Visão de Vida

Doação de sangue: um ato de amor capaz de transformar vidas

A+ A- Baixar
PDF

Doar sangue é um ato de amor que vai além da solidariedade, é uma oportunidade de oferecer esperança e renovação para pessoas que enfrentam desafios em tratamentos e intervenções médicas complexas. Seja para transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos ou cirurgias, o sangue é indispensável para fornecer suporte e possibilitar uma nova chance de vida. 

Para ressaltar a importância desse gesto solidário, em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial da Doação de Sangue. Uma data para conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar. 

Além de ajudar quem precisa, ao doar sangue você também estimula a produção de novas células sanguíneas em seu próprio organismo, contribuindo para a renovação e o equilíbrio da sua saúde. Em entrevista ao G1, o coordenador do núcleo de Cardiologia do Sírio-Libanês em Brasília e professor da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Rassi, diz: “Quando doamos sangue, eliminamos uma quantidade significativa de ferro do organismo. Isso se provou benéfico para pacientes que possuem sobrecarga de ferro, que pode levar a doenças cardíacas, hepáticas e outras”.

Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os hemocentros, hospitais ou pontos de coleta itinerantes que sejam de confiança, e checar se você atende aos requisitos necessários para a doação.

No link a seguir, é possível procurar o hemocentro mais próximo para fazer sua doação: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/doacao-de-sangue/hemocentros-no-brasil

Como funciona a doação de sangue?

A doação de sangue é um gesto simples e rápido, mas que requer alguns cuidados importantes. Antes de tudo, é necessário compreender que a ação é voluntária, não remunerada e sigilosa.

Para doar sangue, a pessoa deve estar em bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
  • Apresentar documento de identificação com foto (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). Obs.: serão aceitos documentos digitais com foto;
  • Pesar, no mínimo, 50 kg;
  • Ter dormido, pelo menos, 6 (seis) horas nas últimas 24 horas;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
  • Alimentar-se no dia, mas estar em jejum de 2 (duas) horas antes da doação. Evitar alimentos gordurosos nas 3 (três) horas que antecedem a doação de sangue.

Após uma triagem inicial, que inclui uma entrevista para avaliar a elegibilidade do doador, é realizada a coleta – uma pequena quantidade de sangue passará por exames laboratoriais e outra será utilizada para ajudar aqueles que mais precisam.

A frequência máxima é de 4 (quatro) doações de sangue anuais para o homem e de 3 (três) doações de sangue anuais para as mulheres; e o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de 2 (dois) meses para os homens e de 3 (três) meses para as mulheres.

Existem alguns impedimentos temporários para doar sangue. São eles:

  • Estar com gripe, resfriado e/ou febre; neste caso, é necessário aguardar 7 (sete) dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Período gestacional;
  • Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
  • Amamentação: até 12 meses após o parto;
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impede a doação);
  • Extração dentária: 72 horas;
  • Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: aguardar 3 (três) meses para doar;
  • Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: aguardar 6 (seis) meses para doar;
  • Transfusão de sangue: 1 (um) ano;
  • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina (verificar antes de doar);
  • Exames/procedimentos com utilização de endoscópio: aguardar 6 (seis) meses após a data do exame/procedimento;
  • Ter sido exposto a situações de risco acrescido por infecções sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses após a exposição.

Se você souber que entrará em um período restrito para fazer a sua doação, que tal se antecipar e ir ao posto de coleta mais próximo?

São impossibilitadas de doar, pessoas que:

  • Apresentaram quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
  • Apresentaram evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e doença de Chagas;
  • Usaram ou usam drogas ilícitas injetáveis;
  • Tiveram malária.

Curiosidade

Em 2020, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou a determinação que restringia a doação de sangue por homossexuais do sexo masculino. Segundo a medida, agora revogada, homens que mantiveram relações sexuais com outros homens nos últimos 12 meses eram considerados inaptos para doações. O impedimento se estendia também a eventuais parceiras sexuais desses homens.

Em julgamento realizado em maio daquele ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a restrição é inconstitucional porque, para garantir a segurança dos bancos de sangue, devem ser observados requisitos baseados em condutas de risco e não na orientação sexual para a seleção dos doadores, pois configura-se como uma discriminação injustificável e inconstitucional.

A Visão Prev se compromete com a causa!

Na Visão Prev, acreditamos no poder da união e do engajamento social para promover o bem-estar coletivo, a solidariedade e o cuidado com o próximo. Por isso, estamos organizando uma iniciativa de doação de sangue para o próximo semestre, com o objetivo de contribuir para o suprimento dos bancos de sangue e fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Lembre-se: a doação de sangue é um ato de amor que pode salvar vidas. Participe dessa iniciativa no Dia Mundial da Doação de Sangue e todos os dias. Juntos, podemos oferecer uma nova chance de vida para aqueles que precisam.

junho de 2023