Receber novidades

Visão Educa

Fique de olho: descubra se é seguro investir pela internet!

A+ A- Baixar
PDF

Com tantas notícias de golpes e crimes cibernéticos, você já se perguntou se é seguro investir pela internet? Hoje, vamos te mostrar 3 pontos de atenção na hora de transferir recursos no ambiente digital, além de 2 opções para fazer investimentos online.

Aliás, se você quer ter mais segurança para lidar com as finanças de forma assertiva, nós te convidamos para conhecer o Desafio Visão Educa – clique aqui para acessar.

3 dicas para saber se é seguro investir pela internet

Para saber se é seguro investir pela internet, é fundamental levar em conta 3 pontos-chave.

  1. Lei Geral de Proteção de Dados

A LGPD surgiu para resguardar os dados pessoais, evitando o acesso e o uso indevido das informações. Dessa maneira, pode-se garantir os direitos à privacidade, autonomia e afins. Por isso, verifique se a plataforma digital está em conformidade com essa lei antes de fazer o investimento online.

Aqui na Visão Prev, por exemplo, criamos uma página para esclarecer todos os pontos da nossa Política de Privacidade.

 

  1. Credibilidade da instituição financeira

Vale pesquisar qual é o histórico da instituição financeira em que você pretende aplicar recursos. E, se houver a “promessa” de lucros exorbitantes, isso pode ser um sinal de golpe. Logo, também é importante conferir a aderência às boas práticas de governança, incluindo a prevenção de fraudes e o registro nos órgãos reguladores. Você pode conferir alguns exemplos de boas práticas neste vídeo: 

 

 

 

Para exemplificar, as corretoras devem ser registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e no Banco Central. Já as Entidades Fechadas de Previdencia Complementar (EFPC) são reguladas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

  1. Cuide da sua segurança nos investimentos online

Vale lembrar que você também é responsável pela proteção dos seus dados. Então, fique atento:

  • mantenha os antivírus atualizados, seja no celular, computador ou tablet;
  • tente não fazer operações financeiras em dispositivos de outras pessoas;
  • não clique nos links suspeitos de e-mails, sites desconhecidos e até no WhatsApp;
  • nunca informe sua senha para terceiros, nem mostre-a nas maquininhas de cartão;
  • utilize senhas fortes;
  • cuidado com as fraudes financeiras, como: golpes por SMS ou boletos falsos;
  • verifique o cadeado de segurança (no topo da página) ao acessar um novo site;
  • e assim por diante.

2 opções de investimento online

Agora que você já tem as informações para saber quando é seguro investir pela internet, vamos aos exemplos práticos. A seguir, listamos 2 opções de investimento online para quem preza pela segurança.

  1. Faça a adesão online ao plano de previdência Mais Visão

Na Visão Prev, os participantes e familiares dos participantes até o 3º grau podem aderir ao Mais Visão. Nele, há muita flexibilidade para usar os recursos do plano de investimentos. E o melhor: as contribuições podem ser feitas com valores acessíveis, a partir de R$ 108,99 ao mês.

Para fazer a adesão, o processo é bem simples e você pode começar com a simulação no site. No total, são 6 passos para aderir ao Mais Visão.

  1. Tesouro Direto: compre títulos do governo pela internet

Neste programa governamental, as pessoas físicas podem comprar títulos públicos por meio de canais digitais. Ou seja, é um tipo de “empréstimo” feito ao Estado, que contribui para o financiamento de políticas públicas (saúde, educação etc.). Por outro lado, o investidor recebe juros em troca desse dinheiro investido.

Aqui, estamos falando de ativos de renda fixa, que têm o menor risco do mercado financeiro. Isso porque eles têm a cobertura do Tesouro Nacional. Nesse sentido, assista ao vídeo da economista Mirna Borges, com os primeiros pasos para aplicar no Tesouro Direto.

 

 

Enfim, gostou das dicas sobre os quesitos de segurança dos investimentos online? Então, conta pra gente o que você gostaria de saber sobre as finanças no mundo digital. No fim das contas, o Blog da Visão Prev tem posts especialmente preparados para você!

setembro de 2021

Deixe um comentário

Ou acesse com:




Preencha seu e-mail
e receba novidades!

Fique por dentro das tendências
ligadas à independência financeira,
qualidade de vida e muito mais!

Enviado com sucesso