Acontece na Visão

Dois canais especiais para ouvir o que você tem a dizer!

A+ A- Baixar
PDF

A Visão Prev disponibiliza 2 importantes meios – a Ouvidoria e o Canal de Denúncias – para que você possa se manifestar e ajudar a aprimorar ainda mais a qualidade, transparência e ética em todas as suas atividades. Criados em 2014, eles asseguram uma linha direta com você para que suas manifestações possam ser corretamente recebidas e tratadas. Entenda o funcionamento de cada um deles:

O Canal de Denúncias

Seu objetivo é garantir transparência máxima às atividades da Visão Prev e atender às melhores práticas de governança do setor. Esse canal pode ser utilizado por colaboradores,  conselheiros, participantes, fornecedores e pela sociedade em geral.

Ele deve ser acessado exclusivamente caso se tenha conhecimento de um comportamento antiético, desvio de conduta ou ato que viole uma política, instrução de trabalho, regulamentação, normativo, procedimento ou qualquer outro descumprimento da legislação vigente.

O que pode gerar uma denúncia:

  • Descumprimento legal, normativo ou contratual
  • Assédio
  • Discriminação
  • Conflito de interesse
  • Corrupção
  • Favorecimento
  • Privacidade e segurança da informação
  • Controle interno e reporte financeiro

O canal funciona 24 horas, 7 dias por semana, podendo ser acessado pelos seguintes meios:

  • Formulário online
  • E-mail: canaldedenuncias@visaoprev.com.br
  • Presencial: de 2ª a 6ª, das 9h às 17h, com os colaboradores da Auditoria Interna, no endereço Alameda Santos, 787, conjuntos 11 e 12, Jardim Paulista, São Paulo/SP
  • Correspondência: aos cuidados da Auditoria Interna da Visão Prev, no endereço

Alameda Santos, 787, conjuntos 11 e 12, Jardim Paulista, São Paulo/SP, CEP 01419-001

Desde 2021, o Canal de Denúncias é de responsabilidade da Auditoria Interna que responde diretamente para o Conselho Deliberativo. A estrutura visa assegurar maior independência na apuração e tratamento de eventuais ocorrências.

Quer saber mais?

Então, clique aqui para conferir o Regimento da Auditoria Interna e aqui para conhecer o Código de Conduta e Ética da Visão Prev.

A Ouvidoria

Seu objetivo é ser a última instância de comunicação com o participante – ou seja, a Ouvidoria só deve ser utilizada depois que já se passou em pelo menos um outro canal de atendimento (Fale Conosco, e-mail, Central de Atendimento ou chat) sem obter o resultado esperado.

As solicitações que chegam à Ouvidoria são analisadas por completo, incluindo histórico de demandas anteriores, com independência, imparcialidade e confidencialidade, para avaliar os motivos de sua não solução prévia. Essas avaliações são, então, levadas à Diretoria e áreas responsáveis para sua validação e definição das ações necessárias. Os reclamantes são informados do andamento de seus pedidos até sua conclusão.

A Ouvidoria é, portanto, responsável por receber, registrar, analisar e dar o retorno adequado às reclamações, pedidos de informações, sugestões, críticas e elogios que não foram respondidos de modo totalmente satisfatório pelos demais canais. Dessa forma, ela acaba tendo um papel essencial na melhoria da gestão e dos processos da Visão Prev.

Desde sua criação, em 2014, foram sugeridos 106 planos de ação e 76 já foram implementados a partir das demandas recebidas. Alguns exemplos são: o aumento da segurança nos canais de atendimento pelos quais os participantes enviam documentos, definição de treinamentos com a Central de Atendimento, elaboração da Cartilha de Pensão por Morte e ajustes no Formulário de Solicitação de Aposentadoria.

Para acionar a Ouvidoria, o participante já deve, portanto, ter sido atendido por um dos canais de relacionamento da entidade e possuir obrigatoriamente um número de protocolo. Há 2 opções de acesso:

  • Formulário online
  • Correspondência: aos cuidados da Ouvidoria da Visão Prev, no endereço

Alameda Santos, 787, conjuntos 11 e 12, Jardim Paulista, São Paulo/SP, CEP 01419-001

Confira os números da Ouvidoria desde sua criação:

Demandas de ouvidoria por ano Improcedente* Procedentes Dias de resposta (média)
2014 9 27 3,83
2015 34 83 5,99
2016 8 32 5,25
2017 14 26 6,03
2018 9 7 2,75
2019 7 6 3,08
2020 9 4 1,77
2021 9 6 1,93
2022 10 6 2,81
Total Geral 109 197 4,81

* Uma demanda é considerada improcedente quando, por exemplo, o participante aciona o canal sem que haja um problema efetivo a ser resolvido, questiona uma informação transmitida pela Central que está correta ou procura a Ouvidoria sem antes ter passado por outros canais.

março de 2023