Visão de Vida

Dia Nacional da Saúde: o que você tem feito pelo seu bem-estar?

A+ A- Baixar
PDF

Comemorado em 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde é uma celebração inserida no calendário brasileiro pelo Ministério da Saúde, conforme Lei nº 5.352/1967, com o objetivo de incentivar a população a ter hábitos mais saudáveis, como controlar a alimentação e praticar atividades físicas.

Essa data foi escolhida para dar ênfase a pautas sobre saúde, pois é o dia em que nasceu Oswaldo Cruz, importante médico sanitarista que teve um papel fundamental na erradicação de epidemias como a febre amarela e a varíola no país, no final do século XIX. Ele também foi o responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal, pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz e pela concretização da Academia Brasileira de Ciências.

Além disso, é sempre muito válido fomentar ações para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde, já que essa atitude é essencial para a qualidade de vida, longevidade e prevenção de doenças, como confirma uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Ao analisar brasileiros portadores de doenças crônicas, o estudo detectou que 72% deles só descobriram o diagnóstico após o aparecimento de sintomas, número que indica que a realização de exames de rotina é crucial para identificar precocemente possíveis doenças.

Apesar de enfatizarmos aqui as precauções fundamentais para mantermos uma vida saudável, vale destacar que ter saúde vai muito além da ausência de doenças. “É um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades”, como foi definido em 1946 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, buscar um alinhamento entre esses três pilares que sustentam o ser humano e que o mantêm em equilíbrio é imprescindível; afinal, quando um deles é negligenciado, o restante acaba sendo afetado.

Um exemplo claro do impacto negativo da desorganização financeira é o estresse que causa à saúde mental, pois ele afeta as relações interpessoais da pessoa endividada, sua produtividade e até sua autoestima. “Esse estresse torna-se crônico,  com a liberação constante de cortisol indo diretamente para o cérebro. Tudo isso acaba virando um efeito comportamental em cascata, representado por dificuldades de sono, aumento do apetite, entre outros transtornos que geram doenças como a ansiedade e a depressão”, alerta o psiquiatra Victor Bigelli de Carvalho, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq-HCFUMSP), em entrevista para o site Uol.

Existem inúmeras pesquisas que evidenciam a relação entre problemas financeiros e transtornos emocionais e físicos, mas um estudo recente realizado pela Provu, fintech de meios de pagamento e crédito pessoal, trouxe dados alarmantes, comprovando que 93% dos entrevistados já se sentiram estressados por dificuldades com dinheiro, tendo mais da metade deles afirmado ter tido problemas de saúde motivados por essa preocupação.

Sendo assim, fica evidente que buscar o equilíbrio entre os cuidados com a mente e o corpo é fundamental para se ter mais qualidade de vida, além de evitar o estresse. Portanto, não se esqueça de zelar também pela sua saúde financeira.

Para que o Dia Nacional da Saúde traga reflexões e mudanças de atitude sobre o tema, reunimos 5 dicas para você começar agora mesmo a dar mais atenção ao seu bem-estar. Confira!

1-  Alimentação equilibrada: uma dieta baseada em alimentos saudáveis é fundamental para fortalecer o organismo e prevenir doenças. Opte por refeições balanceadas, ricas em vitaminas, fibras e proteínas, reduzindo o consumo de alimentos ultraprocessados.

2-  Exercícios físicos regulares: a prática regular de atividades físicas tem o poder de fortalecer o corpo, aumentar a resistência imunológica, melhorar o sono, reduzir os riscos de problemas vasculares, entre outros benefícios. É importante começar com alguma atividade de baixo impacto, respeitando os limites do seu corpo. 

3- Check-ups regulares: realizar exames médicos de rotina é fundamental para identificar precocemente possíveis problemas de saúde. Portanto, consulte regularmente o seu médico, faça exames de sangue e acompanhe a pressão arterial e os níveis de colesterol. A prevenção é sempre o melhor caminho para uma vida saudável e longeva.

4- Controle do estresse, da ansiedade e outros transtornos: o desequilíbrio emocional pode causar sérios danos à saúde física e mental. Por isso, busque periodicamente momentos de relaxamento, adotando técnicas de gerenciamento do estresse, como meditação, yoga ou algum hobby que você goste. Mas lembre-se também de buscar acompanhamento psicoterápico, se achar necessário.

5- Atenção com as finanças: procure manter o orçamento doméstico organizado, as contas em dia e evitar os gastos por impulso. Faça projetos para o futuro, tanto para a realizações de sonhos, metas e para a sua aposentadoria.

E para você que já cuida muito bem da sua saúde, preparamos 5 dicas para ajudar a manter e aprimorar ainda mais esse cuidado:

1-  Variação dos exercícios: para quem já segue uma rotina de exercícios, é importante não cair na monotonia. Experimente novas atividades físicas, como aulas de dança, ciclismo ou natação para estimular diferentes grupos musculares e garantir um treino mais completo.

2-  Atenção à alimentação: mesmo que você já tenha uma dieta saudável, é importante sempre prestar atenção na qualidade dos alimentos consumidos. Procure informar-se sobre a origem dos alimentos, opte por produtos orgânicos e priorize alimentos frescos e menos processados.

3- Descanso adequado: a qualidade do sono tem um papel fundamental na saúde física. Certifique-se de ter um ambiente adequado para descanso, evite eletrônicos antes de dormir e mantenha uma rotina regular de horário tanto para ir para a cama quanto para acordar.

4- Busque novos desafios: continue buscando desafios físicos para se manter motivado e engajado com a rotina de exercícios.

5- Divirta-se sempre: procure participar de atividades em grupo, envolver-se em projetos comunitários ou até mesmo praticar esportes coletivos. Isso não apenas trará benefícios físicos, mas também emocionais.

agosto de 2023