Visão de Vida

Um avô superprevidente!

A+ A- Baixar
PDF

capa-avós

Aquela comida inesquecível, o abraço apertado, o olhar cúmplice na hora em que mais precisávamos, os mimos e dengos sem-fim. Para a maioria das pessoas, lembrar dos avós é sempre motivo de alegria e remete a um amor doce, firme e cheio de ternura.

26 de julho é dia de homenagear os avós. A data tem origem na tradição católica e celebra São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Independentemente dos aspectos religiosos, é bom ter um dia para comemorar nossas raízes mais profundas, aquela base de afeto que tanto nos ajuda a encontrar os melhores caminhos na vida.

Aqui na Visão Prev, muitos dos participantes já são avôs e avós e dedicam um imenso carinho a seus netos. Eles materializam seu cuidado das mais diversas formas, inclusive ajudando na formação de um patrimônio para seu futuro, por meio do plano Mais Visão. Um deles é o aposentado Estevão Beleza Ferreira que fez a adesão ao plano família da Visão Prev para suas duas netas: a Ísis, de 4 anos, e a Laís que acaba de completar 1 ano. Na entrevista a seguir, Estevão fala sobre sua trajetória na Vivo, o valor da previdência complementar, a vida como aposentado e principalmente sobre a alegria que as duas pequenas lhe trazem!

 

A importância da previdência complementar

“Moro em Belo Horizonte e estou aposentado pelo plano Telefônica BD há 13 anos. Tudo começou lá nos idos de 1977, quando surgiu a oportunidade, ainda na Telebrás, de os empregados do sistema optarem pela previdência complementar. Eu era muito novo, recém-formado em Administração e Ciências Contábeis, estava trabalhando há apenas 2 anos, o salário ainda era pequeno e o desconto na folha assustava. Além disso, não me imaginava no futuro como aposentado. Fiquei naquela angústia para decidir, mas ainda bem que fiz a escolha certa. A cada dia, sei na prática como valeu a pena entrar no plano. Tive colegas que não aderiram e hoje passam por dificuldades, têm que continuar trabalhando para complementar o que recebem do INSS e é difícil conseguir uma boa colocação nessa idade, mesmo com muita experiência.”

A (boa) vida de aposentado

“No começo, bate aquela preocupação de ficar sem uma atividade, sem perspectiva. Na verdade, porém, estou o tempo todo ocupado, tem sempre alguma coisa para fazer aqui em casa, algo para resolver, algum conserto (adoro mexer com computador, montar, desmontar e solucionar o que está dando errado)… A diferença é que faço o que eu quero quando quero, sem pressão por desempenho, horários ou continuidade. Meu cotidiano é supertranquilo e sei que é assim graças ao meu plano de previdência. Muita gente pensa que, quando se aposentar, as despesas vão diminuir, só que isso não acontece porque aparecem novos gastos, sobretudo ligados à saúde, e é bom estar bem preparado.”

As netas: uma nova perspectiva

As pequenas Ísis, de 4 anos, e Laís, de 1.

“Tenho quase 50 anos de casado com minha esposa Helena e 3 filhos: Carolina, Lucas e Paulo. Tudo mudou muito (e para melhor!) com a chegada da Ísis, há 4 anos, e da Laís, em maio de 2022. A aposentadoria, com a tranquilidade da complementação, me permite aproveitar a companhia das duas. É diferente de como foi com os nossos filhos. Como trabalhava muito, não pude estar tão perto do dia a dia deles. Acho que, na 

verdade, isso acontece com a maioria dos pais e mães, pois estamos construindo nossa família, carreira e patrimônio. Agora, com as meninas, vivo um outro momento. Busco na escola, passeio, brinco com elas, tomamos conta quando os pais precisam, viajamos juntos. É maravilhoso!”

O futuro com Mais Visão

“Quando a Visão Prev lançou o Mais Visão, pensei na hora: ‘nossa, precisávamos disso!’ Assim, podemos estender esse planejamento do amanhã aos nossos familiares. Veio daí a ideia de fazer a adesão da Ísis e da Laís. O Mais Visão é muito flexível, com regras simples e claras: podemos aumentar ou reduzir as contribuições mensais, fazer contribuições esporádicas, escolher o perfil de investimento e não é preciso esperar a aposentadoria. Elas podem usar o dinheiro para custear seus estudos, um curso de especialização ou o que quiserem. Aí cheguei para o pessoal da família e disse que tinha feito o plano para as meninas e que se em algum momento, em um aniversário ou Natal, por exemplo, alguém não souber como presenteá-las, pode me passar o dinheiro que aplico no Mais Visão. Tem dado certo porque é um presente para o futuro delas e todos podem contribuir. O dinheiro é delas e está guardado direitinho, rendendo na Visão Prev!”

Um fã da Visão Prev

“Eu sou fã de carteirinha da entidade. Nunca, nesses anos todos, recebi meu benefício com um dia de atraso. Não tem erro! A gente percebe que os profissionais da Visão Prev querem fazer as coisas da melhor forma possível, há muito cuidado na gestão e transparência, atenção e eficiência no atendimento. O plano Mais Visão é excelente, pois contamos com a qualidade e a expertise da Visão Prev sem as taxas abusivas cobradas pelos bancos, aquela burocracia e o atendimento impessoal.”

Ser avô

int1-avós
Estevão brincando com Ísis.

“É uma experiência magnífica, porque é uma relação sem aquele peso que a gente sente quando é pai, aquela obrigação de educar, a falta de experiência, o medo de errar. É tudo mais leve com elas, sem pressa, sem pressão. Quando vou buscar a Ísis na escola, ela me apresenta para as professoras, para os coleguinhas. Estou mais receptivo e tenho tempo para as brincadeiras. A vida ganha novas cores e alegrias. As duas meninas – e, em breve, um novo bebê que está a caminho – são hoje uma grande fonte de felicidade!”

Um conselho para quem está na ativa

“Nos 39 anos da minha vida profissional, nunca ouvi um simples arrependimento de alguém por ter aderido ao plano de previdência. Mas ouvi, inúmeras vezes, arrependimentos de quem não aderiu. Quando me aposentei, tive ainda mais clareza de todos os benefícios envolvidos. A previdência complementar é um conforto que nos permite manter um padrão de vida relativamente próximo ao que tínhamos na ativa. É uma ilusão pensar que iremos ‘dar um jeito mais tarde’. Num instante estamos lá e, sem um suporte financeiro, a aposentadoria pode virar um pesadelo. Ter um plano de previdência complementar confiável como o nosso é um privilégio que não podemos desperdiçar.”

Quer saber mais sobre o Mais Visão?

Então, clique aqui e entre no site do plano ☺

julho de 2023