segmentos de aplicação, conforme as diretrizes e objetivos de cada plano ou perfil:

  • Renda fixa
  • Renda variável
  • Investimentos estruturados
  • Fundos imobiliários
  • Investimentos no exterior
  • Operações com participantes (empréstimos)

> As Políticas de Investimentos de todos os planos estão publicadas no site da Visão Prev. Clique aqui para conhecer.

As premissas para a revisão

O próximo ano ainda poderá trazer potenciais desafios para os mercados financeiros, tanto no Brasil como globalmente. No mundo, temas como risco de recessão, inflação e geopolítica devem continuar sendo as pautas das principais discussões e atuações governamentais. No Brasil, aos impactos desses temas, deverão se somar também a questão fiscal e a condução das reformas.

Os principais estudos que analisam os retornos de investidores no longo prazo indicam que o aspecto mais relevante é a coerência na alocação entre as classes de ativos. Por esse motivo, as Políticas revisadas para 2023 procuram contemplar a disciplina na gestão dos ativos, com liberdade para capturar taticamente movimentos de mercado e incorporar oportunidades, nos cenários local e internacional, em classes de ativos que agreguem diversificação aos portfólios. Isso tudo, é claro, respeitando o horizonte e os níveis de risco dos 5 perfis.

As mudanças definidas para o ano

A revisão para 2023 propõe 4 eixos de alterações:

  1. Novas bandas de renda fixa no perfil Conservador

De:      50% a 80% IMA-B5

 20% a 50% CDI

Para:   45% a 80% IMA-B5

 20% a 55% CDI

Objetivo: Manter a volatilidade do perfil entre 1,5% e 2% e proporcionar flexibilidade na atuação tática entre IMA-B5 e CDI.

  1. Novo benchmark* para o segmento de Investimentos no Exterior – renda fixa ou total return (exceto renda variável):

De:         CDI + 2,5% a.a.

Para:     CDI + 3% a.a.

Objetivo: O segmento deve ter retorno mínimo equivalente ao que se espera da classe de multimercado local.

* referência de rentabilidade

  1. Aumento dos limites máximos para Investimentos no Exterior

Moderado:         de 0 a 3,5% para 0 a 6%

Agressivo:          de 0 a 6% para 0 a 10%

Objetivo: Elevar a banda até o máximo permitido na legislação para o perfil Agressivo, com aumento proporcional para o Moderado, devido à expectativa de oportunidades no exterior para 2023.

  1. Critérios ASG
    Foram incluídos critérios que procuram medir o comprometimento com os aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) nos processos de avaliação de novos gestores ou na revisão periódica dos gestores já contratados, verificando ações como apoio a projetos socioculturais ou ambientais com impactos na sociedade e analisando como consideram os aspectos ASG na seleção dos ativos para inclusão em seus portfólios.
    O estímulo à consideração dos aspectos ASG nos investimentos é essencial para a Visão Prev e para os participantes, como um balizador e não em detrimento de performance.
    Objetivo: Visto que a Visão Prev preza pelo investimento em ativos de contrapartes que adotam princípios de responsabilidade socioambiental e de governança, a meta é assumir uma postura mais ativa, estimulando a discussão entre gestores e provedores/formuladores de índices sobre como adotar os aspectos ASG em seus processos.

Quer saber sobre os investimentos em 2022 e 2023?

Então, clique aqui e confira a live feita no final de novembro por Marcelo Pezzutto, presidente da Visão Prev, e Gustavo Araujo, diretor de Investimentos da entidade.

dezembro de 2022