Visão de Vida

Uma verdadeira embaixadora da Visão Prev!

A+ A- Baixar
PDF

Já parou para pensar sobre quantas pessoas, até mesmo pouco conhecidas, lhe deram alguma dica, conselho ou aviso que mudou sua vida ou lhe apresentou uma nova perspectiva sobre algum assunto? É frequente ouvir os aposentados da Visão Prev comentarem sobre um gestor ou colega que influenciou sua decisão de entrar no plano de previdência e que, agora usufruindo as vantagens na prática, gostariam de reencontrar para agradecer a boa recomendação.

Pois não faltarão pessoas que serão muito gratas a Maria Conceição de Almeida Brietzke, gerente de Negócios da Vivo no Rio Grande do Sul. Chica (como é conhecida) calcula ser responsável pela adesão de mais de 200 colaboradores aos planos da Visão Prev!

Aos 63 anos em plena atividade, ela é uma referência local quando se fala em planejamento para o futuro, não apenas em termos de previdência, mas dos vários aspectos que compõem uma vida rica em experiências e propósitos. Não poderíamos, então, perder a oportunidade de conversar com nossa embaixadora e saber mais sobre sua trajetória e seus conselhos infalíveis.

Um pouco sobre ela

Nossa embaixadora com a família: o esposo Carlos, os netos Enzo e Lauren, a filha Dennia e o genro Luís.

“Sou casada com meu marido Carlos há 45 anos. Temos uma filha – Dennia, psicóloga, casada com o Luís – e dois netos: o Enzo, de 19 anos, e a Lauren, de 13. Trabalho há 43 anos ininterruptos em telecomunicações. Entrei com 20 anos na operadora estatal (a CRT) em 1980 e, em 2002, após a privatização, vim para a Vivo, onde estou felizmente até hoje. Ajudei a implantar as privatizações no Rio Grande do Sul e em outros estados brasileiros. Realmente, eu vivenciei a transformação do segmento no país.

Moro em Triunfo, município a menos de 80 quilômetros de Porto Alegre, onde fica a sede da Vivo. Trabalho parte do tempo lá e outra  

parte em home office, aqui em Triunfo ou em Canela, na Serra Gaúcha, onde tenho um apartamento. Sou gerente de Contas Governo, abrangendo as cidades da Serra Gaúcha, da Grande Porto Alegre, Pelotas e região Sul do Estado. Cuido de 120 CNPJs dentro da Vivo e tenho um relacionamento de longa data com esses clientes.”

A previdência complementar

“Eu tinha um plano de previdência na companhia estatal e quando vim para a Vivo, em 2002, também fiz questão de participar. Minha decisão foi influenciada por um diretor já falecido, o Jackson, que sempre nos incentivava a pensar no futuro. Talvez por isso eu tenho necessidade de reproduzir essa motivação. Afinal, sou muito grata a ele!

Ninguém da minha família tinha previdência privada e, portanto, não recebi esse exemplo dentro de casa. Aliás, não se falava desse tema no passado, o INSS era praticamente tudo o que tínhamos, fora uma ou outra empresa que oferecia esse benefício tão valioso. Tenho certeza de que meu patrimônio na Visão Prev vai fazer muita diferença na minha aposentadoria, sobretudo nos gastos com saúde que são significativos nessa etapa da vida.”

Confiança total

“Assim como sinto que a empresa tem muita confiança em mim e no meu trabalho, confio plenamente na Vivo e, por consequência, na Visão Prev. Temos o privilégio de investir onde há especialistas de primeira linha para gerir nosso patrimônio, pessoas totalmente dedicadas a entender a complexidade do mercado financeiro e tomar boas decisões para proteger e rentabilizar nossas economias. E não pagamos nada a mais para isso, ao contrário: as taxas são bem menores do que nos bancos e seguradoras. Nunca perdi um segundo de sono com a gestão da Visão Prev. Admiro a expertise, transparência, disponibilidade e segurança que a entidade nos entrega.”

O valor da contrapartida

“Sempre que vou à sede da Vivo, procuro conversar com todo mundo, principalmente com os mais jovens. Como sou muito grata à empresa, acho importante que todos trabalhem felizes e isso passa por entender os benefícios que temos à nossa disposição. Entre os grandes diferenciais, estão justamente os planos da Visão Prev. Não existe produto financeiro no Brasil ou no mundo em que você investe 100 reais e a empresa faz uma contrapartida na hora em seu nome. No meu caso, é 100%! Que opção garante 100% de ganho logo de cara? Por isso, eu contribuo pelo teto. Não vou deixar passar essa oportunidade, né?”

3 perguntas essenciais

“Quando converso com os colaboradores, faço 3 perguntas de um jeito muito simples e direto. A primeira é se conhecem a Visão Prev – digo que quem não nasceu em berço esplêndido tem que pensar no futuro e explico como a previdência complementar é indispensável para isso. No começo, o valor da contribuição que é retirado do salário pode até fazer falta, mas depois a gente se acostuma e nem percebe mais, fica automático e as vantagens são insuperáveis (sobretudo, como disse, em função da contrapartida). A segunda pergunta é se têm um cantinho seu – um apartamento, um terreno, o que for – para amanhã poder viver. Quem não tem, eu aconselho a já se programar para isso também. Esses 2 tópicos dizem respeito à tranquilidade no futuro. A terceira pergunta aborda o presente: Você está feliz com o que faz – ou seja, vê sentido no seu trabalho, gosta da sua área, do seu gestor? Se não, mude! Uma situação desconfortável mexe com nossa cabeça, com nossa saúde e destrói nossa vida. Procure fazer o que lhe traz satisfação!”

O melhor momento é hoje!

“Gosto muito das pessoas e de poder ajudar! Eu me sinto gratificada ao contribuir para que os mais jovens reflitam sobre o amanhã porque ele chega mais rapidamente do que imaginou aquela jovem de 20 anos que começou a trabalhar em telecomunicações em 1980. Digo isso porque, infelizmente, vi vários colegas deixando a adesão à Visão Prev para depois e agora se arrependem de não serem participantes. Já encontrei muitos aposentados ou desligados que dariam tudo para voltar atrás e tomar a decisão correta. Você imagina se aposentar hoje e receber somente o valor do INSS? A perda de qualidade de vida é grande e é preciso refletir sobre isso enquanto ainda é tempo, ou seja, hoje! Com essa conversa informal, mas muito sincera, calculo que já influenciei mais de 200 pessoas a entrar na Visão Prev.”

A chegada da aposentadoria

Chica em ação em uma das iniciativas sociais do Rotary Club de Triunfo (RS).

“Eu amo o que faço e trabalho com grande alegria. Mas sei que um dia terei que me aposentar. Quando penso nisso, imagino ampliar minha atuação aqui no Rotary Club de Triunfo, do qual já faço parte há anos, ajudando pessoas necessitadas das mais diversas formas. Além disso, quero me dedicar mais às atividades físicas que aprecio, como caminhar e andar de bike, ler mais e também desfrutar da companhia dos meus netos. O bom é que sei que inventarei novos sentidos e metas para viver plenamente!”

julho de 2023