Visão de Vida

Dia nacional de luta da pessoa com deficiência

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No dia 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma data que nos convida a refletir sobre a importância da conscientização da luta anticapacitista, um movimento social que busca combater a discriminação e exclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

O termo Pessoa Com Deficiência (PcD) é usado desde 2006, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, seja ela adquirida ao longo da vida ou de nascimento.

Pela Lei Brasileira de Inclusão, é definida como pessoa com deficiência “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

As deficiências podem ser de ordem:

  • Física: quando há limitação nos movimentos ou alteração (parcial ou completa) de partes do corpo;
  • Visual: quando há perda parcial ou completa da visão;
  • Auditiva: quando há perda total ou parcial da capacidade de ouvir;
  • Intelectual: quando há comprometimento ou perda da capacidade intelectual ou o desenvolvimento intelectual (considerado abaixo do normal para a idade), podendo levar à dificuldade de aprendizagem, comunicação, interação social e controle das emoções;
  • Múltipla: quando há a combinação de mais de um tipo.

Apesar da possibilidade de mapear as deficiências, existem aquelas que não são percebidas em um primeiro momento. Podemos citar como exemplos de deficiências ocultas: a surdez, o autismo e as deficiências cognitivas. Reconhecendo essa realidade, em junho de 2023, o Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 5.486/2020, que formaliza o uso da fita com desenhos de girassol como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas. Embora já seja utilizada como símbolo para esse propósito em diversos países e em alguns municípios brasileiros, a regulamentação proposta, de acordo com o senador Flavio Arns, “evita mal-entendidos, proporcionando maior tranquilidade e confiança tanto aos usuários quanto aos atendentes”.

Segundo o artigo 5º da Lei Brasileira de Inclusão, “a pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante”.  Esse princípio se aplica não apenas a atitudes e comportamentos, mas também à linguagem que utilizamos.

Desta forma, expressões como “João sem braço”, “retardado” e “aleijado” devem ser abolidos do dia a dia, assim como a noção equivocada de que o contrário de uma pessoa com deficiência é uma pessoa “normal”. Na verdade, o contrário de uma pessoa com deficiência é uma pessoa sem deficiência.

Esses são exemplos clássicos do chamado “capacitismo”, que é a ideia de que pessoas com deficiência são inferiores e devem ser tratadas como anormais ou incapazes. 

Na Visão Prev, o nosso compromisso vai além do mundo dos investimentos e da previdência. Temos  um compromisso com a valorização, a dignidade e a autonomia de todas as pessoas. Os princípios de empatia, respeito e integração norteiam as iniciativas da Visão Prev. Um exemplo disso é nosso serviço de atendimento ao vivo online com interpretação simultânea em Libras. Desde outubro de 2021, qualquer participante com deficiência auditiva pode agendar a sua videochamada com a presença de um tradutor durante a ligação.

Além disso, a Visão Prev demonstra sua firmeza em questões de diversidade e inclusão por meio da Comissão de Diversidade, um grupo com o propósito de conceber ações em prol das causas de raça, gênero, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Dessa maneira, reafirmamos nosso comprometimento em criar um ambiente onde cada voz seja valorizada e cada indivíduo seja respeitado.

Como fazer para ser atendido com interpretação em Libras?

Basta escolher o dia e o horário na ferramenta de agendamento no site da Visão Prev. Ao preencher os dados, indique que se trata de um atendimento em Libras. É possível também marcar o atendimento pelo WhatsApp indicando que se trata de um atendimento em Libras, e aguardar a confirmação via e-mail com o link de acesso à videochamada pelo Microsoft Teams.

Além de um dos profissionais da equipe de Relacionamento da entidade, o encontro terá a presença de um intérprete de Libras previamente selecionado para participar do atendimento com total confidencialidade, inclusive nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Clique aqui e confira o depoimento de uma participante que já recebeu esse atendimento exclusivo!

Como fazer para ser atendido com interpretação em Libras?

Além disso, desde 2022, o site da Visão Prev está mais inclusivo. A área do participante possui um assistente de tradução para Libras – a Língua Brasileira de Sinais – e um leitor em áudio para auxiliar deficientes auditivos e visuais a acompanharem os seus investimentos, acessar informações referentes ao plano, dentre outras informações.

Função de acessibilidade em libras

As funções estão disponíveis no canto direito da tela da área do participante. Um botão com duas mãos pode ser habilitado sempre que o auxílio para entender um texto for necessário. Já o botão com o ícone de uma pessoa, ao ser clicado, habilitará a leitura do site.

A Visão Prev continua em busca de iniciativas que promovam acessibilidade e inclusão aos nossos clientes! Conte com a gente!

setembro de 2023