Visão de Vida

Passeios em família: roteiros divertidos e acessíveis

A+ A- Baixar
PDF

Quando se trata de planejar passeios em família, é fácil cair na rotina dos destinos tradicionais, ou mesmo se deparar com altos custos que acabam tornando um passeio desejado, inviável. Então, que tal desbravar novos horizontes, descobrir lugares pouco conhecidos e aproveitar atividades sem custo?

Nesta matéria, nós vamos te ajudar a encontrar passeios alternativos e gratuitos para criar memórias únicas com a sua família!

Páginas e Plataformas de Inspiração

As plataformas online são verdadeiros tesouros para descobrir passeios alternativos. Desde blogs até comunidades nas redes sociais, esses espaços são uma fonte rica de ideias não convencionais. Em alguns casos, existem até grupos de conversa que funcionam como uma comunidade, revelando segredos bem guardados.

Esse é o caso da Iza Garcia, proprietária do perfil do Instagram Roteiro Baby (@roteirobaby ), considerado o 1º guia infantil de Brasília, desde 2010.

Na capital paulista, temos o @spcriancas como o maior portal de turismo infantil e familiar, comandado pela jornalista Priscila Negrão. O portal fornece inúmeras dicas e opções de atividades para capital e cidades próximas, tendo sido premiado pela ONU por suas iniciativas. Além disso, o blog São Paulo para Crianças apresenta passeios para todas as idades e orçamentos, desde atividades gratuitas até aquelas que proporcionam relaxamento ou gastam energia.

Expandindo um pouco a Região Sudeste, o estado de Minas Gerais tem passeios acessíveis até mesmo como um “bate e volta”. Com seu extenso território, é possível encontrar passeios que agradem a todos os estilos. O portal Guia da Semana é um caminho para encontrar destinos com baixo custo e experiências incríveis.

Subindo para o Nordeste, Salvador é um destino muito popular. O site Agenda – Salvador da Bahia reúne todos os eventos que estão previstos para cada mês, além de atividades independentes que ocorrem ao longo do ano.

Entendemos que nem sempre é fácil encontrar tempo para fazer passeios mais longos, então… não ter planos detalhados também pode ser uma opção.

Que tal curtir a sua própria cidade sem um planejamento rígido?

Explorar sua própria cidade ou localidades vizinhas sem um roteiro definido pode ser uma ótima forma de curtir com a família e gastar pouco.  Muitas vezes, os melhores passeios estão bem ao nosso alcance. Explore bairros menos conhecidos, visite feiras de artesanato, museus, mercados municipais e festivais culturais para vivenciar a autenticidade da região de uma maneira única.

A natureza como playground

Parques urbanos, trilhas menos percorridas e praias escondidas são ótimas opções para famílias aventureiras. Mergulhe na natureza, faça piqueniques e explore a flora e a fauna local de maneira descontraída

Roteiros temáticos e inusitados

Crie roteiros temáticos com base nos interesses da sua família. Pode ser um passeio gastronômico por bairros diferentes, um dia explorando a cena de street art ou até mesmo um tour pelos murais de grafite da cidade.

Redescobrindo patrimônios históricos

Visite museus que ainda não teve a oportunidade de conhecer, ou mesmo revisite aqueles já conheceu no passado (sempre há informações novas para absorver). Passeios menos populares como sítios arqueológicos ou locais históricos pouco explorados também podem ser uma boa opção. Aprender sobre a história local com olhares de explorador ou em um ambiente menos movimentado pode ser uma experiência muito rica e envolvente para toda a família.

Ao se aventurar por passeios alternativos, você proporciona à sua família experiências inesquecíveis, incentiva a curiosidade e a apreciação pela diversidade do seu próprio país – e ainda com um baixo custo. Com a ampla gama de opções disponíveis online e a sabedoria de comunidades locais, a aventura está ao seu alcance. Portanto, embarque nessa jornada e descubra os segredos que aguardam a sua família nos cantos menos explorados do Brasil.

outubro de 2023