Visão de Vida

Lições financeiras: da ficção para a vida real

A+ A- Baixar
PDF

Os filmes e séries que acompanhamos, seja no cinema, em casa ou até no smartphone, aguçam a nossa imaginação e despertam inúmeras sensações e emoções. Mas não é só isso! Filmes possuem a capacidade de nos inspirar e de provocar as mais diversas reflexões, inclusive no campo da educação financeira, assunto ainda tão menosprezado em nosso país.

De maneira lúdica e descontraída, os filmes utilizam recursos audiovisuais que contribuem para a fixação dos conteúdos, criando uma atmosfera favorável para a transmissão de informações e mensagens importantes, possibilitando até mesmo a mudança de hábitos e comportamentos. Fato que chamou a atenção de pesquisadores da Neurociência, que já estudam essa habilidade dos filmes na condução do espectador a uma sequência de estados perceptivos, emocionais e cognitivos.

Quer aproveitar as histórias criadas pela ficção para melhorar a sua saúde financeira e se inspirar para investir no seu futuro? Separamos alguns títulos que abordam, direta ou indiretamente, o mundo das finanças. E tem para todos os gostos: ação, drama, aventura e humor. Confira a nossa lista e divirta-se!

1- À procura da Felicidade – Netflix

Cena retirada do filme: À procura da Felicidade.

Inspirado em fatos reais, o filme tem Will Smith como protagonista, fazendo o papel de um pai solo, desempregado, mas que não desiste de mostrar o seu potencial e vencer profissionalmente. A história presume que, mesmo nas horas de muita dificuldade e com poucos recursos, é possível persistir e alcançar os seus objetivos.

2- Fome do Poder – Prime Video e HBO Max

Cena retirada do filme: Fome do Poder.

O filme conta a história do McDonald’s sob a perspectiva de Ray Kroc (Michael Keaton), um ambicioso representante de vendas que se impressiona com o negócio dos irmãos McDonald, no final dos anos 50 nos EUA.

Com muita insistência, o protagonista consegue se tornar sócio e transformar a pequena lanchonete no império do fast-food que conhecemos nos dias de hoje.

3- Como Ficar Rico – Netflix

Cena retirada da série: Como Ficar Rico.

A série aborda diversos temas recorrentes do universo financeiro, como taxas de juros, a dificuldade de economizar, o sonho da casa própria dentre muitos outros.

Apresentada pelo guru das finanças, Ramit Sethi, autor do best-seller “I Will Teach You To Be Rich”, a série pode ser uma ótima fonte de conhecimento em finanças, além de deixar uma reflexão aos espectadores: “Nós controlamos o dinheiro ou ele nos controla?”.

4- Tô Ryca – Globoplay e Youtube

Cena retirada do filme: Tô Ryca.

O filme nacional conta a história de Selminha (Samantha Schmütz), uma frentista que está prestes a ganhar a herança de um tio rico, mas, para isso, ela terá de cumprir um desafio aparentemente fácil: gastar R$ 30 milhões em 30 dias. Mas, no desenrolar do enredo, ela vai descobrindo que existem coisas que o dinheiro não compra.

5- O Lobo de Wall StreetPrime Video

Cena retirada do filme: O Lobo de Wall Street.

Para quem gosta de filmes sobre o mercado financeiro, esse longa é um clássico!

Ele narra a vida de um ambicioso corretor da Bolsa de Valores (Jordan Belfort, estrelado por Leonardo DiCaprio), que enriquece rapidamente e de um jeito ilícito.

Apesar de retratar a sua vida desregrada e o dia a dia alucinante da Bolsa de Valores, o filme traz boas lições sobre os negócios.

julho de 2023