Visão de Vida

Pequenas resoluções para um grande 2023

A+ A- Baixar
PDF

Toda virada de ano é a mesma coisa: você faz uma série de promessas, estabelece objetivos, fica superanimado com os 365 dias de oportunidades pela frente de fazer diferente. Mas, daí os dias vão passando e quando percebe já é fim de ano e, novamente, não começou uma dieta, nem fez a matrícula do curso ou guardou dinheiro. E todo esse tempo que passou, vem acompanhado de frustração e culpa.

Segundo a ciência, mais da metade das pessoas desiste das resoluções de réveillon antes do Carnaval, apesar de querer transformar as suas vidas. E estas desistências se estendem além da lista dos primeiros dias do ano, provocando perdas ainda maiores. Estima-se que 40% das mortes prematuras nos Estados Unidos da América poderiam ser evitadas com mudanças de comportamento, como parar de fumar, fazer atividade física e perder peso – promessas comuns para se cumprir ao longo de um “ano novo”.

Modificar um comportamento pode não ser nada simples como parece, pois envolve hábitos, dependências e até pensamentos adquiridos há tempos, que fazem parte de uma rotina de anos.

“Mudar é difícil. Fazer mudanças efetivas exige uma organização para criar novos hábitos“.

 

Dr. Ryan Gottfredson – Autor do livro Mentalidades de sucesso: suas chaves para desbloquear maior sucesso em sua vida, trabalho e liderança.

Mas que tal dessa vez você fazer diferente?

Primeiramente, é importante deixar de lado essa pressão de transformar diversas situações e hábitos ao mesmo tempo, do dia para noite, sem antes se livrar de obstáculos que possam ter no caminho. Essa é a tese da cientista comportamental Katy Milkman, autora de “Como mudar”, seu mais novo livro, em que dedica vários capítulos explicando esses desafios – impulsividade, procrastinação, esquecimento, preguiça, autoconfiança e conformidade. Na obra, por meio de pesquisas de ponta, ela ainda traz mecanismos monetários para promover mudanças positivas, como uma espécie de dispositivo de comprometimento para ajudar a manter os planos estipulados. Por exemplo, fixar um objetivo, escolher alguma tecnologia ou alguém para monitorar o progresso e incluir ainda um jogo financeiro de recompensa.

Veja algumas dicas para fazer pequenas mudanças

    • Faça uma lista – Escreva todos os seus sonhos e desejos para 2023, sem limites. Deixe a sua imaginação comandar.
    • Escolha suas batalhas – A partir dessa lista de desejos, defina os seus objetivos e quais mudanças são necessárias para conquistá-los. Tente realizar uma meta de cada vez, afinal com pequenas resoluções é possível realizar grandes conquistas.
    • Estipule prazos – Calcule o tempo para a conclusão de cada tarefa efetuada.
    • Compartilhe a sua luta – Quando partilhamos os nossos desafios com a família, amigos ou pessoas de confiança nos sentimos apoiados, mesmo que seja nas redes sociais. Claro, se você souber lidar também com as cobranças por bons resultados.
    • Tenha disciplina – Como acha que um atleta olímpico se prepara para ganhar medalhas? Então, é preciso muito treino, ter confiança e, sobretudo, autodisciplina.
    • Se dê recompensas – Entenda que cada pequena conquista é uma vitória. Assim, você pode se presentear com algo que deseja muito, guardar um valor em dinheiro por cada meta etc. Só não vale comprar itens que possam atrapalhar a sua saúde ou os seus objetivos, hein?!

Lembre-se: o nosso futuro depende do que fazemos hoje.

Já conhece o Programa Visão Educa?

Aproveite o fim de ano para participar desse aprendizado que irá preparar você para investir no futuro!

Programa Visão Educa

dezembro de 2022