Acontece na Visão

Sidney Dalla Torre: nosso homenageado no Dia do Aposentado 2023

A+ A- Baixar
PDF

“A tranquilidade que tenho com a Visão Prev é muito grande. O benefício representa boa parte dos meus ganhos mensais desde que me aposentei.” É assim, de cara, que Sidney Dalla Torre fala da importância de seu plano de previdência complementar, o Visão Telefônica.

Sidney e os mais de 5 mil aposentados da Visão Prev são a razão de ser da entidade que está expressa logo na sua Missão: Promover condições para que, no futuro, os participantes tenham complementação financeira apropriada, através da excelência na gestão de planos de previdência.

É com grande satisfação que todos os colaborados realizam essa Missão na prática, no dia a dia daqueles que recebem os benefícios pagos pela entidade. Em 2022, foram mais de R$ 368 milhões destinados a essas rendas mensais. Nos últimos 5 anos, o total ultrapassa mais de R$ 1,780 bilhão.

Sidney foi o escolhido pela Visão Prev para representar todos os seus aposentados na cerimônia anual promovida pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) em comemoração ao Dia Nacional do Aposentado. O evento foi realizado online no dia 24 de janeiro e contou com apresentações e palestras sobre envelhecimento e qualidade de vida.

“A emoção foi grande com esse convite”, contou Sidney em nossa entrevista sobre sua vida profissional, a aposentadoria e o relacionamento com a Visão Prev. Conheça, a seguir, nosso homenageado – um paulistano de 74 anos, atual morador de Guarulhos, casado com Maria Isilda, pai de 4 filhos e avô de 7 netos.

A adesão ao plano

“Entrei na Telesp em 1977. Não foi meu primeiro emprego (eu tinha 28 anos), mas foi meu primeiro plano de previdência complementar. Naquela época, quase não se falava sobre esse tema e agradeço muito à pessoa do RH que me explicou as vantagens desse benefício, sobretudo com as contribuições da empresa!”

A aposentadoria

“Eu me aposentei pela Visão Prev e pelo INSS quando estava com 51 anos. Naquela época, eu já era também professor universitário, dava aulas de Organização & Métodos e Processamento de Dados, e achei que seria uma boa opção solicitar o benefício, aproveitando um programa de incentivo da Telefônica. Desde então, a Visão Prev representa uma parcela significativa dos meus ganhos mensais, mesmo com a docência. Ou seja, grande parte da minha tranquilidade vem do fato de ter reservado recursos para esse momento.”

Gestão profissional

“Quando aderi ao plano, fizeram uma simulação indicando que meu saldo duraria 30 anos. Como meu projeto é viver 100 anos, continuo investindo por meio de aportes na Visão Prev – ou seja, não faço apenas retiradas. Além disso, procuro ter uma renda compatível com os retornos dos investimentos. Assim, minha tranquilidade vai durar bem mais tempo!

Decidi concentrar meus investimentos na entidade porque confio muito em sua administração financeira. É uma gestão especializada e com um conhecimento muito maior do que o meu, o que potencializa os retornos ou evita perdas maiores em momentos conturbados.”

O dia a dia

“Continuo atuando como professor universitário – antes, eram 4 faculdades, mas fui reduzindo a carga, tirando o pé do acelerador aos poucos. Acho fundamental seguir com essa atividade, já que a docência me ajuda a manter a cabeça em funcionamento. Não largo mão da pesquisa e da busca pelo conhecimento. Gosto muito de ler livros e artigos técnicos para estar sempre atualizado.

Tem uma frase de que gosto bastante: a vida é uma tremenda brincadeira, porém temos que levar essa brincadeira muito a sério. Por isso, procuro me organizar para ter uma boa qualidade de vida. Hoje, por exemplo, estou na Praia Grande (litoral de São Paulo) com a família. No cotidiano, faço minhas caminhadas, percorrendo cerca de 10 quilômetros por dia.”

A homenagem

“A indicação me pegou de surpresa, eu estava aqui tranquilo e me ligaram fazendo o convite. Fiquei supercontente porque é uma homenagem de uma entidade que valorizo demais. É muito bom representar todos os aposentados em um evento desse porte, promovido pela Abrapp.

Recentemente, pude comprovar o compromisso que a Visão Prev tem com os participantes. Eles não poupam esforços para atender nossas demandas e responder positivamente às nossas necessidades. Sou muito grato por ter feito meu plano de previdência lá atrás e hoje contar com esse nível de relacionamento com os profissionais que me ajudam a cuidar do meu futuro!”

fevereiro de 2023