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Como funcionam a Ouvidoria e o Canal de Denúncias

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Cada vez mais, pessoas e empresas querem ter canais direitos e ágeis para a troca de informações. Assim, é possível esclarecer dúvidas e atender todos os tipos de demandas de forma individualizada e rápida.

É com esse objetivo que a Visão Prev disponibiliza diversas opções de atendimento – por telefone, e-mail, videoconferência, presencial, WhatsApp e Chat (clique aqui para conferir). Merecem destaque também a Ouvidoria e o Canal de Denúncias, dois canais muito importantes para a solução de ocorrências que possam ter impacto direto ou indireto no relacionamento da entidade com os participantes e na gestão ética de suas atividades. No ar desde 2014, eles têm focos de atuação, características e propostas específicas. Confira:

Ouvidoria

A Ouvidoria é uma instância recursal – ou seja, ela só pode ser acionada depois de um contato insatisfatório com pelo menos um outro canal de atendimento. Seu objetivo é buscar soluções para reclamações, sugestões e críticas dos participantes. As demandas recebidas pela Ouvidoria são tratadas em conjunto pela Diretoria e os gestores das áreas impactadas, resultando em melhorias nos processos e no atendimento.

Em 2024, o canal recebeu 23 comunicações, tratadas com um tempo médio de resposta de 0,65 dia útil.  Essas são algumas das funções da Ouvidoria:

  • Analisar e direcionar as manifestações recebidas, com independência, imparcialidade e confidencialidade;
  • Acionar as áreas técnicas em busca de subsídios para as análises;
  • Informar o andamento das demandas ao reclamante;
  • Emitir recomendações para a melhoria da gestão e dos processos da entidade;
  • Atuar na mediação de conflitos e na facilitação do diálogo.

A Ouvidoria pode ser acionada de duas formas:

  • Formulário online
  • Correspondência aos cuidados da Ouvidoria da Visão Prev, no endereço:
    Alameda Santos, 787, conjuntos 11 e 12, Jardim Paulista, CEP 01419-001, São Paulo/SP

Canal de Denúncias

Recebe e trata comunicações que abordam exclusivamente desvios de conduta, corrupção, comportamentos antiéticos, fraudes ou atividades ilegais, tendo como base a legislação e o Código de Conduta e Ética da Visão Prev. O foco é promover a transparência e a integridade em todas as nossas atividades.

O Canal de Denúncias é ligado à Auditoria Interna que responde diretamente ao Conselho Deliberativo, garantindo maior independência na apuração, avaliação e tratamento de eventuais ocorrências. Em 2024, houve apenas uma manifestação que, após avaliação, foi classificada como “não pertinente” – ou seja, não constituía uma denúncia.

O Canal pode ser acionado de quatro maneiras:

  • Formulário online
  • E-mail: canaldedenuncias@visaoprev.com.br
  • Presencial: de 2ª a 6ª, das 9h às 17h, com os colaboradores da Auditoria Interna, no endereço Alameda Santos, 787, conjuntos 11 e 12, Jardim Paulista, São Paulo/SP
  • Correspondência aos cuidados da Auditoria Interna da Visão Prev, no endereço:
    Alameda Santos, 787, conjuntos 11 e 12, Jardim Paulista, CEP 01419-001, São Paulo/SP
abril de 2025